DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706 |
Resumo: | O domínio da leitura reflete diretamente na qualidade da aprendizagem. Logo, faz-se necessário refletir sobre a prática leitora em sala de aula como perspectiva de mensura da qualidade do ensino-aprendizagem na escola. Nesse contexto, este estudo buscou refletir, por meio de uma abordagem bibliográfica, acerca da importância dos procedimentos didático-pedagógicos do ensino da leitura nas escolas, à luz de autores como Brasil (1996); Martins (1982); Kleimam (1999); Cagliari (1992); Freitag (1994); Geraldi (1995) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (2001). Diante disso para o desenvolvimento do gosto e do hábito dos alunos pela leitura, devem-se elucidar momentos lúdicos e prazerosos de forma que sejam utilizados os espaços escolares - como dependências físicas (biblioteca/sala de leitura) - que estimulem a leitura em momentos lúdicos e prazerosos, visto que essa é uma alternativa que pode superar as dificuldades mostradas nas discussões da pesquisa de sobremaneira a atuar na perspectiva da formação de cidadãos e, portanto, na evolução da sociedade. |
id |
UFAC-1_8f7dcc0218f62507704890e9d9a5d9aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3706 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENTProcedimentos didático-pedagógicos na aprendizagem de leitura no ambiente escolarLeitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino.O domínio da leitura reflete diretamente na qualidade da aprendizagem. Logo, faz-se necessário refletir sobre a prática leitora em sala de aula como perspectiva de mensura da qualidade do ensino-aprendizagem na escola. Nesse contexto, este estudo buscou refletir, por meio de uma abordagem bibliográfica, acerca da importância dos procedimentos didático-pedagógicos do ensino da leitura nas escolas, à luz de autores como Brasil (1996); Martins (1982); Kleimam (1999); Cagliari (1992); Freitag (1994); Geraldi (1995) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (2001). Diante disso para o desenvolvimento do gosto e do hábito dos alunos pela leitura, devem-se elucidar momentos lúdicos e prazerosos de forma que sejam utilizados os espaços escolares - como dependências físicas (biblioteca/sala de leitura) - que estimulem a leitura em momentos lúdicos e prazerosos, visto que essa é uma alternativa que pode superar as dificuldades mostradas nas discussões da pesquisa de sobremaneira a atuar na perspectiva da formação de cidadãos e, portanto, na evolução da sociedade.ABSTRACT: The domain of reading directly reflects on the quality of learning, so it’s necessary to reflect on the practice of this in the classroom as a perspective of measuring the quality of teaching-learning at school. In this context, this study sought to reflect, through a bibliographic approach, on the importance of didactic-pedagogical procedures for teaching reading in schools, in the light of authors such as Maria Helena Martins, Ângela Kleimam, Luiz Carlos Cagliari, João Wanderley Geraldi. Given this, for the development of the students' taste and habit for reading, playful and pleasurable moments should be elucidated so that school spaces are used - as physical dependencies (library / reading room) - that encourage reading in playful moments and pleasurable, since this is an alternative that can overcome the difficulties shown in the discussions of the research to act in a perspective of the formation of citizens and, therefore, in the evolution of society. Keywords: Reading. Didactic-pedagogical procedures. Learning. TeachingNepan Editora2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/370610.29327/210932.8.2-14Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades2525-59241807-185610.29327/210932.8.2-1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706/2603Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Menezes da2021-09-06T23:14:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3706Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT Procedimentos didático-pedagógicos na aprendizagem de leitura no ambiente escolar |
title |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT |
spellingShingle |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT Silva, Francisco Menezes da Leitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino. |
title_short |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT |
title_full |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT |
title_fullStr |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT |
title_full_unstemmed |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT |
title_sort |
DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT |
author |
Silva, Francisco Menezes da |
author_facet |
Silva, Francisco Menezes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Menezes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino. |
topic |
Leitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino. |
description |
O domínio da leitura reflete diretamente na qualidade da aprendizagem. Logo, faz-se necessário refletir sobre a prática leitora em sala de aula como perspectiva de mensura da qualidade do ensino-aprendizagem na escola. Nesse contexto, este estudo buscou refletir, por meio de uma abordagem bibliográfica, acerca da importância dos procedimentos didático-pedagógicos do ensino da leitura nas escolas, à luz de autores como Brasil (1996); Martins (1982); Kleimam (1999); Cagliari (1992); Freitag (1994); Geraldi (1995) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (2001). Diante disso para o desenvolvimento do gosto e do hábito dos alunos pela leitura, devem-se elucidar momentos lúdicos e prazerosos de forma que sejam utilizados os espaços escolares - como dependências físicas (biblioteca/sala de leitura) - que estimulem a leitura em momentos lúdicos e prazerosos, visto que essa é uma alternativa que pode superar as dificuldades mostradas nas discussões da pesquisa de sobremaneira a atuar na perspectiva da formação de cidadãos e, portanto, na evolução da sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706 10.29327/210932.8.2-14 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.8.2-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706/2603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades 2525-5924 1807-1856 10.29327/210932.8.2-1 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329506856960000 |