O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozier, Raimundo Neves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3279944237407531
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372
Resumo: Este trabalho é uma Dissertação do Programa ProfArtes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Ensino de Artes – UFAM/UEA e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa de mestrado, com o tema O ENTRELAÇAMENTO DA CULTURA DE ANORI – AM COM A PEDAGOGIA DALCROZE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA. O foco da discussão está direcionado ao desenvolvimento da pedagogia de Dalcroze por meio da rítmica, do solfejo e da improvisação. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica, utilizou-se adaptações do educador Musical Iramar Rodrigues, do Curso de Rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. [mimeo]. Associação Pró-Música de Uberlândia. Tendo como público-alvo os alunos de música no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, relacionando a cultura anoriense do açaí, da pesca e da farinha com a educação musical.
id UFAM_a9a5c13c8b53eda4ac8ba777cda71c19
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9372
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de músicaArte e músicaMúsica - Instrução e estudoPrática musicalLINGUISTICA, LETRAS E ARTESRítmicaPedagogia DalcrozeMúsicaEnsino MédioEste trabalho é uma Dissertação do Programa ProfArtes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Ensino de Artes – UFAM/UEA e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa de mestrado, com o tema O ENTRELAÇAMENTO DA CULTURA DE ANORI – AM COM A PEDAGOGIA DALCROZE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA. O foco da discussão está direcionado ao desenvolvimento da pedagogia de Dalcroze por meio da rítmica, do solfejo e da improvisação. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica, utilizou-se adaptações do educador Musical Iramar Rodrigues, do Curso de Rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. [mimeo]. Associação Pró-Música de Uberlândia. Tendo como público-alvo os alunos de música no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, relacionando a cultura anoriense do açaí, da pesca e da farinha com a educação musical.This work is a Dissertation of the ProfArtes Program – PPG-ART-MP - Professional Master in Arts Teaching – UFAM/UEA and aims to present the result of the master's research, with the theme THE INTERLACING OF THE CULTURE OF ANORI – AM WITH THE DALCROZE PEDAGOGY: PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING MUSIC. The focus of the discussion is directed to the development of Dalcroze's pedagogy through rhythmic, solfeggio and improvisation. For a better understanding of the pedagogical approach, adaptations of the Musical educator Iramar Rodrigues, from the Dalcroze Rhythmic Course: an education by and for music, were used. [mimeo]. Uberlândia Pro-Music Association. Having music students in high school as target audience. The activities were developed in the classroom, relating the Açaí culture, fishing and flour to the music education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Mestrado Profissional desenvolvido com estudantes da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Anori município do Amazonas.Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do AmazonasFaculdade de ArtesBrasilUFAM - UEAPrograma de Pós-graduação em ArtesAfonso, Lucyanne de Melohttp://lattes.cnpq.br/6629182660970020Barros, Rosemara Staubhttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876David, Robert Carvalho de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/4625106006611712Ozier, Raimundo Neveshttp://lattes.cnpq.br/32799442374075312023-06-05T14:30:31Z2023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOZIER, Raimundo Neves. O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-06-06T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-06-06T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
title O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
spellingShingle O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
Ozier, Raimundo Neves
Arte e música
Música - Instrução e estudo
Prática musical
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Rítmica
Pedagogia Dalcroze
Música
Ensino Médio
title_short O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
title_full O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
title_fullStr O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
title_full_unstemmed O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
title_sort O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
author Ozier, Raimundo Neves
author_facet Ozier, Raimundo Neves
http://lattes.cnpq.br/3279944237407531
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3279944237407531
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Lucyanne de Melo
http://lattes.cnpq.br/6629182660970020
Barros, Rosemara Staub
http://lattes.cnpq.br/2680914238480876
David, Robert Carvalho de Azevedo
http://lattes.cnpq.br/4625106006611712
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozier, Raimundo Neves
http://lattes.cnpq.br/3279944237407531
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e música
Música - Instrução e estudo
Prática musical
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Rítmica
Pedagogia Dalcroze
Música
Ensino Médio
topic Arte e música
Música - Instrução e estudo
Prática musical
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Rítmica
Pedagogia Dalcroze
Música
Ensino Médio
description Este trabalho é uma Dissertação do Programa ProfArtes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Ensino de Artes – UFAM/UEA e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa de mestrado, com o tema O ENTRELAÇAMENTO DA CULTURA DE ANORI – AM COM A PEDAGOGIA DALCROZE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA. O foco da discussão está direcionado ao desenvolvimento da pedagogia de Dalcroze por meio da rítmica, do solfejo e da improvisação. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica, utilizou-se adaptações do educador Musical Iramar Rodrigues, do Curso de Rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. [mimeo]. Associação Pró-Música de Uberlândia. Tendo como público-alvo os alunos de música no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, relacionando a cultura anoriense do açaí, da pesca e da farinha com a educação musical.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-05T14:30:31Z
2023-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OZIER, Raimundo Neves. O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372
identifier_str_mv OZIER, Raimundo Neves. O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
Faculdade de Artes
Brasil
UFAM - UEA
Programa de Pós-graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
Faculdade de Artes
Brasil
UFAM - UEA
Programa de Pós-graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731996108193792