Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fatima Rackielly de Sa Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4543
Resumo: O presente projeto terá como objetivo investigar o modelo de gestão escolar nas Escolas Públicas Municipais de Humaitá-AM, a partir dos seguintes questionamentos: Qual percepção dos gestores, sobre o papel da gestão escolar? Como os gestores articulam a participação dos sujeitos da educação nas ações e decisões da escola? A luta-se pela implantação de uma gestão democrática deu-se a partir de Constituição Federal (CF) de 1988 e da LDB Nº. 9394/96. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 206, inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma da Lei. Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB Nº. 9394/96 corroborando os princípios constitucionais federativos define as normas da gestão democrática do ensino quando em seu artigo 3º. Inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são à base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação aos instrumentos serão utilizados, inicialmente a observação, o questionário com perguntas abertas e fechadas, bem como entrevistas, realizadas com os sujeitos da pesquisa que serão: 09 (nove) 27 (vinte e sete) Professores, sendo três de cada escola e 27 (vinte e sete) famílias dos alunos, sendo também, três de cada escola. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso, a uma ideia comum, pois isso se faz necessário à utilização de um método capaz de estabelecer a relação dialética entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento, valorizando a contradição dinâmica do fato observado e a atividade criadora do sujeito que observa, uma vez que a dialética não considera os fenômenos de forma casual e global, desligados e independentes uns dos outros, mas de forma articulada e organicamente vinculados e assim sendo, nenhum fenômeno da natureza pode ser analisado de forma isolada e desvinculado dos fatores acima citados; são sim, construídas historicamente. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica dialética.
id UFAM-1_4866637713e53110adc4a1602bc99305
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4543
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?Gestão educacionalParticipaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente projeto terá como objetivo investigar o modelo de gestão escolar nas Escolas Públicas Municipais de Humaitá-AM, a partir dos seguintes questionamentos: Qual percepção dos gestores, sobre o papel da gestão escolar? Como os gestores articulam a participação dos sujeitos da educação nas ações e decisões da escola? A luta-se pela implantação de uma gestão democrática deu-se a partir de Constituição Federal (CF) de 1988 e da LDB Nº. 9394/96. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 206, inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma da Lei. Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB Nº. 9394/96 corroborando os princípios constitucionais federativos define as normas da gestão democrática do ensino quando em seu artigo 3º. Inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são à base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação aos instrumentos serão utilizados, inicialmente a observação, o questionário com perguntas abertas e fechadas, bem como entrevistas, realizadas com os sujeitos da pesquisa que serão: 09 (nove) 27 (vinte e sete) Professores, sendo três de cada escola e 27 (vinte e sete) famílias dos alunos, sendo também, três de cada escola. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso, a uma ideia comum, pois isso se faz necessário à utilização de um método capaz de estabelecer a relação dialética entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento, valorizando a contradição dinâmica do fato observado e a atividade criadora do sujeito que observa, uma vez que a dialética não considera os fenômenos de forma casual e global, desligados e independentes uns dos outros, mas de forma articulada e organicamente vinculados e assim sendo, nenhum fenômeno da natureza pode ser analisado de forma isolada e desvinculado dos fatores acima citados; são sim, construídas historicamente. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica dialética.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2014UFAMAldair Oliveira de AndradeFatima Rackielly de Sa Pinto2016-09-23T15:47:36Z2016-09-23T15:47:36Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4543application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-14T01:51:58Zoai:localhost:prefix/4543Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-14T01:51:58Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
title Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
spellingShingle Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
Fatima Rackielly de Sa Pinto
Gestão educacional
Participação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
title_full Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
title_fullStr Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
title_full_unstemmed Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
title_sort Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
author Fatima Rackielly de Sa Pinto
author_facet Fatima Rackielly de Sa Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aldair Oliveira de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Fatima Rackielly de Sa Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Participação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Gestão educacional
Participação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente projeto terá como objetivo investigar o modelo de gestão escolar nas Escolas Públicas Municipais de Humaitá-AM, a partir dos seguintes questionamentos: Qual percepção dos gestores, sobre o papel da gestão escolar? Como os gestores articulam a participação dos sujeitos da educação nas ações e decisões da escola? A luta-se pela implantação de uma gestão democrática deu-se a partir de Constituição Federal (CF) de 1988 e da LDB Nº. 9394/96. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 206, inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma da Lei. Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB Nº. 9394/96 corroborando os princípios constitucionais federativos define as normas da gestão democrática do ensino quando em seu artigo 3º. Inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são à base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação aos instrumentos serão utilizados, inicialmente a observação, o questionário com perguntas abertas e fechadas, bem como entrevistas, realizadas com os sujeitos da pesquisa que serão: 09 (nove) 27 (vinte e sete) Professores, sendo três de cada escola e 27 (vinte e sete) famílias dos alunos, sendo também, três de cada escola. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso, a uma ideia comum, pois isso se faz necessário à utilização de um método capaz de estabelecer a relação dialética entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento, valorizando a contradição dinâmica do fato observado e a atividade criadora do sujeito que observa, uma vez que a dialética não considera os fenômenos de forma casual e global, desligados e independentes uns dos outros, mas de forma articulada e organicamente vinculados e assim sendo, nenhum fenômeno da natureza pode ser analisado de forma isolada e desvinculado dos fatores acima citados; são sim, construídas historicamente. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica dialética.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:47:36Z
2016-09-23T15:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4543
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274294121136128