O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372 |
Resumo: | Este trabalho é uma Dissertação do Programa ProfArtes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Ensino de Artes – UFAM/UEA e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa de mestrado, com o tema O ENTRELAÇAMENTO DA CULTURA DE ANORI – AM COM A PEDAGOGIA DALCROZE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA. O foco da discussão está direcionado ao desenvolvimento da pedagogia de Dalcroze por meio da rítmica, do solfejo e da improvisação. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica, utilizou-se adaptações do educador Musical Iramar Rodrigues, do Curso de Rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. [mimeo]. Associação Pró-Música de Uberlândia. Tendo como público-alvo os alunos de música no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, relacionando a cultura anoriense do açaí, da pesca e da farinha com a educação musical. |
id |
UFAM_a9a5c13c8b53eda4ac8ba777cda71c19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9372 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de músicaArte e músicaMúsica - Instrução e estudoPrática musicalLINGUISTICA, LETRAS E ARTESRítmicaPedagogia DalcrozeMúsicaEnsino MédioEste trabalho é uma Dissertação do Programa ProfArtes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Ensino de Artes – UFAM/UEA e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa de mestrado, com o tema O ENTRELAÇAMENTO DA CULTURA DE ANORI – AM COM A PEDAGOGIA DALCROZE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA. O foco da discussão está direcionado ao desenvolvimento da pedagogia de Dalcroze por meio da rítmica, do solfejo e da improvisação. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica, utilizou-se adaptações do educador Musical Iramar Rodrigues, do Curso de Rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. [mimeo]. Associação Pró-Música de Uberlândia. Tendo como público-alvo os alunos de música no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, relacionando a cultura anoriense do açaí, da pesca e da farinha com a educação musical.This work is a Dissertation of the ProfArtes Program – PPG-ART-MP - Professional Master in Arts Teaching – UFAM/UEA and aims to present the result of the master's research, with the theme THE INTERLACING OF THE CULTURE OF ANORI – AM WITH THE DALCROZE PEDAGOGY: PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING MUSIC. The focus of the discussion is directed to the development of Dalcroze's pedagogy through rhythmic, solfeggio and improvisation. For a better understanding of the pedagogical approach, adaptations of the Musical educator Iramar Rodrigues, from the Dalcroze Rhythmic Course: an education by and for music, were used. [mimeo]. Uberlândia Pro-Music Association. Having music students in high school as target audience. The activities were developed in the classroom, relating the Açaí culture, fishing and flour to the music education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Mestrado Profissional desenvolvido com estudantes da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Anori município do Amazonas.Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do AmazonasFaculdade de ArtesBrasilUFAM - UEAPrograma de Pós-graduação em ArtesAfonso, Lucyanne de Melohttp://lattes.cnpq.br/6629182660970020Barros, Rosemara Staubhttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876David, Robert Carvalho de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/4625106006611712Ozier, Raimundo Neveshttp://lattes.cnpq.br/32799442374075312023-06-05T14:30:31Z2023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOZIER, Raimundo Neves. O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-06-06T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-06-06T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música |
title |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música |
spellingShingle |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música Ozier, Raimundo Neves Arte e música Música - Instrução e estudo Prática musical LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Rítmica Pedagogia Dalcroze Música Ensino Médio |
title_short |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música |
title_full |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música |
title_fullStr |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música |
title_full_unstemmed |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música |
title_sort |
O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música |
author |
Ozier, Raimundo Neves |
author_facet |
Ozier, Raimundo Neves http://lattes.cnpq.br/3279944237407531 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3279944237407531 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Lucyanne de Melo http://lattes.cnpq.br/6629182660970020 Barros, Rosemara Staub http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 David, Robert Carvalho de Azevedo http://lattes.cnpq.br/4625106006611712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ozier, Raimundo Neves http://lattes.cnpq.br/3279944237407531 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e música Música - Instrução e estudo Prática musical LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Rítmica Pedagogia Dalcroze Música Ensino Médio |
topic |
Arte e música Música - Instrução e estudo Prática musical LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Rítmica Pedagogia Dalcroze Música Ensino Médio |
description |
Este trabalho é uma Dissertação do Programa ProfArtes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Ensino de Artes – UFAM/UEA e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa de mestrado, com o tema O ENTRELAÇAMENTO DA CULTURA DE ANORI – AM COM A PEDAGOGIA DALCROZE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA. O foco da discussão está direcionado ao desenvolvimento da pedagogia de Dalcroze por meio da rítmica, do solfejo e da improvisação. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica, utilizou-se adaptações do educador Musical Iramar Rodrigues, do Curso de Rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. [mimeo]. Associação Pró-Música de Uberlândia. Tendo como público-alvo os alunos de música no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, relacionando a cultura anoriense do açaí, da pesca e da farinha com a educação musical. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-05T14:30:31Z 2023-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OZIER, Raimundo Neves. O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372 |
identifier_str_mv |
OZIER, Raimundo Neves. O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM - UEA Programa de Pós-graduação em Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM - UEA Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809731996108193792 |