Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7147 |
Resumo: | This Course Completion Work - TCC, originates from questions raised by the researcher about the need to understand the experiences of families and teachers in relation to the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) during the remote classes caused by the COVID 19 pandemic. The objective of the research was to carry out dialogues with the families and teachers of an Elementary School I who experienced the pandemic and about the teaching and learning process of these children. Also considering the research carried out through articles, TCCs that discuss the same theme. As contributions, the following theorists were addressed: Borges and Almeida (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Souza et al. (2020), Barbosa et al. (2020) and Buás and Diniz (2018), who talk about the importance of teaching and learning for children with Autism Spectrum Disorder during remote teaching. So that the work could reach the expected results, a field research was used, which in turn, led us to know the explored environment, the research work started from an exploratory conception, presenting the obtained data, we identified the autistic children, we dialogued with families and teachers who were present in the teaching-learning process of autistic students at a state school in the municipality of Parintins in the Lower Amazon. |
id |
UFAM-1_da5eca714bcf2ca5408b1cab3bdce851 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/7147 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo AmazonasInclusãoInclusionRelação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro AutistaEnsinoAprendizagemTeaching;LearningCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEducação inclusivaInclusão escolarAutistasThis Course Completion Work - TCC, originates from questions raised by the researcher about the need to understand the experiences of families and teachers in relation to the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) during the remote classes caused by the COVID 19 pandemic. The objective of the research was to carry out dialogues with the families and teachers of an Elementary School I who experienced the pandemic and about the teaching and learning process of these children. Also considering the research carried out through articles, TCCs that discuss the same theme. As contributions, the following theorists were addressed: Borges and Almeida (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Souza et al. (2020), Barbosa et al. (2020) and Buás and Diniz (2018), who talk about the importance of teaching and learning for children with Autism Spectrum Disorder during remote teaching. So that the work could reach the expected results, a field research was used, which in turn, led us to know the explored environment, the research work started from an exploratory conception, presenting the obtained data, we identified the autistic children, we dialogued with families and teachers who were present in the teaching-learning process of autistic students at a state school in the municipality of Parintins in the Lower Amazon.: Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, origina-se de indagações levantadas pela pesquisadora sobre a necessidade de entender as vivências de famílias e professores em relação ao ensino e a aprendizagem de crianças com transtorno do Espectro do Autismo (TEA) durante as aulas remotas ocasionadas pela pandemia de COVID 19. O objetivo da pesquisa foi realizar diálogos com as famílias e professores de uma escola de Ensino Fundamental I que vivenciaram a pandemia e sobre o processo de ensino e de aprendizagem destas crianças. Considerando ainda as pesquisas realizadas através de artigos, TCC’s que debatem está mesma temática. Como aportes foram abordados os seguintes teóricos: Borges; Almeida (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Souza et al. (2020), Barbosa et al. (2020) e Buás & Diniz (2018), que falam da importância do ensino aprendizagem de crianças com transtorno do Espectro do Autismo durante o ensino remoto. Para que o trabalho pudesse alcançar os resultados esperado, foi utilizada uma pesquisa de Campo que por sua vez, nos levou a conhecer o ambiente explorado, o trabalho de pesquisa partiu-se de uma concepção exploratória, apresentando os dados obtidos, identificamos as crianças autistas, dialogamos com as famílias e professores que se fizeram presente no ensino-aprendizagem de alunos autistas de uma escola Estadual do Município de Parintins no Baixo Amazonas.5Poderia alguém pra auxílio no autodeposito ou poderia facilitar somente para entrega de modo presencialSimMuito complicado compreender esse processo de deposito sem orientaçãoBrasilICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)Parintins (AM)Pedagogia - Licenciatura - ParintinsPereira, Denilson Dinizhttp://lattes.cnpq.br/3069772994964210Pinto, Mariê Augusta de SouzaBuás, Beth Alfaia0000-0003-3807-8885Souza, Cintia Ferreira de2023-11-02T23:47:42Z2023-11-02T23:47:42Z2023-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7147porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-11-02T23:48:44Zoai:localhost:prefix/7147Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-11-02T23:48:44Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas |
title |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas |
spellingShingle |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas Souza, Cintia Ferreira de Inclusão Inclusion Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista Ensino Aprendizagem Teaching; Learning CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Inclusão escolar Autistas |
title_short |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas |
title_full |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas |
title_fullStr |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas |
title_full_unstemmed |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas |
title_sort |
Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas |
author |
Souza, Cintia Ferreira de |
author_facet |
Souza, Cintia Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Denilson Diniz http://lattes.cnpq.br/3069772994964210 Pinto, Mariê Augusta de Souza Buás, Beth Alfaia 0000-0003-3807-8885 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cintia Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Inclusion Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista Ensino Aprendizagem Teaching; Learning CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Inclusão escolar Autistas |
topic |
Inclusão Inclusion Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista Ensino Aprendizagem Teaching; Learning CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Inclusão escolar Autistas |
description |
This Course Completion Work - TCC, originates from questions raised by the researcher about the need to understand the experiences of families and teachers in relation to the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) during the remote classes caused by the COVID 19 pandemic. The objective of the research was to carry out dialogues with the families and teachers of an Elementary School I who experienced the pandemic and about the teaching and learning process of these children. Also considering the research carried out through articles, TCCs that discuss the same theme. As contributions, the following theorists were addressed: Borges and Almeida (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Souza et al. (2020), Barbosa et al. (2020) and Buás and Diniz (2018), who talk about the importance of teaching and learning for children with Autism Spectrum Disorder during remote teaching. So that the work could reach the expected results, a field research was used, which in turn, led us to know the explored environment, the research work started from an exploratory conception, presenting the obtained data, we identified the autistic children, we dialogued with families and teachers who were present in the teaching-learning process of autistic students at a state school in the municipality of Parintins in the Lower Amazon. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-02T23:47:42Z 2023-11-02T23:47:42Z 2023-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7147 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274323718242304 |