Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755 |
Resumo: | O Padê dissertativo procura investigar o teatro negro de candomblé do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas — NATA (1998 – 2019), através da análise de seus quatro últimos espetáculos: Siré Obá — A Festa do Rei; Ogum — Deus e Homem; Exu — A Boca do Universo e Oxum. Reverenciando o Teatro Experimental do Negro — TEN (1944 – 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) e Grupo de Teatro Abdias Nascimento — CAN (2002), referências para os teatros negros no Brasil e para o fazer poético do NATA. Tendo como metodologia central a História Oral, a pesquisa de natureza qualitativa, cunho histórico e percurso exploratório-descritivo, pondera uma análise de dentro para fora. Visando contextualizar o leitor, aponta-se o século XX como chave de virada na perspectiva de um teatro negro engajado/político e de movimentos que contribuem para fomentar resistência fora de cena, como a Frente Negra Brasileira — FNB (1931 – 1937) e, na atualidade, o Fórum Nacional de Performance Negra — FPN (2005). Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença negrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental. Considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética do fazer teatral. Compreendendo os corpos negros, a relação entre arte e política, os enfrentamentos, sócio históricos, e a luta por visibilidade e espaço. Refletindo sobre as identidades étnico-raciais na subversão da lógica nos espaços de poder. |
id |
UFBA-2_93e54994c5e237a2c820ce46f0545702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35755 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-07-27T18:08:29Z2022-07-27T18:08:29Z2022-06-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755O Padê dissertativo procura investigar o teatro negro de candomblé do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas — NATA (1998 – 2019), através da análise de seus quatro últimos espetáculos: Siré Obá — A Festa do Rei; Ogum — Deus e Homem; Exu — A Boca do Universo e Oxum. Reverenciando o Teatro Experimental do Negro — TEN (1944 – 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) e Grupo de Teatro Abdias Nascimento — CAN (2002), referências para os teatros negros no Brasil e para o fazer poético do NATA. Tendo como metodologia central a História Oral, a pesquisa de natureza qualitativa, cunho histórico e percurso exploratório-descritivo, pondera uma análise de dentro para fora. Visando contextualizar o leitor, aponta-se o século XX como chave de virada na perspectiva de um teatro negro engajado/político e de movimentos que contribuem para fomentar resistência fora de cena, como a Frente Negra Brasileira — FNB (1931 – 1937) e, na atualidade, o Fórum Nacional de Performance Negra — FPN (2005). Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença negrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental. Considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética do fazer teatral. Compreendendo os corpos negros, a relação entre arte e política, os enfrentamentos, sócio históricos, e a luta por visibilidade e espaço. Refletindo sobre as identidades étnico-raciais na subversão da lógica nos espaços de poder.The dissertative Padê, presented in the now, seeks to investigate the black candomblé theater of the Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA (1998-2019), through the analysis of its last four shows - Siré Obá - A Festa do Rei; Ogum - Deus e Homem; Exu - A Boca do Universo and Oxum. It references the Teatro Experimental do Negro – TEN (1944- 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) and Grupo de Teatro Abdias Nascimento – CAN (2002), which are references for black theaters in Brazil and for the poetic work of NATA. Having Oral History os its center methodology, this qualitative and historical research, with an exploratory-descriptive approach, considers an analysis from the inside out. In order to contextualize the reader, the 20th century is pointed out as a turning point in the perspective of an engaged/political black theater, and of movements that contribute to promote resistance outside the scene, such as the Frente Negra Brasileira – FNB (1931-1937) and the Fórum Nacional de Performance Negra – FPN (2005). Having this as a principle, it is aimed to point out the negrocenic presence in the counter flow of the arts in the western canon, considering the historical construction and the African and/or Afro-Brazilian ancestry in the poetic and aesthetic scene of the theatrical making, understanding the black bodies, the relation between art and politics, the socio-historical confrontations, and the fight for visibility and space, reflecting on the ethno-racial identities in the subversion of the logic in the spaces of power.Submitted by Heverton Luis Barros Reis (heverton.reis@ufba.br) on 2022-07-22T17:05:17Z No. of bitstreams: 1 REIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf: 2937032 bytes, checksum: 4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1e (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2022-07-27T18:08:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf: 2937032 bytes, checksum: 4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1e (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-27T18:08:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf: 2937032 bytes, checksum: 4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1e (MD5) Previous issue date: 2022-06-27porUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)TheaterCandombléRacismCiências HumanasHistóriaHistória Moderna e ContemporâneaTeatroCandombléRacismoUm Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATAA Study of the scenology of Bahia from Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSoares, Stênio José Paulinohttp://lattes.cnpq.br/2055006784847200MUNIZ, E. A. Vhttp://lattes.cnpq.br/7907484410705725Cerqueira, Gustavo MeloTURLER, Noeli Lickohttps://orcid.org/0000-0002-2798-4367http://lattes.cnpq.br/7127942435438865REIS, HEVERTON LUIS BARROSreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALREIS. Heverton Luis Barros Reis..pdfREIS. Heverton Luis Barros Reis..pdfUm Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA Heverton Luis Barros Reis. - 2022. 138 f.application/pdf2937032https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/1/REIS.%20Heverton%20Luis%20Barros%20Reis..pdf4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTREIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf.txtREIS. Heverton Luis Barros Reis..pdf.txtExtracted texttext/plain354207https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/3/REIS.%20Heverton%20Luis%20Barros%20Reis..pdf.txt02122f7000e3d762a7a6e6830e6fd666MD53ri/357552022-07-30 02:03:34.418oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-30T05:03:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A Study of the scenology of Bahia from Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA |
title |
Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA |
spellingShingle |
Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA REIS, HEVERTON LUIS BARROS Ciências Humanas História História Moderna e Contemporânea Teatro Candomblé Racismo Theater Candomblé Racism |
title_short |
Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA |
title_full |
Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA |
title_fullStr |
Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA |
title_full_unstemmed |
Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA |
title_sort |
Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA |
author |
REIS, HEVERTON LUIS BARROS |
author_facet |
REIS, HEVERTON LUIS BARROS |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Stênio José Paulino |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2055006784847200 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MUNIZ, E. A. V |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7907484410705725 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cerqueira, Gustavo Melo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
TURLER, Noeli Licko |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2798-4367 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7127942435438865 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS, HEVERTON LUIS BARROS |
contributor_str_mv |
Soares, Stênio José Paulino MUNIZ, E. A. V Cerqueira, Gustavo Melo TURLER, Noeli Licko |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas História História Moderna e Contemporânea |
topic |
Ciências Humanas História História Moderna e Contemporânea Teatro Candomblé Racismo Theater Candomblé Racism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Candomblé Racismo |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Theater Candomblé Racism |
description |
O Padê dissertativo procura investigar o teatro negro de candomblé do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas — NATA (1998 – 2019), através da análise de seus quatro últimos espetáculos: Siré Obá — A Festa do Rei; Ogum — Deus e Homem; Exu — A Boca do Universo e Oxum. Reverenciando o Teatro Experimental do Negro — TEN (1944 – 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) e Grupo de Teatro Abdias Nascimento — CAN (2002), referências para os teatros negros no Brasil e para o fazer poético do NATA. Tendo como metodologia central a História Oral, a pesquisa de natureza qualitativa, cunho histórico e percurso exploratório-descritivo, pondera uma análise de dentro para fora. Visando contextualizar o leitor, aponta-se o século XX como chave de virada na perspectiva de um teatro negro engajado/político e de movimentos que contribuem para fomentar resistência fora de cena, como a Frente Negra Brasileira — FNB (1931 – 1937) e, na atualidade, o Fórum Nacional de Performance Negra — FPN (2005). Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença negrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental. Considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética do fazer teatral. Compreendendo os corpos negros, a relação entre arte e política, os enfrentamentos, sócio históricos, e a luta por visibilidade e espaço. Refletindo sobre as identidades étnico-raciais na subversão da lógica nos espaços de poder. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T18:08:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T18:08:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/1/REIS.%20Heverton%20Luis%20Barros%20Reis..pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35755/3/REIS.%20Heverton%20Luis%20Barros%20Reis..pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f27a8bda69365e85f7a867bbc7e4c1e 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 02122f7000e3d762a7a6e6830e6fd666 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459648686096384 |