Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cintia Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7147
Resumo: This Course Completion Work - TCC, originates from questions raised by the researcher about the need to understand the experiences of families and teachers in relation to the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) during the remote classes caused by the COVID 19 pandemic. The objective of the research was to carry out dialogues with the families and teachers of an Elementary School I who experienced the pandemic and about the teaching and learning process of these children. Also considering the research carried out through articles, TCCs that discuss the same theme. As contributions, the following theorists were addressed: Borges and Almeida (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Souza et al. (2020), Barbosa et al. (2020) and Buás and Diniz (2018), who talk about the importance of teaching and learning for children with Autism Spectrum Disorder during remote teaching. So that the work could reach the expected results, a field research was used, which in turn, led us to know the explored environment, the research work started from an exploratory conception, presenting the obtained data, we identified the autistic children, we dialogued with families and teachers who were present in the teaching-learning process of autistic students at a state school in the municipality of Parintins in the Lower Amazon.
id UFAM-1_da5eca714bcf2ca5408b1cab3bdce851
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7147
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo AmazonasInclusãoInclusionRelação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro AutistaEnsinoAprendizagemTeaching;LearningCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEducação inclusivaInclusão escolarAutistasThis Course Completion Work - TCC, originates from questions raised by the researcher about the need to understand the experiences of families and teachers in relation to the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) during the remote classes caused by the COVID 19 pandemic. The objective of the research was to carry out dialogues with the families and teachers of an Elementary School I who experienced the pandemic and about the teaching and learning process of these children. Also considering the research carried out through articles, TCCs that discuss the same theme. As contributions, the following theorists were addressed: Borges and Almeida (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Souza et al. (2020), Barbosa et al. (2020) and Buás and Diniz (2018), who talk about the importance of teaching and learning for children with Autism Spectrum Disorder during remote teaching. So that the work could reach the expected results, a field research was used, which in turn, led us to know the explored environment, the research work started from an exploratory conception, presenting the obtained data, we identified the autistic children, we dialogued with families and teachers who were present in the teaching-learning process of autistic students at a state school in the municipality of Parintins in the Lower Amazon.: Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, origina-se de indagações levantadas pela pesquisadora sobre a necessidade de entender as vivências de famílias e professores em relação ao ensino e a aprendizagem de crianças com transtorno do Espectro do Autismo (TEA) durante as aulas remotas ocasionadas pela pandemia de COVID 19. O objetivo da pesquisa foi realizar diálogos com as famílias e professores de uma escola de Ensino Fundamental I que vivenciaram a pandemia e sobre o processo de ensino e de aprendizagem destas crianças. Considerando ainda as pesquisas realizadas através de artigos, TCC’s que debatem está mesma temática. Como aportes foram abordados os seguintes teóricos: Borges; Almeida (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Souza et al. (2020), Barbosa et al. (2020) e Buás & Diniz (2018), que falam da importância do ensino aprendizagem de crianças com transtorno do Espectro do Autismo durante o ensino remoto. Para que o trabalho pudesse alcançar os resultados esperado, foi utilizada uma pesquisa de Campo que por sua vez, nos levou a conhecer o ambiente explorado, o trabalho de pesquisa partiu-se de uma concepção exploratória, apresentando os dados obtidos, identificamos as crianças autistas, dialogamos com as famílias e professores que se fizeram presente no ensino-aprendizagem de alunos autistas de uma escola Estadual do Município de Parintins no Baixo Amazonas.5Poderia alguém pra auxílio no autodeposito ou poderia facilitar somente para entrega de modo presencialSimMuito complicado compreender esse processo de deposito sem orientaçãoBrasilICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)Parintins (AM)Pedagogia - Licenciatura - ParintinsPereira, Denilson Dinizhttp://lattes.cnpq.br/3069772994964210Pinto, Mariê Augusta de SouzaBuás, Beth Alfaia0000-0003-3807-8885Souza, Cintia Ferreira de2023-11-02T23:47:42Z2023-11-02T23:47:42Z2023-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7147porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-11-02T23:48:44Zoai:localhost:prefix/7147Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-11-02T23:48:44Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
title Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
spellingShingle Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
Souza, Cintia Ferreira de
Inclusão
Inclusion
Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista
Ensino
Aprendizagem
Teaching;
Learning
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Autistas
title_short Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
title_full Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
title_fullStr Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
title_full_unstemmed Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
title_sort Relação Familia-Escola- Criança com Transtorno do Espectro autista: percepção de ensino e de aprendizagem na pandemia em uma escola de ensino estadual de Parintins no Baixo Amazonas
author Souza, Cintia Ferreira de
author_facet Souza, Cintia Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Denilson Diniz
http://lattes.cnpq.br/3069772994964210
Pinto, Mariê Augusta de Souza
Buás, Beth Alfaia
0000-0003-3807-8885
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cintia Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Inclusion
Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista
Ensino
Aprendizagem
Teaching;
Learning
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Autistas
topic Inclusão
Inclusion
Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista
Ensino
Aprendizagem
Teaching;
Learning
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Autistas
description This Course Completion Work - TCC, originates from questions raised by the researcher about the need to understand the experiences of families and teachers in relation to the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) during the remote classes caused by the COVID 19 pandemic. The objective of the research was to carry out dialogues with the families and teachers of an Elementary School I who experienced the pandemic and about the teaching and learning process of these children. Also considering the research carried out through articles, TCCs that discuss the same theme. As contributions, the following theorists were addressed: Borges and Almeida (2021), Cardoso, et al. (2021), Cunha et al. (2020), Souza et al. (2020), Barbosa et al. (2020) and Buás and Diniz (2018), who talk about the importance of teaching and learning for children with Autism Spectrum Disorder during remote teaching. So that the work could reach the expected results, a field research was used, which in turn, led us to know the explored environment, the research work started from an exploratory conception, presenting the obtained data, we identified the autistic children, we dialogued with families and teachers who were present in the teaching-learning process of autistic students at a state school in the municipality of Parintins in the Lower Amazon.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-02T23:47:42Z
2023-11-02T23:47:42Z
2023-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7147
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Parintins
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Parintins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274323718242304