O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781 |
Resumo: | O debate acerca da fase de iniciação à carreira docente tem se intensificado nos últimos anos, diante das peculiaridades que envolvem esse período profissionalna constituição do ser professor. Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho docente no início da carreira e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Percebe-se que mesmo com as evidências de pesquisa de que o professor iniciante enfrenta muitos desafios, que podem desestimulá-lo em relação aos enfrentamentos da docência e reforçar o discurso de que este profissional iniciante é inseguro e inexperiente. A entrada na carreira carrega a possibilidade de uma identificação ou não com o trabalho docente e podedesencadear processos de desenvolvimento profissional. |
id |
UESB-7_361d581f06d983c426e75839ce20da7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/781 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professorO debate acerca da fase de iniciação à carreira docente tem se intensificado nos últimos anos, diante das peculiaridades que envolvem esse período profissionalna constituição do ser professor. Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho docente no início da carreira e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Percebe-se que mesmo com as evidências de pesquisa de que o professor iniciante enfrenta muitos desafios, que podem desestimulá-lo em relação aos enfrentamentos da docência e reforçar o discurso de que este profissional iniciante é inseguro e inexperiente. A entrada na carreira carrega a possibilidade de uma identificação ou não com o trabalho docente e podedesencadear processos de desenvolvimento profissional.Edições UESB2020-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-1142178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781/661http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Ilha, Franciele RoosHypolito, Álvaro Moreira2021-03-22T23:04:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/781Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor |
title |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor |
spellingShingle |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor da Silva Ilha, Franciele Roos |
title_short |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor |
title_full |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor |
title_fullStr |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor |
title_sort |
O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor |
author |
da Silva Ilha, Franciele Roos |
author_facet |
da Silva Ilha, Franciele Roos Hypolito, Álvaro Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Hypolito, Álvaro Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Ilha, Franciele Roos Hypolito, Álvaro Moreira |
description |
O debate acerca da fase de iniciação à carreira docente tem se intensificado nos últimos anos, diante das peculiaridades que envolvem esse período profissionalna constituição do ser professor. Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho docente no início da carreira e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Percebe-se que mesmo com as evidências de pesquisa de que o professor iniciante enfrenta muitos desafios, que podem desestimulá-lo em relação aos enfrentamentos da docência e reforçar o discurso de que este profissional iniciante é inseguro e inexperiente. A entrada na carreira carrega a possibilidade de uma identificação ou não com o trabalho docente e podedesencadear processos de desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781/661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114 Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114 Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815908995072 |