O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli |
id |
UFBC_91f73c2ba11cf73df3901d707e7360ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122702 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdosEDUCAÇÃO INCLUSIVAENSINO DE QUÍMICAMETACOGNIÇÃOINCLUSIVE EDUCATIONCHEMISTRY TEACHINGMETACOGNITIONPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientadora: Profa. Dra. Solange Wagner LocatelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2021Este estudo teve por finalidade compreender como o uso da metacognição pode favorecer a aprendizagem da química para estudantes surdos, minimizando suas dificuldades. Nesse sentido, foram analisadas as participações, as interações e as produções realizadas por três estudantes surdos incluídos em uma sala de aula da 3a série do Ensino Médio de uma escola inclusiva da rede particular de ensino, localizada na região metropolitana de São Paulo. Para essa pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa, e as observações foram feitas a partir de um estudo de caso. As atividades apresentadas em cada uma das etapas desse estudo foram desenvolvidas sob o viés metacognitivo, com ênfase nas visualizações, e incluiu além das produções feitas pelos estudantes surdos, as entrevistas que foram realizadas com esses alunos e com os professores de Química participantes. Nesse contexto, defende-se nesse estudo que a responsabilidade pela efetiva inclusão de alunos surdos precisa ser compartilhada com professores e intérpretes de Libras, pois, ainda que se trate de assunto recorrente nos mais diversos grupos sociais, quando analisamos a atual proposta de inclusão escolar, identificamos uma série de falhas que podem inviabilizar a aprendizagem desses alunos. Por meio de pesquisa investigativa, foi possível concluir que existem dificuldades com a aprendizagem da Química que são comuns aos estudantes surdos. Também se percebeu que o processo de formação inicial de professores não contempla as especificidades desses alunos. Por fim, constatou-se que a utilização de estratégias metacognitivas nas aulas de Química favorecem a aprendizagem de conceitos científicos e podem ser um caminho efetivo para a inclusão escolar de surdos.This study aimed to understand how the use of metacognition can favor the learning of chemistry for deaf students, minimizing their difficulties. In this sense, the participations, interactions and productions carried out by three deaf students included in a classroom of the 3rd grade of high school at an inclusive private school located in the metropolitan region of São Paulo were analyzed. A qualitative methodology was used for this research, and observations were made from a case study. The activities presented in each of the stages of this study were developed under the metacognitive bias, with an emphasis on visualizations, and included, in addition to the productions made by deaf students, the interviews that were carried out with these students and with the participating Chemistry teachers. In this context, it is argued in this study that the responsibility for the effective inclusion of deaf students needs to be shared with teachers and interpreters of Libras, because, even though it is a recurring subject in the most diverse social groups, when we analyze the current proposal for school inclusion , we identified a series of failures that can make the learning of these students unfeasible. Through investigative research, it was possible to conclude that there are difficulties with the learning of Chemistry that are common to deaf students. It was also noticed that the process of initial teacher training does not contemplate the specificities of these students. Finally, it was found that the use of metacognitive strategies in Chemistry classes favors the learning of scientific concepts and can be an effective way for the school inclusion of the deaf.Locatelli, Solange WagnerVieira, Claudia ReginaJunior, Pedro MirandaUniversidade Federal do ABCGomes, Rubens Pessoa2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702&midiaext=80085http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702&midiaext=80086Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122702porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-11T14:38:19Zoai:BDTD:122702Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-11T14:38:19Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos |
title |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos |
spellingShingle |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos Gomes, Rubens Pessoa EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENSINO DE QUÍMICA METACOGNIÇÃO INCLUSIVE EDUCATION CHEMISTRY TEACHING METACOGNITION PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
title_short |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos |
title_full |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos |
title_fullStr |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos |
title_full_unstemmed |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos |
title_sort |
O ensino de química no contexto da educação inclusiva : o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos |
author |
Gomes, Rubens Pessoa |
author_facet |
Gomes, Rubens Pessoa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Locatelli, Solange Wagner Vieira, Claudia Regina Junior, Pedro Miranda Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rubens Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENSINO DE QUÍMICA METACOGNIÇÃO INCLUSIVE EDUCATION CHEMISTRY TEACHING METACOGNITION PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
topic |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENSINO DE QUÍMICA METACOGNIÇÃO INCLUSIVE EDUCATION CHEMISTRY TEACHING METACOGNITION PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702&midiaext=80085 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122702&midiaext=80086 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 136 f : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502109544218624 |