PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12263 |
Resumo: | O artigo trata sobre a compreensão antagônica existente entre os autores que discutem currículo a partir da perspectiva multiculturalista e os autores que trabalham a partir da Pedagogia histórico-Crítica. Busca-se explicitar as bases pós-modernas e relativistas do multiculturalismo, que se opõe, a defesa do saber objetivo como central na organização de um currículo, que é objeto de defesa da teoria histórico-crítica. Para finalizar apontamos que os conteúdos que devem integrar um currículo escolar, tendo como objetivo, o desenvolvimento humano, e consequentemente a emancipação humana e a transformação social, são os conteúdos historicamente produzidos e acumulados pela humanidade em sua forma mais rica e desenvolvida, pois são estes que permitem comprovadamente ao ser humano objetivar-se de forma social e consciente, de maneira cada vez mais livre e universal. |
id |
UFBA-10_86916fb18e15c2dd182ece6fe38a69f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12263 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUALCurrículoPedagogia Histórico-Críticaorganização curricularO artigo trata sobre a compreensão antagônica existente entre os autores que discutem currículo a partir da perspectiva multiculturalista e os autores que trabalham a partir da Pedagogia histórico-Crítica. Busca-se explicitar as bases pós-modernas e relativistas do multiculturalismo, que se opõe, a defesa do saber objetivo como central na organização de um currículo, que é objeto de defesa da teoria histórico-crítica. Para finalizar apontamos que os conteúdos que devem integrar um currículo escolar, tendo como objetivo, o desenvolvimento humano, e consequentemente a emancipação humana e a transformação social, são os conteúdos historicamente produzidos e acumulados pela humanidade em sua forma mais rica e desenvolvida, pois são estes que permitem comprovadamente ao ser humano objetivar-se de forma social e consciente, de maneira cada vez mais livre e universal. Universidade Federal da Bahia2015-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1226310.9771/gmed.v7i1.12263Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 58-672175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12263/9503Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalanchen, Julia2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12263Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL |
title |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL |
spellingShingle |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL Malanchen, Julia Currículo Pedagogia Histórico-Crítica organização curricular |
title_short |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL |
title_full |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL |
title_fullStr |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL |
title_sort |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL |
author |
Malanchen, Julia |
author_facet |
Malanchen, Julia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malanchen, Julia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Pedagogia Histórico-Crítica organização curricular |
topic |
Currículo Pedagogia Histórico-Crítica organização curricular |
description |
O artigo trata sobre a compreensão antagônica existente entre os autores que discutem currículo a partir da perspectiva multiculturalista e os autores que trabalham a partir da Pedagogia histórico-Crítica. Busca-se explicitar as bases pós-modernas e relativistas do multiculturalismo, que se opõe, a defesa do saber objetivo como central na organização de um currículo, que é objeto de defesa da teoria histórico-crítica. Para finalizar apontamos que os conteúdos que devem integrar um currículo escolar, tendo como objetivo, o desenvolvimento humano, e consequentemente a emancipação humana e a transformação social, são os conteúdos historicamente produzidos e acumulados pela humanidade em sua forma mais rica e desenvolvida, pois são estes que permitem comprovadamente ao ser humano objetivar-se de forma social e consciente, de maneira cada vez mais livre e universal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12263 10.9771/gmed.v7i1.12263 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12263 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i1.12263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12263/9503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 58-67 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516703154176 |