Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ifa, Sérgio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moura, Jane Neves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1509 Trazemos, para este artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado. O contexto investigado foi um curso de formação de professores com os participantes - os professores em formação inicial do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, da Universidade Federal de Alagoas, e que são também graduandos do curso de Letras – espanhol. Realizamos um diálogo entre a ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) e a perspectiva do letramento crítico (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014), relacionando-os à formação de professores para compreendê-la como um processo contínuo e permanente, que exige de nós, professores e formadores em formação, um exercício constante de autoanálise e reflexão das nossas percepções, dos nossos pensamentos e, principalmente, das nossas ações, dentro e fora da sala de aula. Objetivamos, portanto, provocar reflexões sobre a formação como um espaço de (des) (re) construção de conhecimentos. Para isso, utilizamos a autoetnografia (ELLIS, 2004; ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015) como metodologia qualitativa de pesquisa e de escrita que procura descrever com detalhes e analisar a experiência pessoal com o objetivo de compreender a experiência cultural.
id UFCG-2_428cf122a10ea3057215cec7474e2fd5
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1393
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistênciaEnsino de espanholFormação de professoresEcologia de saberesLetramento crítico DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1509 Trazemos, para este artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado. O contexto investigado foi um curso de formação de professores com os participantes - os professores em formação inicial do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, da Universidade Federal de Alagoas, e que são também graduandos do curso de Letras – espanhol. Realizamos um diálogo entre a ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) e a perspectiva do letramento crítico (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014), relacionando-os à formação de professores para compreendê-la como um processo contínuo e permanente, que exige de nós, professores e formadores em formação, um exercício constante de autoanálise e reflexão das nossas percepções, dos nossos pensamentos e, principalmente, das nossas ações, dentro e fora da sala de aula. Objetivamos, portanto, provocar reflexões sobre a formação como um espaço de (des) (re) construção de conhecimentos. Para isso, utilizamos a autoetnografia (ELLIS, 2004; ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015) como metodologia qualitativa de pesquisa e de escrita que procura descrever com detalhes e analisar a experiência pessoal com o objetivo de compreender a experiência cultural. Editora Universitaria da UFCG2023-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134Revista Letras Raras; Vol. 8 No 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134Revista Letras Raras; v. 8 n. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-1342317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393/1275https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393/1276© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIfa, Sérgio Moura, Jane Neves de 2024-01-05T00:14:35Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1393Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:14:35Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
title Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
spellingShingle Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
Ifa, Sérgio
Ensino de espanhol
Formação de professores
Ecologia de saberes
Letramento crítico
title_short Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
title_full Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
title_fullStr Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
title_full_unstemmed Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
title_sort Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
author Ifa, Sérgio
author_facet Ifa, Sérgio
Moura, Jane Neves de
author_role author
author2 Moura, Jane Neves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ifa, Sérgio
Moura, Jane Neves de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de espanhol
Formação de professores
Ecologia de saberes
Letramento crítico
topic Ensino de espanhol
Formação de professores
Ecologia de saberes
Letramento crítico
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1509 Trazemos, para este artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado. O contexto investigado foi um curso de formação de professores com os participantes - os professores em formação inicial do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, da Universidade Federal de Alagoas, e que são também graduandos do curso de Letras – espanhol. Realizamos um diálogo entre a ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) e a perspectiva do letramento crítico (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014), relacionando-os à formação de professores para compreendê-la como um processo contínuo e permanente, que exige de nós, professores e formadores em formação, um exercício constante de autoanálise e reflexão das nossas percepções, dos nossos pensamentos e, principalmente, das nossas ações, dentro e fora da sala de aula. Objetivamos, portanto, provocar reflexões sobre a formação como um espaço de (des) (re) construção de conhecimentos. Para isso, utilizamos a autoetnografia (ELLIS, 2004; ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015) como metodologia qualitativa de pesquisa e de escrita que procura descrever com detalhes e analisar a experiência pessoal com o objetivo de compreender a experiência cultural.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393/1275
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393/1276
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134
Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134
Revista Letras Raras; Vol. 8 No 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134
Revista Letras Raras; v. 8 n. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783455326208