DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Menezes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706
Resumo: O domínio da leitura reflete diretamente na qualidade da aprendizagem. Logo, faz-se necessário refletir sobre a prática leitora em sala de aula como perspectiva de mensura da qualidade do ensino-aprendizagem na escola. Nesse contexto, este estudo buscou refletir, por meio de uma abordagem bibliográfica, acerca da importância dos procedimentos didático-pedagógicos do ensino da leitura nas escolas, à luz de autores como Brasil (1996); Martins (1982); Kleimam (1999); Cagliari (1992); Freitag (1994); Geraldi (1995) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (2001). Diante disso para o desenvolvimento do gosto e do hábito dos alunos pela leitura, devem-se elucidar momentos lúdicos e prazerosos de forma que sejam utilizados os espaços escolares - como dependências físicas (biblioteca/sala de leitura) - que estimulem a leitura em momentos lúdicos e prazerosos, visto que essa é uma alternativa que pode superar as dificuldades mostradas nas discussões da pesquisa de sobremaneira a atuar na perspectiva da formação de cidadãos e, portanto, na evolução da sociedade.
id UFAC-1_8f7dcc0218f62507704890e9d9a5d9aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3706
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENTProcedimentos didático-pedagógicos na aprendizagem de leitura no ambiente escolarLeitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino.O domínio da leitura reflete diretamente na qualidade da aprendizagem. Logo, faz-se necessário refletir sobre a prática leitora em sala de aula como perspectiva de mensura da qualidade do ensino-aprendizagem na escola. Nesse contexto, este estudo buscou refletir, por meio de uma abordagem bibliográfica, acerca da importância dos procedimentos didático-pedagógicos do ensino da leitura nas escolas, à luz de autores como Brasil (1996); Martins (1982); Kleimam (1999); Cagliari (1992); Freitag (1994); Geraldi (1995) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (2001). Diante disso para o desenvolvimento do gosto e do hábito dos alunos pela leitura, devem-se elucidar momentos lúdicos e prazerosos de forma que sejam utilizados os espaços escolares - como dependências físicas (biblioteca/sala de leitura) - que estimulem a leitura em momentos lúdicos e prazerosos, visto que essa é uma alternativa que pode superar as dificuldades mostradas nas discussões da pesquisa de sobremaneira a atuar na perspectiva da formação de cidadãos e, portanto, na evolução da sociedade.ABSTRACT: The domain of reading directly reflects on the quality of learning, so it’s necessary to reflect on the practice of this in the classroom as a perspective of measuring the quality of teaching-learning at school. In this context, this study sought to reflect, through a bibliographic approach, on the importance of didactic-pedagogical procedures for teaching reading in schools, in the light of authors such as Maria Helena Martins, Ângela Kleimam, Luiz Carlos Cagliari, João Wanderley Geraldi. Given this, for the development of the students' taste and habit for reading, playful and pleasurable moments should be elucidated so that school spaces are used - as physical dependencies (library / reading room) - that encourage reading in playful moments and pleasurable, since this is an alternative that can overcome the difficulties shown in the discussions of the research to act in a perspective of the formation of citizens and, therefore, in the evolution of society. Keywords: Reading. Didactic-pedagogical procedures. Learning. TeachingNepan Editora2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/370610.29327/210932.8.2-14Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades2525-59241807-185610.29327/210932.8.2-1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706/2603Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Menezes da2021-09-06T23:14:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3706Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
Procedimentos didático-pedagógicos na aprendizagem de leitura no ambiente escolar
title DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
spellingShingle DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
Silva, Francisco Menezes da
Leitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino.
title_short DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_full DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_fullStr DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_full_unstemmed DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_sort DIDACTIC-PEDAGOGICAL PROCEDURES IN LEARNING READING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
author Silva, Francisco Menezes da
author_facet Silva, Francisco Menezes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Menezes da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino.
topic Leitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino.
description O domínio da leitura reflete diretamente na qualidade da aprendizagem. Logo, faz-se necessário refletir sobre a prática leitora em sala de aula como perspectiva de mensura da qualidade do ensino-aprendizagem na escola. Nesse contexto, este estudo buscou refletir, por meio de uma abordagem bibliográfica, acerca da importância dos procedimentos didático-pedagógicos do ensino da leitura nas escolas, à luz de autores como Brasil (1996); Martins (1982); Kleimam (1999); Cagliari (1992); Freitag (1994); Geraldi (1995) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (2001). Diante disso para o desenvolvimento do gosto e do hábito dos alunos pela leitura, devem-se elucidar momentos lúdicos e prazerosos de forma que sejam utilizados os espaços escolares - como dependências físicas (biblioteca/sala de leitura) - que estimulem a leitura em momentos lúdicos e prazerosos, visto que essa é uma alternativa que pode superar as dificuldades mostradas nas discussões da pesquisa de sobremaneira a atuar na perspectiva da formação de cidadãos e, portanto, na evolução da sociedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706
10.29327/210932.8.2-14
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.2-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3706/2603
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.2-1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506856960000