Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441 |
Resumo: | Emergency Remote Teaching (ERT) resulting from the COVID-19 pandemic reinforced multiple pedagogical challenges in the context of Software Engineering (SE) in Brazil. Then, an incessant reflection on how to engage students in a classroom that strengthens learning becomes vital, for example, through active teaching methods, such as the Flipped Classroom (FC). Given this motivation, this work aims, under the scope of an experience report, to investigate the perception of students on the use of FC during ERT of Software Engineering, Requirements Engineering, and Software Project Management taught at the Federal University of Ceará (UFC - Campus Crateús). Characterized as descriptive and quali-quantitative, this research approached questionnaires and focus groups as data collection methods. We found that, when asked about the contribution of FC to learning process during ERT, 97.2% of the students expressed their total or partial agreement. Qualitative results also evidence pertinent observations about the benefits and challenges of using FC in the ERT. As the main contribution, we provide an empirical reflection on the adoption of FC, whose learnings may be relevant to increasing the debate around the pedagogical developments in the post-pandemic period of SE education. |
id |
UFC-7_2afc548b67bedfa554fa85a52c3d10c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/70441 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do CearáSala de Aula InvertidaEnsino Remoto EmergencialEngenharia de SoftwareEmergency Remote Teaching (ERT) resulting from the COVID-19 pandemic reinforced multiple pedagogical challenges in the context of Software Engineering (SE) in Brazil. Then, an incessant reflection on how to engage students in a classroom that strengthens learning becomes vital, for example, through active teaching methods, such as the Flipped Classroom (FC). Given this motivation, this work aims, under the scope of an experience report, to investigate the perception of students on the use of FC during ERT of Software Engineering, Requirements Engineering, and Software Project Management taught at the Federal University of Ceará (UFC - Campus Crateús). Characterized as descriptive and quali-quantitative, this research approached questionnaires and focus groups as data collection methods. We found that, when asked about the contribution of FC to learning process during ERT, 97.2% of the students expressed their total or partial agreement. Qualitative results also evidence pertinent observations about the benefits and challenges of using FC in the ERT. As the main contribution, we provide an empirical reflection on the adoption of FC, whose learnings may be relevant to increasing the debate around the pedagogical developments in the post-pandemic period of SE education.O Ensino Remoto Emergencial (ERE) decorrente da pandemia do COVID-19 reforçou diferentes desafios pedagógicos no contexto da Engenharia de Software (ES) no Brasil. Torna-se vital uma reflexão incessante sobre como engajar os discentes rumo a um ambiente que fortaleça a aprendizagem, por exemplo, a partir do uso de metodologias ativas de ensino, como a Sala de Aula Invertida (SAI). Diante dessa motivação, este trabalho objetiva, sob o escopo de um relato de experiência, investigar a percepção dos discentes quanto à adoção de SAI no ERE nas disciplinas de Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos e Gerência de Projetos de Software, ministradas no contexto do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC). Caracterizada como descritiva e quali-quantitativa, esta pesquisa utilizou questionários e grupos focais como instrumentos de coleta de dados. Verificou-se que, ao serem questionados sobre a contribuição da SAI no aprendizado durante o ERE, 97,2% dos discentes manifestaram concordar totalmente ou parcialmente. Resultados qualitativos evidenciam observações pertinentes sobre os benefícios e desafios oriundos do uso de SAI no ERE. Como principal contribuição, tem-se uma reflexão empírica sobre adoção de SAI cujos aprendizados e desdobramentos pedagógicos podem se revelar pertinentes num período de ensino de ES pós-pandemia.Araújo, Allysson AllexVeras, Nécio de LimaOliveira, Gabriela Alves de2023-02-03T12:47:58Z2023-02-03T12:47:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Gabriela Alves de. Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441. Acesso em:http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-03T12:48:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70441Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:56.461210Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará |
title |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará Oliveira, Gabriela Alves de Sala de Aula Invertida Ensino Remoto Emergencial Engenharia de Software |
title_short |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará |
title_full |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará |
author |
Oliveira, Gabriela Alves de |
author_facet |
Oliveira, Gabriela Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Allysson Allex Veras, Nécio de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriela Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de Aula Invertida Ensino Remoto Emergencial Engenharia de Software |
topic |
Sala de Aula Invertida Ensino Remoto Emergencial Engenharia de Software |
description |
Emergency Remote Teaching (ERT) resulting from the COVID-19 pandemic reinforced multiple pedagogical challenges in the context of Software Engineering (SE) in Brazil. Then, an incessant reflection on how to engage students in a classroom that strengthens learning becomes vital, for example, through active teaching methods, such as the Flipped Classroom (FC). Given this motivation, this work aims, under the scope of an experience report, to investigate the perception of students on the use of FC during ERT of Software Engineering, Requirements Engineering, and Software Project Management taught at the Federal University of Ceará (UFC - Campus Crateús). Characterized as descriptive and quali-quantitative, this research approached questionnaires and focus groups as data collection methods. We found that, when asked about the contribution of FC to learning process during ERT, 97.2% of the students expressed their total or partial agreement. Qualitative results also evidence pertinent observations about the benefits and challenges of using FC in the ERT. As the main contribution, we provide an empirical reflection on the adoption of FC, whose learnings may be relevant to increasing the debate around the pedagogical developments in the post-pandemic period of SE education. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-02-03T12:47:58Z 2023-02-03T12:47:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriela Alves de. Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441. Acesso em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriela Alves de. Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441. Acesso em: |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029008318660608 |