O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5874 |
Resumo: | This study aimed to develop a teaching-learning experience, focusing on ICTs in Biology classes in Mendelian Genetics content. The research was based on the qualitative-quantitative research approach in education. The project was carried out in two state public schools located in the municipality of Itacoatiara-AM. Of the 123 students enrolled in the 3rd grade of high school, 53 students participated in this study. The methodology consisted of 3 steps: Step I- survey for prior knowledge; a pre-test quiz; Stage II-Video projection; interactive game play and a post-test quiz; Stage III-Questionnaire for evaluating the developed methodology. The application of the game resulted in 58% of correct answers in the questions. In the post-test, after performing the didactic sequence of stage II, the average yield of correct questions was 65%, compared to 46% in the pre-test. Although the students had the problem related to the limitation of the internet, the proposal carried out had a satisfactory rate of effectiveness. |
id |
UFAM-1_5b18bb0b9c4efb9c8d671813a6d11b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/5874 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remotoThe use of Information and Communication Technologies (ICTs) of mendelian genetics in a remote teachingTecnologia da Informação e ComunicaçãoEnsino de BiologiaGenética MendelianaEnsino RemotoCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERALBiologia - Estudo e ensinoEnsino à distânciaBiologia (Ensino médio)Genética evolutivaThis study aimed to develop a teaching-learning experience, focusing on ICTs in Biology classes in Mendelian Genetics content. The research was based on the qualitative-quantitative research approach in education. The project was carried out in two state public schools located in the municipality of Itacoatiara-AM. Of the 123 students enrolled in the 3rd grade of high school, 53 students participated in this study. The methodology consisted of 3 steps: Step I- survey for prior knowledge; a pre-test quiz; Stage II-Video projection; interactive game play and a post-test quiz; Stage III-Questionnaire for evaluating the developed methodology. The application of the game resulted in 58% of correct answers in the questions. In the post-test, after performing the didactic sequence of stage II, the average yield of correct questions was 65%, compared to 46% in the pre-test. Although the students had the problem related to the limitation of the internet, the proposal carried out had a satisfactory rate of effectiveness.Este estudo objetivou desenvolver uma experiência de ensino-aprendizagem, com enfoque nas TICs em aulas de Biologia no conteúdo de Genética Mendeliana. A pesquisa fundamentou-se na abordagem quali-quantitativa de investigação na educação. O projeto foi realizado em duas escolas da rede pública estadual, localizadas no município de Itacoatiara-AM. Dos 123 estudantes matriculados na 3.ª série do ensino médio, 53 alunos participaram deste estudo. A metodologia consistiu em 3 etapas: Etapa I- enquete para conhecimento prévio; um quiz pré-teste; Etapa II-Projeção de vídeos; app interativo e jogo no Telegram; Etapa III-Um quiz pós-teste e questionário de avaliação da metodologia desenvolvida. A aplicação do jogo resultou em 58% de acertos nas questões. No pós-teste, após realização da sequência didática etapa II o rendimento médio das questões corretas foi de 65% que outrora, no pré-teste foi de 46%. Embora os alunos tivessem tido o problema relacionado com limitação da ‘internet’, a proposta realizada teve um índice de eficácia satisfatório.1NãoBrasilInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICETItacoatiara - AMCiências: Biologia e Química - Licenciatura - ItacoatiaraCarneiro, Welma Sousa Silvahttp://lattes.cnpq.br/9356313441181696Silva, Fabricio Valentim dahttp://lattes.cnpq.br/7907037135314095Pereira, Samantha Aquinohttp://lattes.cnpq.br/7195326853163560https://orcid.org/0000-0001-8721-7103https://orcid.org/0000-0001-8721-7103https://orcid.org/0000-0002-5988-6673Oliveira, Arleane Silva2021-07-08T18:01:57Z2021-12-312021-07-08T18:01:57Z2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5874porARAÚJO, Maurício Santos et al. A Genética no contexto de sala de aula: dificuldades e desafios em uma escola pública de Floriano-PI. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, n. 1, p. 19-30, 2018. BORGES, Carla Karoline Gomes Dutra; SILVA, Cirlande Cabral; REIS, Andreza Rayane Holanda. As dificuldades e desafios sobre a aprendizagem das leis de Mendel enfrentados por alunos do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 12, n. 6, p.61-75, 2017. BNCC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf. Acesso em: 23 mar.2021. CARDOSO, Lívia de Rezende; OLIVEIRA, Veridiana Santos de. O uso das tecnologias da comunicação digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 101-114, 2010. CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 22, p. 89-100, 2003. CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa e seus fundamentos filosóficos. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 80, 2006. COSTA, Vanessa Sousa et al. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas para o ensino de genética em aulas não presencias. In: Congresso Internacional das Licenciaturas – VII COINTER – PDVL, 2020, Recife. Anais do VII COINTER – PDVL, 2020. FABRÍCIO, Maria de Fátima Lima et al. A compreensão das leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica e na licenciatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (belo Horizonte), v. 8, n. 1, p. 83-103, 2006. GRÖSZ, Liandra Cristine Bello; DE ALMEIDA, Ronny Hudson Faria. Ensinando genética de forma lúdica: utilização de um jogo de tabuleiro para alunos do terceiro ano do ensino médio. Revista Prática Docente (RPD), v. 2, n. 2, p. 336-350, 2017. JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; RIPPEL, Jorge Luiz. Ensino de Genética: Representações da Ciência da Hereditariedade no Nível Médio. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, BAURU. Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2003. LEAL, Cristianni Antunes. Estratégias didáticas como proposta ao ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes. 2017. 305f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. LONGHINI, Marcos Daniel; NUNES, Maria Betânia Tenório; GRILLO, Gabriella Alves. Flutuação dos corpos: elementos para a discussão sobre sua aprendizagem em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 3401, 2011. LOURENÇO, Abílio Afonso; PAIVA, Maria Olímpia Almeida. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v.15, n.2, p.132-141, 2010. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. MOREIRA, Jaqueline C. Castilho; SCHWARTZ, Gisele Maria. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Educar em Revista, n. 33, p. 205-220, 2009.MOTTA, M. S. O Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática no Contexto das Tecnologias Educacionais. 2012. 343 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo. 2012. MOURA, Joseane et al. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 34, n. 2, p. 167-174, 2013. PEIXE, Paula Dorti et al. Os temas DNA e Biotecnologia em livros didáticos de biologia: abordagem em ciência, tecnologia e sociedade no processo educativo. Acta Scientiae, v. 19, n. 1, 2017. SILVA, Taís Cristina; SILVA, Karol; COELHO, Marcos Antonio Pereira. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação básica. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 5, n. 1, 2016. SOUSA, Edjéssica Siqueira et al. A genética em sala de aula: uma análise das percepções e metodologias empregadas por professores das escolas públicas estaduais de Jaguaribe Ceará. Revista Conexão Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 4, p. 16-24, 2017. VYGOSTKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-01T06:22:57Zoai:localhost:prefix/5874Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-01T06:22:57Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto The use of Information and Communication Technologies (ICTs) of mendelian genetics in a remote teaching |
title |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto |
spellingShingle |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto Oliveira, Arleane Silva Tecnologia da Informação e Comunicação Ensino de Biologia Genética Mendeliana Ensino Remoto CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL Biologia - Estudo e ensino Ensino à distância Biologia (Ensino médio) Genética evolutiva |
title_short |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto |
title_full |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto |
title_fullStr |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto |
title_full_unstemmed |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto |
title_sort |
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto |
author |
Oliveira, Arleane Silva |
author_facet |
Oliveira, Arleane Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Welma Sousa Silva http://lattes.cnpq.br/9356313441181696 Silva, Fabricio Valentim da http://lattes.cnpq.br/7907037135314095 Pereira, Samantha Aquino http://lattes.cnpq.br/7195326853163560 https://orcid.org/0000-0001-8721-7103 https://orcid.org/0000-0001-8721-7103 https://orcid.org/0000-0002-5988-6673 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Arleane Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da Informação e Comunicação Ensino de Biologia Genética Mendeliana Ensino Remoto CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL Biologia - Estudo e ensino Ensino à distância Biologia (Ensino médio) Genética evolutiva |
topic |
Tecnologia da Informação e Comunicação Ensino de Biologia Genética Mendeliana Ensino Remoto CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL Biologia - Estudo e ensino Ensino à distância Biologia (Ensino médio) Genética evolutiva |
description |
This study aimed to develop a teaching-learning experience, focusing on ICTs in Biology classes in Mendelian Genetics content. The research was based on the qualitative-quantitative research approach in education. The project was carried out in two state public schools located in the municipality of Itacoatiara-AM. Of the 123 students enrolled in the 3rd grade of high school, 53 students participated in this study. The methodology consisted of 3 steps: Step I- survey for prior knowledge; a pre-test quiz; Stage II-Video projection; interactive game play and a post-test quiz; Stage III-Questionnaire for evaluating the developed methodology. The application of the game resulted in 58% of correct answers in the questions. In the post-test, after performing the didactic sequence of stage II, the average yield of correct questions was 65%, compared to 46% in the pre-test. Although the students had the problem related to the limitation of the internet, the proposal carried out had a satisfactory rate of effectiveness. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08T18:01:57Z 2021-12-31 2021-07-08T18:01:57Z 2021-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5874 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ARAÚJO, Maurício Santos et al. A Genética no contexto de sala de aula: dificuldades e desafios em uma escola pública de Floriano-PI. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, n. 1, p. 19-30, 2018. BORGES, Carla Karoline Gomes Dutra; SILVA, Cirlande Cabral; REIS, Andreza Rayane Holanda. As dificuldades e desafios sobre a aprendizagem das leis de Mendel enfrentados por alunos do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 12, n. 6, p.61-75, 2017. BNCC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf. Acesso em: 23 mar.2021. CARDOSO, Lívia de Rezende; OLIVEIRA, Veridiana Santos de. O uso das tecnologias da comunicação digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 101-114, 2010. CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 22, p. 89-100, 2003. CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa e seus fundamentos filosóficos. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 80, 2006. COSTA, Vanessa Sousa et al. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas para o ensino de genética em aulas não presencias. In: Congresso Internacional das Licenciaturas – VII COINTER – PDVL, 2020, Recife. Anais do VII COINTER – PDVL, 2020. FABRÍCIO, Maria de Fátima Lima et al. A compreensão das leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica e na licenciatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (belo Horizonte), v. 8, n. 1, p. 83-103, 2006. GRÖSZ, Liandra Cristine Bello; DE ALMEIDA, Ronny Hudson Faria. Ensinando genética de forma lúdica: utilização de um jogo de tabuleiro para alunos do terceiro ano do ensino médio. Revista Prática Docente (RPD), v. 2, n. 2, p. 336-350, 2017. JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; RIPPEL, Jorge Luiz. Ensino de Genética: Representações da Ciência da Hereditariedade no Nível Médio. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, BAURU. Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2003. LEAL, Cristianni Antunes. Estratégias didáticas como proposta ao ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes. 2017. 305f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. LONGHINI, Marcos Daniel; NUNES, Maria Betânia Tenório; GRILLO, Gabriella Alves. Flutuação dos corpos: elementos para a discussão sobre sua aprendizagem em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 3401, 2011. LOURENÇO, Abílio Afonso; PAIVA, Maria Olímpia Almeida. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v.15, n.2, p.132-141, 2010. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. MOREIRA, Jaqueline C. Castilho; SCHWARTZ, Gisele Maria. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Educar em Revista, n. 33, p. 205-220, 2009.MOTTA, M. S. O Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática no Contexto das Tecnologias Educacionais. 2012. 343 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo. 2012. MOURA, Joseane et al. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 34, n. 2, p. 167-174, 2013. PEIXE, Paula Dorti et al. Os temas DNA e Biotecnologia em livros didáticos de biologia: abordagem em ciência, tecnologia e sociedade no processo educativo. Acta Scientiae, v. 19, n. 1, 2017. SILVA, Taís Cristina; SILVA, Karol; COELHO, Marcos Antonio Pereira. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação básica. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 5, n. 1, 2016. SOUSA, Edjéssica Siqueira et al. A genética em sala de aula: uma análise das percepções e metodologias empregadas por professores das escolas públicas estaduais de Jaguaribe Ceará. Revista Conexão Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 4, p. 16-24, 2017. VYGOSTKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET Itacoatiara - AM Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET Itacoatiara - AM Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274311068221440 |