Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a análise do processo de decisão do patrocínio esportivo no clube de futebol Ceará Sporting Club. Seu objetivo é saber como ocorre o processo de patrocínio esportivo em clubes de futebol, aqui representado por uma equipe do Estado do Ceará, o Ceará Sporting Club. Assim, analisou-se o que há na teoria sobre patrocínio esportivo e sua avaliação de resultados com o que está sendo visto atualmente em um clube de futebol. Para se atingir tal objetivo, pesquisou-se um referencial teórico relacionado ao tema, abordando conceitos, tipos, características e benefícios do patrocínio esportivo como também a avaliação de resultados do marketing e avaliação dos resultados do patrocínio esportivo. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma coleta de dados entrevistando o atual diretor financeiro responsável pelo o marketing no Ceará Sporting Club que também disponibilizou um documento sobre o tema para ser utilizado como dados secundários. Em seguida as informações coletadas foram tratadas qualitativamente. A pesquisa pode constatar que o patrocínio esportivo no clube possui uma atuação bem limitada devido a desorganização e falta de estrutura por falta de uma unidade de marketing responsável por isso, fazendo com que acabe perdendo grandes investimentos nesse sentido. Pode-se notar também como ocorre todo o processo de patrocínio esportivo e de seus resultados. Finalmente o estudo nos remete a importância do tema e o quanto tem que se evoluir para que o futebol brasileiro melhore cada vez mais. |
id |
UFC-7_288407d6b14d685bd1c87105498eee1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/29630 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting ClubEsportes - PatrocínioProcesso decisórioClubes de futebolEste trabalho tem como tema a análise do processo de decisão do patrocínio esportivo no clube de futebol Ceará Sporting Club. Seu objetivo é saber como ocorre o processo de patrocínio esportivo em clubes de futebol, aqui representado por uma equipe do Estado do Ceará, o Ceará Sporting Club. Assim, analisou-se o que há na teoria sobre patrocínio esportivo e sua avaliação de resultados com o que está sendo visto atualmente em um clube de futebol. Para se atingir tal objetivo, pesquisou-se um referencial teórico relacionado ao tema, abordando conceitos, tipos, características e benefícios do patrocínio esportivo como também a avaliação de resultados do marketing e avaliação dos resultados do patrocínio esportivo. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma coleta de dados entrevistando o atual diretor financeiro responsável pelo o marketing no Ceará Sporting Club que também disponibilizou um documento sobre o tema para ser utilizado como dados secundários. Em seguida as informações coletadas foram tratadas qualitativamente. A pesquisa pode constatar que o patrocínio esportivo no clube possui uma atuação bem limitada devido a desorganização e falta de estrutura por falta de uma unidade de marketing responsável por isso, fazendo com que acabe perdendo grandes investimentos nesse sentido. Pode-se notar também como ocorre todo o processo de patrocínio esportivo e de seus resultados. Finalmente o estudo nos remete a importância do tema e o quanto tem que se evoluir para que o futebol brasileiro melhore cada vez mais.Silva, Áurio Lúcio Leocádio daRocha, Daniel Queiroz Moreira da2018-02-09T17:52:49Z2018-02-09T17:52:49Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Daniel Queiroz Moreira da. Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club. 2013. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T19:32:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29630Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:39.798068Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club |
title |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club |
spellingShingle |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club Rocha, Daniel Queiroz Moreira da Esportes - Patrocínio Processo decisório Clubes de futebol |
title_short |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club |
title_full |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club |
title_fullStr |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club |
title_full_unstemmed |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club |
title_sort |
Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club |
author |
Rocha, Daniel Queiroz Moreira da |
author_facet |
Rocha, Daniel Queiroz Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Áurio Lúcio Leocádio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Daniel Queiroz Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esportes - Patrocínio Processo decisório Clubes de futebol |
topic |
Esportes - Patrocínio Processo decisório Clubes de futebol |
description |
Este trabalho tem como tema a análise do processo de decisão do patrocínio esportivo no clube de futebol Ceará Sporting Club. Seu objetivo é saber como ocorre o processo de patrocínio esportivo em clubes de futebol, aqui representado por uma equipe do Estado do Ceará, o Ceará Sporting Club. Assim, analisou-se o que há na teoria sobre patrocínio esportivo e sua avaliação de resultados com o que está sendo visto atualmente em um clube de futebol. Para se atingir tal objetivo, pesquisou-se um referencial teórico relacionado ao tema, abordando conceitos, tipos, características e benefícios do patrocínio esportivo como também a avaliação de resultados do marketing e avaliação dos resultados do patrocínio esportivo. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma coleta de dados entrevistando o atual diretor financeiro responsável pelo o marketing no Ceará Sporting Club que também disponibilizou um documento sobre o tema para ser utilizado como dados secundários. Em seguida as informações coletadas foram tratadas qualitativamente. A pesquisa pode constatar que o patrocínio esportivo no clube possui uma atuação bem limitada devido a desorganização e falta de estrutura por falta de uma unidade de marketing responsável por isso, fazendo com que acabe perdendo grandes investimentos nesse sentido. Pode-se notar também como ocorre todo o processo de patrocínio esportivo e de seus resultados. Finalmente o estudo nos remete a importância do tema e o quanto tem que se evoluir para que o futebol brasileiro melhore cada vez mais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2018-02-09T17:52:49Z 2018-02-09T17:52:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Daniel Queiroz Moreira da. Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club. 2013. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Daniel Queiroz Moreira da. Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club. 2013. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029019589804032 |