O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Kelson Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DIAS, Francisca Kélia Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190
Resumo: A quantidade de eletroeletrônicos descartados no meio ambiente de forma incorreta tem ocasionado significativos prejuízos ao meio ambiente. Nesse aspecto, o ensino de Educação Ambiental e a participação da comunidade escolar desempenham papel importante na construção de uma sociedade ecologicamente responsável e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados. O presente trabalho se constitui em parte de pesquisa de pós-graduação, analisando atividade didático/pedagógica no Ensino Fundamental, na qual o lixo eletroeletrônico serviu de matéria-prima para a realização de palestra e oficina. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de implantação e execução de oficina didático-pedagógica, avaliando os resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos consistiram de levantamento bibliográfico, realização de palestra e oficina didático-pedagógica e aplicação questionários. Por meio da pesquisa, constatou-se que o uso do lixo eletroeletrônico, em oficinas/didático pedagógicas pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, servindo de material lúdico e prático, em sala de aula, para o ensino de Educação Ambiental
id UFC-8_42eb46c0f01ce1a14dda7c299bab22b9
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/190
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamentalEnsino; Meio Ambiente; Docência.Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem.A quantidade de eletroeletrônicos descartados no meio ambiente de forma incorreta tem ocasionado significativos prejuízos ao meio ambiente. Nesse aspecto, o ensino de Educação Ambiental e a participação da comunidade escolar desempenham papel importante na construção de uma sociedade ecologicamente responsável e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados. O presente trabalho se constitui em parte de pesquisa de pós-graduação, analisando atividade didático/pedagógica no Ensino Fundamental, na qual o lixo eletroeletrônico serviu de matéria-prima para a realização de palestra e oficina. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de implantação e execução de oficina didático-pedagógica, avaliando os resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos consistiram de levantamento bibliográfico, realização de palestra e oficina didático-pedagógica e aplicação questionários. Por meio da pesquisa, constatou-se que o uso do lixo eletroeletrônico, em oficinas/didático pedagógicas pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, servindo de material lúdico e prático, em sala de aula, para o ensino de Educação AmbientalUniversidade Federal do Ceará2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-782178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190/659SILVA, Kelson OliveiraDIAS, Francisca Kélia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:10Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/190Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:10Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
title O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
spellingShingle O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
SILVA, Kelson Oliveira
Ensino; Meio Ambiente; Docência.
Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem.
title_short O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
title_full O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
title_fullStr O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
title_full_unstemmed O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
title_sort O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
author SILVA, Kelson Oliveira
author_facet SILVA, Kelson Oliveira
DIAS, Francisca Kélia Duarte
author_role author
author2 DIAS, Francisca Kélia Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Kelson Oliveira
DIAS, Francisca Kélia Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Meio Ambiente; Docência.
Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem.
topic Ensino; Meio Ambiente; Docência.
Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem.
description A quantidade de eletroeletrônicos descartados no meio ambiente de forma incorreta tem ocasionado significativos prejuízos ao meio ambiente. Nesse aspecto, o ensino de Educação Ambiental e a participação da comunidade escolar desempenham papel importante na construção de uma sociedade ecologicamente responsável e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados. O presente trabalho se constitui em parte de pesquisa de pós-graduação, analisando atividade didático/pedagógica no Ensino Fundamental, na qual o lixo eletroeletrônico serviu de matéria-prima para a realização de palestra e oficina. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de implantação e execução de oficina didático-pedagógica, avaliando os resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos consistiram de levantamento bibliográfico, realização de palestra e oficina didático-pedagógica e aplicação questionários. Por meio da pesquisa, constatou-se que o uso do lixo eletroeletrônico, em oficinas/didático pedagógicas pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, servindo de material lúdico e prático, em sala de aula, para o ensino de Educação Ambiental
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190/659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643568201728