O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rubens Pessoa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli
id UFBC_91f73c2ba11cf73df3901d707e7360ec
oai_identifier_str oai:BDTD:122702
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdosEDUCAÇÃO INCLUSIVAENSINO DE QUÍMICAMETACOGNIÇÃOINCLUSIVE EDUCATIONCHEMISTRY TEACHINGMETACOGNITIONPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientadora: Profa. Dra. Solange Wagner LocatelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2021Este estudo teve por finalidade compreender como o uso da metacognição pode favorecer a aprendizagem da química para estudantes surdos, minimizando suas dificuldades. Nesse sentido, foram analisadas as participações, as interações e as produções realizadas por três estudantes surdos incluídos em uma sala de aula da 3a série do Ensino Médio de uma escola inclusiva da rede particular de ensino, localizada na região metropolitana de São Paulo. Para essa pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa, e as observações foram feitas a partir de um estudo de caso. As atividades apresentadas em cada uma das etapas desse estudo foram desenvolvidas sob o viés metacognitivo, com ênfase nas visualizações, e incluiu além das produções feitas pelos estudantes surdos, as entrevistas que foram realizadas com esses alunos e com os professores de Química participantes. Nesse contexto, defende-se nesse estudo que a responsabilidade pela efetiva inclusão de alunos surdos precisa ser compartilhada com professores e intérpretes de Libras, pois, ainda que se trate de assunto recorrente nos mais diversos grupos sociais, quando analisamos a atual proposta de inclusão escolar, identificamos uma série de falhas que podem inviabilizar a aprendizagem desses alunos. Por meio de pesquisa investigativa, foi possível concluir que existem dificuldades com a aprendizagem da Química que são comuns aos estudantes surdos. Também se percebeu que o processo de formação inicial de professores não contempla as especificidades desses alunos. Por fim, constatou-se que a utilização de estratégias metacognitivas nas aulas de Química favorecem a aprendizagem de conceitos científicos e podem ser um caminho efetivo para a inclusão escolar de surdos.This study aimed to understand how the use of metacognition can favor the learning of chemistry for deaf students, minimizing their difficulties. In this sense, the participations, interactions and productions carried out by three deaf students included in a classroom of the 3rd grade of high school at an inclusive private school located in the metropolitan region of São Paulo were analyzed. A qualitative methodology was used for this research, and observations were made from a case study. The activities presented in each of the stages of this study were developed under the metacognitive bias, with an emphasis on visualizations, and included, in addition to the productions made by deaf students, the interviews that were carried out with these students and with the participating Chemistry teachers. In this context, it is argued in this study that the responsibility for the effective inclusion of deaf students needs to be shared with teachers and interpreters of Libras, because, even though it is a recurring subject in the most diverse social groups, when we analyze the current proposal for school inclusion , we identified a series of failures that can make the learning of these students unfeasible. Through investigative research, it was possible to conclude that there are difficulties with the learning of Chemistry that are common to deaf students. It was also noticed that the process of initial teacher training does not contemplate the specificities of these students. Finally, it was found that the use of metacognitive strategies in Chemistry classes favors the learning of scientific concepts and can be an effective way for the school inclusion of the deaf.Locatelli, Solange WagnerVieira, Claudia ReginaJunior, Pedro MirandaUniversidade Federal do ABCGomes, Rubens Pessoa2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702&midiaext=80085http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702&midiaext=80086Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122702porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-11T14:38:19Zoai:BDTD:122702Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-11T14:38:19Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
title O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
spellingShingle O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
Gomes, Rubens Pessoa
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNIÇÃO
INCLUSIVE EDUCATION
CHEMISTRY TEACHING
METACOGNITION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
title_full O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
title_fullStr O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
title_full_unstemmed O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
title_sort O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
author Gomes, Rubens Pessoa
author_facet Gomes, Rubens Pessoa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Locatelli, Solange Wagner
Vieira, Claudia Regina
Junior, Pedro Miranda
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rubens Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNIÇÃO
INCLUSIVE EDUCATION
CHEMISTRY TEACHING
METACOGNITION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNIÇÃO
INCLUSIVE EDUCATION
CHEMISTRY TEACHING
METACOGNITION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702&midiaext=80085
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702&midiaext=80086
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
136 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502109544218624