Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1509 Trazemos, para este artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado. O contexto investigado foi um curso de formação de professores com os participantes - os professores em formação inicial do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, da Universidade Federal de Alagoas, e que são também graduandos do curso de Letras – espanhol. Realizamos um diálogo entre a ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) e a perspectiva do letramento crítico (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014), relacionando-os à formação de professores para compreendê-la como um processo contínuo e permanente, que exige de nós, professores e formadores em formação, um exercício constante de autoanálise e reflexão das nossas percepções, dos nossos pensamentos e, principalmente, das nossas ações, dentro e fora da sala de aula. Objetivamos, portanto, provocar reflexões sobre a formação como um espaço de (des) (re) construção de conhecimentos. Para isso, utilizamos a autoetnografia (ELLIS, 2004; ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015) como metodologia qualitativa de pesquisa e de escrita que procura descrever com detalhes e analisar a experiência pessoal com o objetivo de compreender a experiência cultural. |
id |
UFCG-2_428cf122a10ea3057215cec7474e2fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1393 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistênciaEnsino de espanholFormação de professoresEcologia de saberesLetramento crítico DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1509 Trazemos, para este artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado. O contexto investigado foi um curso de formação de professores com os participantes - os professores em formação inicial do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, da Universidade Federal de Alagoas, e que são também graduandos do curso de Letras – espanhol. Realizamos um diálogo entre a ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) e a perspectiva do letramento crítico (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014), relacionando-os à formação de professores para compreendê-la como um processo contínuo e permanente, que exige de nós, professores e formadores em formação, um exercício constante de autoanálise e reflexão das nossas percepções, dos nossos pensamentos e, principalmente, das nossas ações, dentro e fora da sala de aula. Objetivamos, portanto, provocar reflexões sobre a formação como um espaço de (des) (re) construção de conhecimentos. Para isso, utilizamos a autoetnografia (ELLIS, 2004; ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015) como metodologia qualitativa de pesquisa e de escrita que procura descrever com detalhes e analisar a experiência pessoal com o objetivo de compreender a experiência cultural. Editora Universitaria da UFCG2023-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134Revista Letras Raras; Vol. 8 No 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134Revista Letras Raras; v. 8 n. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-1342317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393/1275https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393/1276© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIfa, Sérgio Moura, Jane Neves de 2024-01-05T00:14:35Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1393Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:14:35Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência |
title |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência |
spellingShingle |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência Ifa, Sérgio Ensino de espanhol Formação de professores Ecologia de saberes Letramento crítico |
title_short |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência |
title_full |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência |
title_fullStr |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência |
title_full_unstemmed |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência |
title_sort |
Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência |
author |
Ifa, Sérgio |
author_facet |
Ifa, Sérgio Moura, Jane Neves de |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Jane Neves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ifa, Sérgio Moura, Jane Neves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de espanhol Formação de professores Ecologia de saberes Letramento crítico |
topic |
Ensino de espanhol Formação de professores Ecologia de saberes Letramento crítico |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1509 Trazemos, para este artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado. O contexto investigado foi um curso de formação de professores com os participantes - os professores em formação inicial do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, da Universidade Federal de Alagoas, e que são também graduandos do curso de Letras – espanhol. Realizamos um diálogo entre a ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) e a perspectiva do letramento crítico (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014), relacionando-os à formação de professores para compreendê-la como um processo contínuo e permanente, que exige de nós, professores e formadores em formação, um exercício constante de autoanálise e reflexão das nossas percepções, dos nossos pensamentos e, principalmente, das nossas ações, dentro e fora da sala de aula. Objetivamos, portanto, provocar reflexões sobre a formação como um espaço de (des) (re) construção de conhecimentos. Para isso, utilizamos a autoetnografia (ELLIS, 2004; ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015) como metodologia qualitativa de pesquisa e de escrita que procura descrever com detalhes e analisar a experiência pessoal com o objetivo de compreender a experiência cultural. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393/1275 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393/1276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134 Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134 Revista Letras Raras; Vol. 8 No 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134 Revista Letras Raras; v. 8 n. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783455326208 |