Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Eloisa Antunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427
Resumo: Neste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA.
id UESB-7_a74834af1b7b80f4e541e3763d86398e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10427
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum CurricularEducación ambiental y perspectivas curriculares: una mirada a la base curricular nacional comúnEnvironmental education and the perspectives of curriculum theories: a look at the common national curricular baseBNCCcurrículoeducação ambientalensino de ciênciasBNCCcurrículoeducación ambientalenseñanza de las cienciasBNCCcurriculumenvironmental educationteaching of the sciencesNeste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA.In this article, we carried out an investigation on the National Common Curricular Base (BNCC) of High School with a focus on Environmental Education (EA), using the descriptor: "ambient", to observe how environmental aspects are present in the BNCC, in attention to the approximation of theories curricula. As a result, we obtained 63 words related to the descriptor, however, there was a sample of 22 words (in the respective excerpts). Of these excerpts, 11 leaned towards the traditional perspective, eight towards the criticism and three towards the post-criticism. We conclude that the majority perspective was the traditional one, making us understand that it is necessary to go further, also contemplating criticism and post-criticism in the curriculum, because the BNCC has a lack of EA. Therefore, the idea of this research is to expand the knowledge of the BNCC in the search for alternatives for inserting EA in a transversal way in the curriculum, after observing that it does not include in quantity or quality the potentiating function of the EA.En este artículo, realizamos una investigación sobre la Base Curricular Común Nacional (BNCC) de Enseñanza Media con enfoque en Educación Ambiental (EA), utilizando el descriptor: “ambiente”, para observar cómo los aspectos ambientales están presentes en la BNCC, en atención a la aproximación de las teorías curriculares. Como resultado obtuvimos 63 palabras relacionadas con el descriptor, sin embargo, hubo una muestra de 22 palabras (en los respectivos extractos). De estos extractos, 11 se inclinaron hacia la perspectiva tradicional, ocho hacia la crítica y tres hacia la poscrítica. Concluimos que la perspectiva mayoritaria fue la tradicional, haciéndonos comprender que es necesario ir más allá, contemplando también la crítica y la poscrítica en el currículo, pues la BNCC tiene carencia de EA. Por lo tanto, la idea de esta investigación es ampliar el conocimiento de la BNCC en la búsqueda de alternativas para insertar la EA de manera transversal en el currículo, después de observar que no incluye en cantidad o calidad la función potenciadora de la EA.Edições UESB2022-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1042710.22481/praxisedu.v18i49.10427Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10427Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10427Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e104272178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427/7114Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Eloisa AntunesUhmann, Rosangela Inês Matos2022-06-06T11:18:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10427Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-06-06T11:18:48Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
Educación ambiental y perspectivas curriculares: una mirada a la base curricular nacional común
Environmental education and the perspectives of curriculum theories: a look at the common national curricular base
title Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
Maciel, Eloisa Antunes
BNCC
currículo
educação ambiental
ensino de ciências
BNCC
currículo
educación ambiental
enseñanza de las ciencias
BNCC
curriculum
environmental education
teaching of the sciences
title_short Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
title_full Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
title_sort Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
author Maciel, Eloisa Antunes
author_facet Maciel, Eloisa Antunes
Uhmann, Rosangela Inês Matos
author_role author
author2 Uhmann, Rosangela Inês Matos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Eloisa Antunes
Uhmann, Rosangela Inês Matos
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
currículo
educação ambiental
ensino de ciências
BNCC
currículo
educación ambiental
enseñanza de las ciencias
BNCC
curriculum
environmental education
teaching of the sciences
topic BNCC
currículo
educação ambiental
ensino de ciências
BNCC
currículo
educación ambiental
enseñanza de las ciencias
BNCC
curriculum
environmental education
teaching of the sciences
description Neste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427
10.22481/praxisedu.v18i49.10427
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v18i49.10427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427/7114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10427
Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10427
Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e10427
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820634927104