Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085
Resumo: Cresce a olhos vistos no Brasil uma produção de textos críticos sobre o ensino de ELE, resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas nas e pelas universidades responsáveis pela formação de professores, em nosso país. Essa produção não se concentra no triângulo Rio–São Paulo–Minas Gerais, como podem pensar alguns. Atualmente, o ensino do Espanhol alcançou um lugar expressivo, graças ao trabalho que há muito tempo começou a ser construído por professores dedicados não só a “dar aulas de espanhol”, com todas as dificuldades de infraestrutura que havia, mas também a pensar e buscar compreender esse idioma a partir de um olhar brasileiro. Na década de 80, originada da vontade de criar uma “rede de trocas e alianças” entre os professores, criaram-se as primeiras associações regionais e os professores começaram a encontrar-se periodicamente, graças aos congressos e seminários realizados aqui e ali que muito contribuíram para que fossem dados os primeiros passos rumo à situação atual. Os percalços dessa trajetória não impediram que o espanhol no Brasil alcançasse a maioridade: se já havia cursos de pós-graduação na USP e na UFRJ, a persistência, o empenho e a dedicação dos professores de espanhol trabalharam pelo crescimento dessa área de estudo. Além da criação de outros cursos de Pós-Graduação, vemos, hoje, novas universidades, nos mais longínquos rincões deste país, dedicadas a formar professores de espanhol, integrando aquela pequena rede original que se vai ampliando rapidamente, sem perder de vista a importância da qualidade, como atestam, em cada congresso, práticas e pesquisas apresentadas em forma de comunicações. [...]
id UFC-7_c984d60301ef052aa223cddb9fd91fd4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54085
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no BrasilFormação do professor de espanholEnsino de ELEProdução de textos críticosCresce a olhos vistos no Brasil uma produção de textos críticos sobre o ensino de ELE, resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas nas e pelas universidades responsáveis pela formação de professores, em nosso país. Essa produção não se concentra no triângulo Rio–São Paulo–Minas Gerais, como podem pensar alguns. Atualmente, o ensino do Espanhol alcançou um lugar expressivo, graças ao trabalho que há muito tempo começou a ser construído por professores dedicados não só a “dar aulas de espanhol”, com todas as dificuldades de infraestrutura que havia, mas também a pensar e buscar compreender esse idioma a partir de um olhar brasileiro. Na década de 80, originada da vontade de criar uma “rede de trocas e alianças” entre os professores, criaram-se as primeiras associações regionais e os professores começaram a encontrar-se periodicamente, graças aos congressos e seminários realizados aqui e ali que muito contribuíram para que fossem dados os primeiros passos rumo à situação atual. Os percalços dessa trajetória não impediram que o espanhol no Brasil alcançasse a maioridade: se já havia cursos de pós-graduação na USP e na UFRJ, a persistência, o empenho e a dedicação dos professores de espanhol trabalharam pelo crescimento dessa área de estudo. Além da criação de outros cursos de Pós-Graduação, vemos, hoje, novas universidades, nos mais longínquos rincões deste país, dedicadas a formar professores de espanhol, integrando aquela pequena rede original que se vai ampliando rapidamente, sem perder de vista a importância da qualidade, como atestam, em cada congresso, práticas e pesquisas apresentadas em forma de comunicações. [...]Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-16T14:54:15Z2020-09-16T14:54:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Magnólia Brasil Barbosa do. Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 8-9, nov. 2013/maio 2014.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:28:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54085Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:07.999749Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
title Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
spellingShingle Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do
Formação do professor de espanhol
Ensino de ELE
Produção de textos críticos
title_short Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
title_full Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
title_fullStr Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
title_full_unstemmed Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
title_sort Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil
author Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do
author_facet Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do professor de espanhol
Ensino de ELE
Produção de textos críticos
topic Formação do professor de espanhol
Ensino de ELE
Produção de textos críticos
description Cresce a olhos vistos no Brasil uma produção de textos críticos sobre o ensino de ELE, resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas nas e pelas universidades responsáveis pela formação de professores, em nosso país. Essa produção não se concentra no triângulo Rio–São Paulo–Minas Gerais, como podem pensar alguns. Atualmente, o ensino do Espanhol alcançou um lugar expressivo, graças ao trabalho que há muito tempo começou a ser construído por professores dedicados não só a “dar aulas de espanhol”, com todas as dificuldades de infraestrutura que havia, mas também a pensar e buscar compreender esse idioma a partir de um olhar brasileiro. Na década de 80, originada da vontade de criar uma “rede de trocas e alianças” entre os professores, criaram-se as primeiras associações regionais e os professores começaram a encontrar-se periodicamente, graças aos congressos e seminários realizados aqui e ali que muito contribuíram para que fossem dados os primeiros passos rumo à situação atual. Os percalços dessa trajetória não impediram que o espanhol no Brasil alcançasse a maioridade: se já havia cursos de pós-graduação na USP e na UFRJ, a persistência, o empenho e a dedicação dos professores de espanhol trabalharam pelo crescimento dessa área de estudo. Além da criação de outros cursos de Pós-Graduação, vemos, hoje, novas universidades, nos mais longínquos rincões deste país, dedicadas a formar professores de espanhol, integrando aquela pequena rede original que se vai ampliando rapidamente, sem perder de vista a importância da qualidade, como atestam, em cada congresso, práticas e pesquisas apresentadas em forma de comunicações. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-09-16T14:54:15Z
2020-09-16T14:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Magnólia Brasil Barbosa do. Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 8-9, nov. 2013/maio 2014.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085
identifier_str_mv NASCIMENTO, Magnólia Brasil Barbosa do. Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 8-9, nov. 2013/maio 2014.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029034859167744