Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, HEVERTON LUIS BARROS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755
Resumo: O Padê dissertativo procura investigar o teatro negro de candomblé do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas — NATA (1998 – 2019), através da análise de seus quatro últimos espetáculos: Siré Obá — A Festa do Rei; Ogum — Deus e Homem; Exu — A Boca do Universo e Oxum. Reverenciando o Teatro Experimental do Negro — TEN (1944 – 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) e Grupo de Teatro Abdias Nascimento — CAN (2002), referências para os teatros negros no Brasil e para o fazer poético do NATA. Tendo como metodologia central a História Oral, a pesquisa de natureza qualitativa, cunho histórico e percurso exploratório-descritivo, pondera uma análise de dentro para fora. Visando contextualizar o leitor, aponta-se o século XX como chave de virada na perspectiva de um teatro negro engajado/político e de movimentos que contribuem para fomentar resistência fora de cena, como a Frente Negra Brasileira — FNB (1931 – 1937) e, na atualidade, o Fórum Nacional de Performance Negra — FPN (2005). Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença negrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental. Considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética do fazer teatral. Compreendendo os corpos negros, a relação entre arte e política, os enfrentamentos, sócio históricos, e a luta por visibilidade e espaço. Refletindo sobre as identidades étnico-raciais na subversão da lógica nos espaços de poder.
id UFBA-2_93e54994c5e237a2c820ce46f0545702
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35755
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-07-27T18:08:29Z2022-07-27T18:08:29Z2022-06-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755O Padê dissertativo procura investigar o teatro negro de candomblé do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas — NATA (1998 – 2019), através da análise de seus quatro últimos espetáculos: Siré Obá — A Festa do Rei; Ogum — Deus e Homem; Exu — A Boca do Universo e Oxum. Reverenciando o Teatro Experimental do Negro — TEN (1944 – 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) e Grupo de Teatro Abdias Nascimento — CAN (2002), referências para os teatros negros no Brasil e para o fazer poético do NATA. Tendo como metodologia central a História Oral, a pesquisa de natureza qualitativa, cunho histórico e percurso exploratório-descritivo, pondera uma análise de dentro para fora. Visando contextualizar o leitor, aponta-se o século XX como chave de virada na perspectiva de um teatro negro engajado/político e de movimentos que contribuem para fomentar resistência fora de cena, como a Frente Negra Brasileira — FNB (1931 – 1937) e, na atualidade, o Fórum Nacional de Performance Negra — FPN (2005). Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença negrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental. Considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética do fazer teatral. Compreendendo os corpos negros, a relação entre arte e política, os enfrentamentos, sócio históricos, e a luta por visibilidade e espaço. Refletindo sobre as identidades étnico-raciais na subversão da lógica nos espaços de poder.The dissertative Padê, presented in the now, seeks to investigate the black candomblé theater of the Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA (1998-2019), through the analysis of its last four shows - Siré Obá - A Festa do Rei; Ogum - Deus e Homem; Exu - A Boca do Universo and Oxum. It references the Teatro Experimental do Negro – TEN (1944- 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) and Grupo de Teatro Abdias Nascimento – CAN (2002), which are references for black theaters in Brazil and for the poetic work of NATA. Having Oral History os its center methodology, this qualitative and historical research, with an exploratory-descriptive approach, considers an analysis from the inside out. In order to contextualize the reader, the 20th century is pointed out as a turning point in the perspective of an engaged/political black theater, and of movements that contribute to promote resistance outside the scene, such as the Frente Negra Brasileira – FNB (1931-1937) and the Fórum Nacional de Performance Negra – FPN (2005). Having this as a principle, it is aimed to point out the negrocenic presence in the counter flow of the arts in the western canon, considering the historical construction and the African and/or Afro-Brazilian ancestry in the poetic and aesthetic scene of the theatrical making, understanding the black bodies, the relation between art and politics, the socio-historical confrontations, and the fight for visibility and space, reflecting on the ethno-racial identities in the subversion of the logic in the spaces of power.Submitted by Heverton Luis Barros Reis (heverton.reis@ufba.br) on 2022-07-22T17:05:17Z No. of bitstreams: 1 REIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf: 2937032 bytes, checksum: 4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1e (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2022-07-27T18:08:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf: 2937032 bytes, checksum: 4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1e (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-27T18:08:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf: 2937032 bytes, checksum: 4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1e (MD5) Previous issue date: 2022-06-27porUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)TheaterCandombléRacismCiências HumanasHistóriaHistória Moderna e ContemporâneaTeatroCandombléRacismoUm Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATAA Study of the scenology of Bahia from Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSoares, Stênio José Paulinohttp://lattes.cnpq.br/2055006784847200MUNIZ, E. A. Vhttp://lattes.cnpq.br/7907484410705725Cerqueira, Gustavo MeloTURLER, Noeli Lickohttps://orcid.org/0000-0002-2798-4367http://lattes.cnpq.br/7127942435438865REIS, HEVERTON LUIS BARROSreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALREIS. Heverton Luis Barros Reis..pdfREIS. Heverton Luis Barros Reis..pdfUm Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA Heverton Luis Barros Reis. - 2022. 138 f.application/pdf2937032https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/1/REIS.%20Heverton%20Luis%20Barros%20Reis..pdf4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTREIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf.txtREIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf.txtExtracted texttext/plain354207https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/3/REIS.%20Heverton%20Luis%20Barros%20Reis..pdf.txt02122f7000e3d762a7a6e6830e6fd666MD53ri/357552022-07-30 02:03:34.418oai:repositorio.ufba.br:ri/35755TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZS9vdSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyAKZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gZS9vdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLCBwb2RlbmRvIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBICBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSAgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08sIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIApFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-30T05:03:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A Study of the scenology of Bahia from Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
title Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
spellingShingle Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
REIS, HEVERTON LUIS BARROS
Ciências Humanas
História
História Moderna e Contemporânea
Teatro
Candomblé
Racismo
Theater
Candomblé
Racism
title_short Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
title_full Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
title_fullStr Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
title_full_unstemmed Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
title_sort Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
author REIS, HEVERTON LUIS BARROS
author_facet REIS, HEVERTON LUIS BARROS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Stênio José Paulino
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2055006784847200
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MUNIZ, E. A. V
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7907484410705725
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cerqueira, Gustavo Melo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv TURLER, Noeli Licko
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2798-4367
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7127942435438865
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, HEVERTON LUIS BARROS
contributor_str_mv Soares, Stênio José Paulino
MUNIZ, E. A. V
Cerqueira, Gustavo Melo
TURLER, Noeli Licko
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
História
História Moderna e Contemporânea
topic Ciências Humanas
História
História Moderna e Contemporânea
Teatro
Candomblé
Racismo
Theater
Candomblé
Racism
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Candomblé
Racismo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Theater
Candomblé
Racism
description O Padê dissertativo procura investigar o teatro negro de candomblé do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas — NATA (1998 – 2019), através da análise de seus quatro últimos espetáculos: Siré Obá — A Festa do Rei; Ogum — Deus e Homem; Exu — A Boca do Universo e Oxum. Reverenciando o Teatro Experimental do Negro — TEN (1944 – 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) e Grupo de Teatro Abdias Nascimento — CAN (2002), referências para os teatros negros no Brasil e para o fazer poético do NATA. Tendo como metodologia central a História Oral, a pesquisa de natureza qualitativa, cunho histórico e percurso exploratório-descritivo, pondera uma análise de dentro para fora. Visando contextualizar o leitor, aponta-se o século XX como chave de virada na perspectiva de um teatro negro engajado/político e de movimentos que contribuem para fomentar resistência fora de cena, como a Frente Negra Brasileira — FNB (1931 – 1937) e, na atualidade, o Fórum Nacional de Performance Negra — FPN (2005). Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença negrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental. Considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética do fazer teatral. Compreendendo os corpos negros, a relação entre arte e política, os enfrentamentos, sócio históricos, e a luta por visibilidade e espaço. Refletindo sobre as identidades étnico-raciais na subversão da lógica nos espaços de poder.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-27T18:08:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-27T18:08:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/1/REIS.%20Heverton%20Luis%20Barros%20Reis..pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/3/REIS.%20Heverton%20Luis%20Barros%20Reis..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1e
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
02122f7000e3d762a7a6e6830e6fd666
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502753813430272