A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8108 |
Resumo: | O presente estudo visou analisar o papel do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de compreender como ocorre, nesta etapa, a formação dos professores de Biologia. A pesquisa teve como corpus a legislação vigente sobre a formação de professores e sobre o estágio supervisionado, os projetos pedagógicos, os planos de ensino dos cursos das Instituições Públicas de Ensino Superior de Manaus e também questionários aplicados a estagiários e professores supervisores dos estágios supervisionados I e IV. Os resultados da pesquisa indicam que as licenciaturas analisadas apresentam características próprias de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos contemplam aspectos determinados pela resolução em vigor. Ressaltam a preocupação com o licenciando em desenvolver uma prática investigativa de sua realidade, analisando sua prática docente sempre de forma crítica. As instituições apresentam regência apenas como um momento para o estagiário ministrar aulas sem considerar a postura investigativa. Os Planos de Ensino apresentam consonância com as diretrizes solicitadas pelos documentos oficiais, embora com alguns traços do modelo tecnicista. Nas instituições, o estágio inicia partir do quinto período, com a observação no estágio inicial e a regência no último estágio. Ocorre a realização de atividades como leitura de textos e discussão, exposição de experiências vivenciadas pelos estagiários nas escolas, produções textuais, relatórios de estágio, aplicação de projetos de intervenção e/ou produção de artigos. Os estagiários sugeriram maior aproximação entre universidade e a escola, mais tempo para elaborar as práticas pedagógicas; aumentar o tempo do estagiário na escola; solucionar possíveis imprevistos que atrapalham o plano de estágio, como a greve; escolas mais próximas de suas residências; igualar os calendários entre universidade e escola; Os professores supervisores fazem a acolhida ao estagiário, disponibilizam o conteúdo programático da disciplina; orientam para elaboração e correção de atividades e avaliações; alguns contestam a ausência do professor orientador na escola pra um acompanhamento mais rigoroso do estagiário. |
id |
UFAM_ec12536e853a139e46dd5f015e65fc28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8108 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, AmazonasLicenciatura em Ciências BiológicasProjetos PedagógicosProfessores - FormaçãoLei de Diretrizes e Bases da EducaçãoEstágio supervisionadoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOFormação de ProfessoresConstituição DocenteEstágio SupervisionadoO presente estudo visou analisar o papel do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de compreender como ocorre, nesta etapa, a formação dos professores de Biologia. A pesquisa teve como corpus a legislação vigente sobre a formação de professores e sobre o estágio supervisionado, os projetos pedagógicos, os planos de ensino dos cursos das Instituições Públicas de Ensino Superior de Manaus e também questionários aplicados a estagiários e professores supervisores dos estágios supervisionados I e IV. Os resultados da pesquisa indicam que as licenciaturas analisadas apresentam características próprias de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos contemplam aspectos determinados pela resolução em vigor. Ressaltam a preocupação com o licenciando em desenvolver uma prática investigativa de sua realidade, analisando sua prática docente sempre de forma crítica. As instituições apresentam regência apenas como um momento para o estagiário ministrar aulas sem considerar a postura investigativa. Os Planos de Ensino apresentam consonância com as diretrizes solicitadas pelos documentos oficiais, embora com alguns traços do modelo tecnicista. Nas instituições, o estágio inicia partir do quinto período, com a observação no estágio inicial e a regência no último estágio. Ocorre a realização de atividades como leitura de textos e discussão, exposição de experiências vivenciadas pelos estagiários nas escolas, produções textuais, relatórios de estágio, aplicação de projetos de intervenção e/ou produção de artigos. Os estagiários sugeriram maior aproximação entre universidade e a escola, mais tempo para elaborar as práticas pedagógicas; aumentar o tempo do estagiário na escola; solucionar possíveis imprevistos que atrapalham o plano de estágio, como a greve; escolas mais próximas de suas residências; igualar os calendários entre universidade e escola; Os professores supervisores fazem a acolhida ao estagiário, disponibilizam o conteúdo programático da disciplina; orientam para elaboração e correção de atividades e avaliações; alguns contestam a ausência do professor orientador na escola pra um acompanhamento mais rigoroso do estagiário.The present study aimed to analyze the role of the supervised internship in the Biological Science Degree Course, in order to understand how the training of Biology teachers occurs at this stage. The corpus of the research was the current legislation on teacher training and supervised internship, pedagogical projects, teaching plans for the courses of the public institutions of higher education in Manaus and also questionnaires applied to supervised interns and supervisors of supervised internships I and IV. The results of the research indicate that the degrees studied have characteristics specific to each institution. The Pedagogical Projects contemplate aspects determined by the current resolution. They emphasize the concern with the licensee to develop and investigate practice of their reality, analyzing their teaching practice always in a critical way. The institutions present regency only as a moment for the intern to teach classes without considering the investigative stance. The Teaching Plans are in line with the guidelines requested by the official documents, although with some features of the technical model. In institutions, the internship starts from the fifth period, with observation in the initial stage and conducting in the last stage. Activities such as reading texts and discussion, exposure of experiences lived by interns in schools, textual productions, internship reports, application of research projects and/or productions of articles occur. The interns suggested a closer relationship between the university and the school, more time to develop pedagogical practices; increase the intern’s time at school; solve possible unforeseen events that hinder the internship plan, such as the strike; schools closest to their homes; match the calendars between university and school; the supervising professors welcome the intern, provide the programmatic content of the discipline, guide for the elaboration and correction of activities and evaluations; some contest the absence of the tutor at the school for a more rigorous monitoring of the intern.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOda, Welton Yudihttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200Oliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Anic, Cinara Calvihttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240Cruz, Henrique Rogério Rocha dahttp://lattes.cnpq.br/37546983569234912021-02-08T21:37:04Z2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCruz, Henrique Rogério Rocha da. A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8108porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-09T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-09T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas |
title |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas |
spellingShingle |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas Cruz, Henrique Rogério Rocha da Licenciatura em Ciências Biológicas Projetos Pedagógicos Professores - Formação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Estágio supervisionado CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Formação de Professores Constituição Docente Estágio Supervisionado |
title_short |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas |
title_full |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas |
title_fullStr |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas |
title_full_unstemmed |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas |
title_sort |
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas |
author |
Cruz, Henrique Rogério Rocha da |
author_facet |
Cruz, Henrique Rogério Rocha da http://lattes.cnpq.br/3754698356923491 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3754698356923491 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oda, Welton Yudi http://lattes.cnpq.br/2950420618885200 Oliveira, Irlane Maia de http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Henrique Rogério Rocha da http://lattes.cnpq.br/3754698356923491 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Ciências Biológicas Projetos Pedagógicos Professores - Formação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Estágio supervisionado CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Formação de Professores Constituição Docente Estágio Supervisionado |
topic |
Licenciatura em Ciências Biológicas Projetos Pedagógicos Professores - Formação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Estágio supervisionado CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Formação de Professores Constituição Docente Estágio Supervisionado |
description |
O presente estudo visou analisar o papel do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de compreender como ocorre, nesta etapa, a formação dos professores de Biologia. A pesquisa teve como corpus a legislação vigente sobre a formação de professores e sobre o estágio supervisionado, os projetos pedagógicos, os planos de ensino dos cursos das Instituições Públicas de Ensino Superior de Manaus e também questionários aplicados a estagiários e professores supervisores dos estágios supervisionados I e IV. Os resultados da pesquisa indicam que as licenciaturas analisadas apresentam características próprias de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos contemplam aspectos determinados pela resolução em vigor. Ressaltam a preocupação com o licenciando em desenvolver uma prática investigativa de sua realidade, analisando sua prática docente sempre de forma crítica. As instituições apresentam regência apenas como um momento para o estagiário ministrar aulas sem considerar a postura investigativa. Os Planos de Ensino apresentam consonância com as diretrizes solicitadas pelos documentos oficiais, embora com alguns traços do modelo tecnicista. Nas instituições, o estágio inicia partir do quinto período, com a observação no estágio inicial e a regência no último estágio. Ocorre a realização de atividades como leitura de textos e discussão, exposição de experiências vivenciadas pelos estagiários nas escolas, produções textuais, relatórios de estágio, aplicação de projetos de intervenção e/ou produção de artigos. Os estagiários sugeriram maior aproximação entre universidade e a escola, mais tempo para elaborar as práticas pedagógicas; aumentar o tempo do estagiário na escola; solucionar possíveis imprevistos que atrapalham o plano de estágio, como a greve; escolas mais próximas de suas residências; igualar os calendários entre universidade e escola; Os professores supervisores fazem a acolhida ao estagiário, disponibilizam o conteúdo programático da disciplina; orientam para elaboração e correção de atividades e avaliações; alguns contestam a ausência do professor orientador na escola pra um acompanhamento mais rigoroso do estagiário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 2021-02-08T21:37:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Cruz, Henrique Rogério Rocha da. A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8108 |
identifier_str_mv |
Cruz, Henrique Rogério Rocha da. A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732042672308224 |