A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedade, Adrian Guido Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7686
Resumo: 171 p.
id UFBA-2_b0798cc8373184a9a9340a0126cb292c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/7686
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Piedade, Adrian Guido SilvaPiedade, Adrian Guido SilvaSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da2012-12-19T19:01:28Z2012-12-19T19:01:28Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7686171 p.Esta dissertação tem como objetivo analisar a influência da liderança no desempenho de atendentes de contact centers no Brasil no ano de 2010, sob a ótica dos liderados – os atendentes – em relação aos seus líderes – os supervisores –, a partir de um estudo de caso na organização líder deste mercado, a Contax S/A, que possui aproximadamente noventa mil funcionários e é a segunda maior empregadora privada do país. Para tanto, realizou-se a fundamentação teórica para a compreensão da liderança, do desempenho e da relação entre liderança e desempenho nas organizações, além da caracterização sobre contact centers, buscando discutir os pilares de gestão de pessoas voltada ao desempenho e fatores influenciadores, além da liderança, dos resultados individuais e grupais. O modelo conceitual de pesquisa propõe: caracterizar e identificar a liderança a partir da escolha de algumas abordagens teóricas - a dos estilos de liderança, a abordagem contingencial e a abordagem da nova liderança; caracterizar o desempenho com o foco nos fatores de gestão e fatores pessoais que podem influenciar este desempenho; e entender a influência da liderança no desempenho individual na organização estudada. Os resultados da pesquisa realizada com 270 atendentes indicaram que em relação à liderança, o estilo democrático é o preponderante entre os supervisores, com influência da abordagem contingencial e modelo voltado a uma liderança participativa. Com relação ao desempenho, notou-se que a Contax é uma organização que mantém alto nível de controle e monitoramento sobre os resultados dos funcionários, mantendo métodos de avaliação de desempenho que favorecem a retroalimentação do processo e a melhoria contínua. Além disto, para 76,5% dos respondentes, a organização faz com que os novos funcionários se sintam pertencentes à organização, fato que contribui significativamente para o senso de pertencimento e aumento da produtividade. Os resultados apontaram, por fim, uma grande relação de influência entre a atuação do líder, o seu esti lo, seu modelo de gestão com o resultado e desempenho individual nos atendentes da Contax, com 83,7% dos respondentes concordando com esta afirmação e 73,3% indicando que colocariam esta atuação do líder como um dos três principais fatores geradores de maiores níveis de desempenho. O trabalho finaliza apresentando os resultados obtidos, conclusões e sugestões para a geração de novos estudos envolvendo os temas e o setor de contact center, considerando o tamanho deste mercado e sua importância para a geração de empregos no país.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2012-12-19T19:01:28Z No. of bitstreams: 1 55.pdf: 2509189 bytes, checksum: 11ef6c7878335d93846ea4bb6db6f8a0 (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-19T19:01:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 55.pdf: 2509189 bytes, checksum: 11ef6c7878335d93846ea4bb6db6f8a0 (MD5) Previous issue date: 2011SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/adrian_guido_silva_piedade.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALiderançaDesempenhoContact CenterGestão de PessoasLeadershipPerformanceHuman Resource ManagemenA influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7686/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ORIGINAL55.pdf55.pdfapplication/pdf2509189https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7686/1/55.pdf11ef6c7878335d93846ea4bb6db6f8a0MD51TEXT55.pdf.txt55.pdf.txtExtracted texttext/plain269283https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7686/3/55.pdf.txt61b89d585047c00e1bd61bb5a6c9f8eeMD53ri/76862022-07-05 14:03:10.803oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a
title A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a
spellingShingle A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a
Piedade, Adrian Guido Silva
Liderança
Desempenho
Contact Center
Gestão de Pessoas
Leadership
Performance
Human Resource Managemen
title_short A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a
title_full A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a
title_fullStr A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a
title_full_unstemmed A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a
title_sort A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers: o caso contax s/a
author Piedade, Adrian Guido Silva
author_facet Piedade, Adrian Guido Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedade, Adrian Guido Silva
Piedade, Adrian Guido Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
contributor_str_mv Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Desempenho
Contact Center
Gestão de Pessoas
Leadership
Performance
Human Resource Managemen
topic Liderança
Desempenho
Contact Center
Gestão de Pessoas
Leadership
Performance
Human Resource Managemen
description 171 p.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-19T19:01:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-19T19:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7686
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/adrian_guido_silva_piedade.pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7686/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7686/1/55.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7686/3/55.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
11ef6c7878335d93846ea4bb6db6f8a0
61b89d585047c00e1bd61bb5a6c9f8ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459414095527936