Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4543 |
Resumo: | O presente projeto terá como objetivo investigar o modelo de gestão escolar nas Escolas Públicas Municipais de Humaitá-AM, a partir dos seguintes questionamentos: Qual percepção dos gestores, sobre o papel da gestão escolar? Como os gestores articulam a participação dos sujeitos da educação nas ações e decisões da escola? A luta-se pela implantação de uma gestão democrática deu-se a partir de Constituição Federal (CF) de 1988 e da LDB Nº. 9394/96. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 206, inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma da Lei. Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB Nº. 9394/96 corroborando os princípios constitucionais federativos define as normas da gestão democrática do ensino quando em seu artigo 3º. Inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são à base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação aos instrumentos serão utilizados, inicialmente a observação, o questionário com perguntas abertas e fechadas, bem como entrevistas, realizadas com os sujeitos da pesquisa que serão: 09 (nove) 27 (vinte e sete) Professores, sendo três de cada escola e 27 (vinte e sete) famílias dos alunos, sendo também, três de cada escola. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso, a uma ideia comum, pois isso se faz necessário à utilização de um método capaz de estabelecer a relação dialética entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento, valorizando a contradição dinâmica do fato observado e a atividade criadora do sujeito que observa, uma vez que a dialética não considera os fenômenos de forma casual e global, desligados e independentes uns dos outros, mas de forma articulada e organicamente vinculados e assim sendo, nenhum fenômeno da natureza pode ser analisado de forma isolada e desvinculado dos fatores acima citados; são sim, construídas historicamente. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica dialética. |
id |
UFAM-1_4866637713e53110adc4a1602bc99305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/4543 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia?Gestão educacionalParticipaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente projeto terá como objetivo investigar o modelo de gestão escolar nas Escolas Públicas Municipais de Humaitá-AM, a partir dos seguintes questionamentos: Qual percepção dos gestores, sobre o papel da gestão escolar? Como os gestores articulam a participação dos sujeitos da educação nas ações e decisões da escola? A luta-se pela implantação de uma gestão democrática deu-se a partir de Constituição Federal (CF) de 1988 e da LDB Nº. 9394/96. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 206, inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma da Lei. Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB Nº. 9394/96 corroborando os princípios constitucionais federativos define as normas da gestão democrática do ensino quando em seu artigo 3º. Inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são à base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação aos instrumentos serão utilizados, inicialmente a observação, o questionário com perguntas abertas e fechadas, bem como entrevistas, realizadas com os sujeitos da pesquisa que serão: 09 (nove) 27 (vinte e sete) Professores, sendo três de cada escola e 27 (vinte e sete) famílias dos alunos, sendo também, três de cada escola. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso, a uma ideia comum, pois isso se faz necessário à utilização de um método capaz de estabelecer a relação dialética entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento, valorizando a contradição dinâmica do fato observado e a atividade criadora do sujeito que observa, uma vez que a dialética não considera os fenômenos de forma casual e global, desligados e independentes uns dos outros, mas de forma articulada e organicamente vinculados e assim sendo, nenhum fenômeno da natureza pode ser analisado de forma isolada e desvinculado dos fatores acima citados; são sim, construídas historicamente. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica dialética.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2014UFAMAldair Oliveira de AndradeFatima Rackielly de Sa Pinto2016-09-23T15:47:36Z2016-09-23T15:47:36Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4543application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-14T01:51:58Zoai:localhost:prefix/4543Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-14T01:51:58Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia? |
title |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia? |
spellingShingle |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia? Fatima Rackielly de Sa Pinto Gestão educacional Participação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia? |
title_full |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia? |
title_fullStr |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia? |
title_full_unstemmed |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia? |
title_sort |
Gestão educacional democrática nas escolas públicas municipais de Humaitá: realidade ou utopia? |
author |
Fatima Rackielly de Sa Pinto |
author_facet |
Fatima Rackielly de Sa Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aldair Oliveira de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fatima Rackielly de Sa Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão educacional Participação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Gestão educacional Participação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O presente projeto terá como objetivo investigar o modelo de gestão escolar nas Escolas Públicas Municipais de Humaitá-AM, a partir dos seguintes questionamentos: Qual percepção dos gestores, sobre o papel da gestão escolar? Como os gestores articulam a participação dos sujeitos da educação nas ações e decisões da escola? A luta-se pela implantação de uma gestão democrática deu-se a partir de Constituição Federal (CF) de 1988 e da LDB Nº. 9394/96. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 206, inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma da Lei. Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB Nº. 9394/96 corroborando os princípios constitucionais federativos define as normas da gestão democrática do ensino quando em seu artigo 3º. Inciso VIII determina a gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são à base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação aos instrumentos serão utilizados, inicialmente a observação, o questionário com perguntas abertas e fechadas, bem como entrevistas, realizadas com os sujeitos da pesquisa que serão: 09 (nove) 27 (vinte e sete) Professores, sendo três de cada escola e 27 (vinte e sete) famílias dos alunos, sendo também, três de cada escola. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso, a uma ideia comum, pois isso se faz necessário à utilização de um método capaz de estabelecer a relação dialética entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento, valorizando a contradição dinâmica do fato observado e a atividade criadora do sujeito que observa, uma vez que a dialética não considera os fenômenos de forma casual e global, desligados e independentes uns dos outros, mas de forma articulada e organicamente vinculados e assim sendo, nenhum fenômeno da natureza pode ser analisado de forma isolada e desvinculado dos fatores acima citados; são sim, construídas historicamente. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica dialética. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 2016-09-23T15:47:36Z 2016-09-23T15:47:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4543 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274294121136128 |