Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jéssica Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26911
Resumo: A presente monografia tem como foco central a observação sobre a atuação das influenciadoras do segmento de moda feminina no Brasil. Nesta pesquisa são abordados temas sobre os papéis dos influenciadores digitais à luz dos estudos em comunicação e marketing. Para compreensão dessa análise foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico utilizando-se como referências livros, periódicos, artigos e a internet. Foi realizado também um levantamento de dados a fim de obter maior familiaridade com o tema. Durante a pesquisa foi possível concluir que as influenciadoras digitais do segmento de moda feminina e lifestyle no Brasil, podem atuar em diferentes papéis entre eles foram destacados: Consumidor especialista, comunicador ou porta-voz de marcas e como nova celebridade. Diante disso, foi observado também que da mesma forma em que o influenciador digital possui o potencial de restaurar a confiança do consumidor, na qual se encontra fragilizada, ele também pode corroborar para aumentar a desconfiança.
id UFBA-2_6409d7133e72f36449f29ed209cf620c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26911
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Lima, Jéssica Santos,Palácios, AnnamariaPalácios, AnnamariaRisso, CarlaMedeiros, Raphael2018-08-07T18:59:38Z2018-08-07T18:59:38Z2018-08-072017-09-01TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26911A presente monografia tem como foco central a observação sobre a atuação das influenciadoras do segmento de moda feminina no Brasil. Nesta pesquisa são abordados temas sobre os papéis dos influenciadores digitais à luz dos estudos em comunicação e marketing. Para compreensão dessa análise foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico utilizando-se como referências livros, periódicos, artigos e a internet. Foi realizado também um levantamento de dados a fim de obter maior familiaridade com o tema. Durante a pesquisa foi possível concluir que as influenciadoras digitais do segmento de moda feminina e lifestyle no Brasil, podem atuar em diferentes papéis entre eles foram destacados: Consumidor especialista, comunicador ou porta-voz de marcas e como nova celebridade. Diante disso, foi observado também que da mesma forma em que o influenciador digital possui o potencial de restaurar a confiança do consumidor, na qual se encontra fragilizada, ele também pode corroborar para aumentar a desconfiança.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2018-08-07T15:37:58Z No. of bitstreams: 1 TccJéssicaSantosLima.pdf: 1895053 bytes, checksum: 6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-08-07T18:59:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TccJéssicaSantosLima.pdf: 1895053 bytes, checksum: 6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-07T18:59:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TccJéssicaSantosLima.pdf: 1895053 bytes, checksum: 6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2 (MD5)ComunicaçãoInfluenciador digital;MarketingConsumidorModaInternetUm breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoFacombrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTccJéssicaSantosLima.pdfTccJéssicaSantosLima.pdfapplication/pdf1895053https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/1/TccJ%c3%a9ssicaSantosLima.pdf6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTTccJéssicaSantosLima.pdf.txtTccJéssicaSantosLima.pdf.txtExtracted texttext/plain139390https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/3/TccJ%c3%a9ssicaSantosLima.pdf.txtaa542dbb468ae828a382c9245b611c6cMD53ri/269112022-02-20 22:51:33.927oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:51:33Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
title Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
spellingShingle Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
Lima, Jéssica Santos,
Comunicação
Influenciador digital;
Marketing
Consumidor
Moda
Internet
title_short Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
title_full Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
title_fullStr Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
title_full_unstemmed Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
title_sort Um breve panorama sobre a atuação das influenciadoras digitais do segmento de moda do Brasil
author Lima, Jéssica Santos,
author_facet Lima, Jéssica Santos,
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jéssica Santos,
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palácios, Annamaria
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Palácios, Annamaria
Risso, Carla
Medeiros, Raphael
contributor_str_mv Palácios, Annamaria
Palácios, Annamaria
Risso, Carla
Medeiros, Raphael
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Influenciador digital;
Marketing
Consumidor
Moda
Internet
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciador digital;
Marketing
Consumidor
Moda
Internet
description A presente monografia tem como foco central a observação sobre a atuação das influenciadoras do segmento de moda feminina no Brasil. Nesta pesquisa são abordados temas sobre os papéis dos influenciadores digitais à luz dos estudos em comunicação e marketing. Para compreensão dessa análise foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico utilizando-se como referências livros, periódicos, artigos e a internet. Foi realizado também um levantamento de dados a fim de obter maior familiaridade com o tema. Durante a pesquisa foi possível concluir que as influenciadoras digitais do segmento de moda feminina e lifestyle no Brasil, podem atuar em diferentes papéis entre eles foram destacados: Consumidor especialista, comunicador ou porta-voz de marcas e como nova celebridade. Diante disso, foi observado também que da mesma forma em que o influenciador digital possui o potencial de restaurar a confiança do consumidor, na qual se encontra fragilizada, ele também pode corroborar para aumentar a desconfiança.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-07T18:59:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-07T18:59:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26911
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Facom
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/1/TccJ%c3%a9ssicaSantosLima.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26911/3/TccJ%c3%a9ssicaSantosLima.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6df22d15235ad77d20be90e1de915cb2
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
aa542dbb468ae828a382c9245b611c6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459568835985408