Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canen, Ana
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Moreira, Antonio Flávio Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398
Resumo: The article focuses on multiculturalism and its implications to school curriculum and teacher training courses curriculum. It presents the emergence of multicultural concerns, examines theoretical approaches and discusses principies and strategies of a multiculturally oriented education. It also analyses main challenges to multiculturalism. It is argued that despire all the tensions and questionings involved in multicultural theorizing and practice, multicultural initiatives are feasible. The tensions and questionings are even seen as favouring both the theoretical and practical development of the field.
id UFC-7_0864a9b6ef2038dbc6e969b5331a0b36
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14398
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docenteMulticulturalismoCulturaEducação multiculturalCurrículoFormação docenteThe article focuses on multiculturalism and its implications to school curriculum and teacher training courses curriculum. It presents the emergence of multicultural concerns, examines theoretical approaches and discusses principies and strategies of a multiculturally oriented education. It also analyses main challenges to multiculturalism. It is argued that despire all the tensions and questionings involved in multicultural theorizing and practice, multicultural initiatives are feasible. The tensions and questionings are even seen as favouring both the theoretical and practical development of the field.O artigo focaliza o multiculturalismo e suas implicações para o currículo da escola e da formação docente. Apresenta a emergência de preocupações multiculturais, examina abordagens teóricas, discute princípios e estratégias de um enfoque multicultural na educação, bem como analisa questionamentos que têm sido feitos ao multiculturalismo. O argumento central é que as tensões e os questionamentos dirigidos ao multiculturalismo não inviabilizam o projeto multicultural; ao contrário, podem favorecer o avanço teórico e o desenvolvimento de propostas curriculares pautadas em uma orientação multicultural.Revista Educação em Debate2015-12-09T13:18:31Z2015-12-09T13:18:31Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 12-23, 1999.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398Canen, AnaMoreira, Antonio Flávio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:54:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14398Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:56.487459Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
title Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
spellingShingle Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
Canen, Ana
Multiculturalismo
Cultura
Educação multicultural
Currículo
Formação docente
title_short Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
title_full Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
title_fullStr Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
title_full_unstemmed Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
title_sort Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
author Canen, Ana
author_facet Canen, Ana
Moreira, Antonio Flávio Barbosa
author_role author
author2 Moreira, Antonio Flávio Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canen, Ana
Moreira, Antonio Flávio Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Cultura
Educação multicultural
Currículo
Formação docente
topic Multiculturalismo
Cultura
Educação multicultural
Currículo
Formação docente
description The article focuses on multiculturalism and its implications to school curriculum and teacher training courses curriculum. It presents the emergence of multicultural concerns, examines theoretical approaches and discusses principies and strategies of a multiculturally oriented education. It also analyses main challenges to multiculturalism. It is argued that despire all the tensions and questionings involved in multicultural theorizing and practice, multicultural initiatives are feasible. The tensions and questionings are even seen as favouring both the theoretical and practical development of the field.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2015-12-09T13:18:31Z
2015-12-09T13:18:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 12-23, 1999.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398
identifier_str_mv CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 12-23, 1999.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028950761275392