Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085 |
Resumo: | Cresce a olhos vistos no Brasil uma produção de textos críticos sobre o ensino de ELE, resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas nas e pelas universidades responsáveis pela formação de professores, em nosso país. Essa produção não se concentra no triângulo Rio–São Paulo–Minas Gerais, como podem pensar alguns. Atualmente, o ensino do Espanhol alcançou um lugar expressivo, graças ao trabalho que há muito tempo começou a ser construído por professores dedicados não só a “dar aulas de espanhol”, com todas as dificuldades de infraestrutura que havia, mas também a pensar e buscar compreender esse idioma a partir de um olhar brasileiro. Na década de 80, originada da vontade de criar uma “rede de trocas e alianças” entre os professores, criaram-se as primeiras associações regionais e os professores começaram a encontrar-se periodicamente, graças aos congressos e seminários realizados aqui e ali que muito contribuíram para que fossem dados os primeiros passos rumo à situação atual. Os percalços dessa trajetória não impediram que o espanhol no Brasil alcançasse a maioridade: se já havia cursos de pós-graduação na USP e na UFRJ, a persistência, o empenho e a dedicação dos professores de espanhol trabalharam pelo crescimento dessa área de estudo. Além da criação de outros cursos de Pós-Graduação, vemos, hoje, novas universidades, nos mais longínquos rincões deste país, dedicadas a formar professores de espanhol, integrando aquela pequena rede original que se vai ampliando rapidamente, sem perder de vista a importância da qualidade, como atestam, em cada congresso, práticas e pesquisas apresentadas em forma de comunicações. [...] |
id |
UFC-7_c984d60301ef052aa223cddb9fd91fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54085 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no BrasilFormação do professor de espanholEnsino de ELEProdução de textos críticosCresce a olhos vistos no Brasil uma produção de textos críticos sobre o ensino de ELE, resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas nas e pelas universidades responsáveis pela formação de professores, em nosso país. Essa produção não se concentra no triângulo Rio–São Paulo–Minas Gerais, como podem pensar alguns. Atualmente, o ensino do Espanhol alcançou um lugar expressivo, graças ao trabalho que há muito tempo começou a ser construído por professores dedicados não só a “dar aulas de espanhol”, com todas as dificuldades de infraestrutura que havia, mas também a pensar e buscar compreender esse idioma a partir de um olhar brasileiro. Na década de 80, originada da vontade de criar uma “rede de trocas e alianças” entre os professores, criaram-se as primeiras associações regionais e os professores começaram a encontrar-se periodicamente, graças aos congressos e seminários realizados aqui e ali que muito contribuíram para que fossem dados os primeiros passos rumo à situação atual. Os percalços dessa trajetória não impediram que o espanhol no Brasil alcançasse a maioridade: se já havia cursos de pós-graduação na USP e na UFRJ, a persistência, o empenho e a dedicação dos professores de espanhol trabalharam pelo crescimento dessa área de estudo. Além da criação de outros cursos de Pós-Graduação, vemos, hoje, novas universidades, nos mais longínquos rincões deste país, dedicadas a formar professores de espanhol, integrando aquela pequena rede original que se vai ampliando rapidamente, sem perder de vista a importância da qualidade, como atestam, em cada congresso, práticas e pesquisas apresentadas em forma de comunicações. [...]Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-16T14:54:15Z2020-09-16T14:54:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Magnólia Brasil Barbosa do. Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 8-9, nov. 2013/maio 2014.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:28:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54085Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:07.999749Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil |
title |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil |
spellingShingle |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do Formação do professor de espanhol Ensino de ELE Produção de textos críticos |
title_short |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil |
title_full |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil |
title_fullStr |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil |
title_full_unstemmed |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil |
title_sort |
Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil |
author |
Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do |
author_facet |
Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do professor de espanhol Ensino de ELE Produção de textos críticos |
topic |
Formação do professor de espanhol Ensino de ELE Produção de textos críticos |
description |
Cresce a olhos vistos no Brasil uma produção de textos críticos sobre o ensino de ELE, resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas nas e pelas universidades responsáveis pela formação de professores, em nosso país. Essa produção não se concentra no triângulo Rio–São Paulo–Minas Gerais, como podem pensar alguns. Atualmente, o ensino do Espanhol alcançou um lugar expressivo, graças ao trabalho que há muito tempo começou a ser construído por professores dedicados não só a “dar aulas de espanhol”, com todas as dificuldades de infraestrutura que havia, mas também a pensar e buscar compreender esse idioma a partir de um olhar brasileiro. Na década de 80, originada da vontade de criar uma “rede de trocas e alianças” entre os professores, criaram-se as primeiras associações regionais e os professores começaram a encontrar-se periodicamente, graças aos congressos e seminários realizados aqui e ali que muito contribuíram para que fossem dados os primeiros passos rumo à situação atual. Os percalços dessa trajetória não impediram que o espanhol no Brasil alcançasse a maioridade: se já havia cursos de pós-graduação na USP e na UFRJ, a persistência, o empenho e a dedicação dos professores de espanhol trabalharam pelo crescimento dessa área de estudo. Além da criação de outros cursos de Pós-Graduação, vemos, hoje, novas universidades, nos mais longínquos rincões deste país, dedicadas a formar professores de espanhol, integrando aquela pequena rede original que se vai ampliando rapidamente, sem perder de vista a importância da qualidade, como atestam, em cada congresso, práticas e pesquisas apresentadas em forma de comunicações. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-09-16T14:54:15Z 2020-09-16T14:54:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Magnólia Brasil Barbosa do. Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 8-9, nov. 2013/maio 2014. 2318-0099 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Magnólia Brasil Barbosa do. Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 8-9, nov. 2013/maio 2014. 2318-0099 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029034859167744 |