Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441
Resumo: Emergency Remote Teaching (ERT) resulting from the COVID-19 pandemic reinforced multiple pedagogical challenges in the context of Software Engineering (SE) in Brazil. Then, an incessant reflection on how to engage students in a classroom that strengthens learning becomes vital, for example, through active teaching methods, such as the Flipped Classroom (FC). Given this motivation, this work aims, under the scope of an experience report, to investigate the perception of students on the use of FC during ERT of Software Engineering, Requirements Engineering, and Software Project Management taught at the Federal University of Ceará (UFC - Campus Crateús). Characterized as descriptive and quali-quantitative, this research approached questionnaires and focus groups as data collection methods. We found that, when asked about the contribution of FC to learning process during ERT, 97.2% of the students expressed their total or partial agreement. Qualitative results also evidence pertinent observations about the benefits and challenges of using FC in the ERT. As the main contribution, we provide an empirical reflection on the adoption of FC, whose learnings may be relevant to increasing the debate around the pedagogical developments in the post-pandemic period of SE education.
id UFC-7_2afc548b67bedfa554fa85a52c3d10c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70441
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do CearáSala de Aula InvertidaEnsino Remoto EmergencialEngenharia de SoftwareEmergency Remote Teaching (ERT) resulting from the COVID-19 pandemic reinforced multiple pedagogical challenges in the context of Software Engineering (SE) in Brazil. Then, an incessant reflection on how to engage students in a classroom that strengthens learning becomes vital, for example, through active teaching methods, such as the Flipped Classroom (FC). Given this motivation, this work aims, under the scope of an experience report, to investigate the perception of students on the use of FC during ERT of Software Engineering, Requirements Engineering, and Software Project Management taught at the Federal University of Ceará (UFC - Campus Crateús). Characterized as descriptive and quali-quantitative, this research approached questionnaires and focus groups as data collection methods. We found that, when asked about the contribution of FC to learning process during ERT, 97.2% of the students expressed their total or partial agreement. Qualitative results also evidence pertinent observations about the benefits and challenges of using FC in the ERT. As the main contribution, we provide an empirical reflection on the adoption of FC, whose learnings may be relevant to increasing the debate around the pedagogical developments in the post-pandemic period of SE education.O Ensino Remoto Emergencial (ERE) decorrente da pandemia do COVID-19 reforçou diferentes desafios pedagógicos no contexto da Engenharia de Software (ES) no Brasil. Torna-se vital uma reflexão incessante sobre como engajar os discentes rumo a um ambiente que fortaleça a aprendizagem, por exemplo, a partir do uso de metodologias ativas de ensino, como a Sala de Aula Invertida (SAI). Diante dessa motivação, este trabalho objetiva, sob o escopo de um relato de experiência, investigar a percepção dos discentes quanto à adoção de SAI no ERE nas disciplinas de Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos e Gerência de Projetos de Software, ministradas no contexto do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC). Caracterizada como descritiva e quali-quantitativa, esta pesquisa utilizou questionários e grupos focais como instrumentos de coleta de dados. Verificou-se que, ao serem questionados sobre a contribuição da SAI no aprendizado durante o ERE, 97,2% dos discentes manifestaram concordar totalmente ou parcialmente. Resultados qualitativos evidenciam observações pertinentes sobre os benefícios e desafios oriundos do uso de SAI no ERE. Como principal contribuição, tem-se uma reflexão empírica sobre adoção de SAI cujos aprendizados e desdobramentos pedagógicos podem se revelar pertinentes num período de ensino de ES pós-pandemia.Araújo, Allysson AllexVeras, Nécio de LimaOliveira, Gabriela Alves de2023-02-03T12:47:58Z2023-02-03T12:47:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Gabriela Alves de. Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441. Acesso em:http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-03T12:48:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70441Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:56.461210Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
title Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
Oliveira, Gabriela Alves de
Sala de Aula Invertida
Ensino Remoto Emergencial
Engenharia de Software
title_short Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
title_full Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
title_sort Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará
author Oliveira, Gabriela Alves de
author_facet Oliveira, Gabriela Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Allysson Allex
Veras, Nécio de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriela Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Aula Invertida
Ensino Remoto Emergencial
Engenharia de Software
topic Sala de Aula Invertida
Ensino Remoto Emergencial
Engenharia de Software
description Emergency Remote Teaching (ERT) resulting from the COVID-19 pandemic reinforced multiple pedagogical challenges in the context of Software Engineering (SE) in Brazil. Then, an incessant reflection on how to engage students in a classroom that strengthens learning becomes vital, for example, through active teaching methods, such as the Flipped Classroom (FC). Given this motivation, this work aims, under the scope of an experience report, to investigate the perception of students on the use of FC during ERT of Software Engineering, Requirements Engineering, and Software Project Management taught at the Federal University of Ceará (UFC - Campus Crateús). Characterized as descriptive and quali-quantitative, this research approached questionnaires and focus groups as data collection methods. We found that, when asked about the contribution of FC to learning process during ERT, 97.2% of the students expressed their total or partial agreement. Qualitative results also evidence pertinent observations about the benefits and challenges of using FC in the ERT. As the main contribution, we provide an empirical reflection on the adoption of FC, whose learnings may be relevant to increasing the debate around the pedagogical developments in the post-pandemic period of SE education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-03T12:47:58Z
2023-02-03T12:47:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Gabriela Alves de. Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441. Acesso em:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gabriela Alves de. Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441. Acesso em:
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029008318660608