O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190 |
Resumo: | A quantidade de eletroeletrônicos descartados no meio ambiente de forma incorreta tem ocasionado significativos prejuízos ao meio ambiente. Nesse aspecto, o ensino de Educação Ambiental e a participação da comunidade escolar desempenham papel importante na construção de uma sociedade ecologicamente responsável e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados. O presente trabalho se constitui em parte de pesquisa de pós-graduação, analisando atividade didático/pedagógica no Ensino Fundamental, na qual o lixo eletroeletrônico serviu de matéria-prima para a realização de palestra e oficina. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de implantação e execução de oficina didático-pedagógica, avaliando os resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos consistiram de levantamento bibliográfico, realização de palestra e oficina didático-pedagógica e aplicação questionários. Por meio da pesquisa, constatou-se que o uso do lixo eletroeletrônico, em oficinas/didático pedagógicas pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, servindo de material lúdico e prático, em sala de aula, para o ensino de Educação Ambiental |
id |
UFC-8_42eb46c0f01ce1a14dda7c299bab22b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/190 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamentalEnsino; Meio Ambiente; Docência.Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem.A quantidade de eletroeletrônicos descartados no meio ambiente de forma incorreta tem ocasionado significativos prejuízos ao meio ambiente. Nesse aspecto, o ensino de Educação Ambiental e a participação da comunidade escolar desempenham papel importante na construção de uma sociedade ecologicamente responsável e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados. O presente trabalho se constitui em parte de pesquisa de pós-graduação, analisando atividade didático/pedagógica no Ensino Fundamental, na qual o lixo eletroeletrônico serviu de matéria-prima para a realização de palestra e oficina. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de implantação e execução de oficina didático-pedagógica, avaliando os resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos consistiram de levantamento bibliográfico, realização de palestra e oficina didático-pedagógica e aplicação questionários. Por meio da pesquisa, constatou-se que o uso do lixo eletroeletrônico, em oficinas/didático pedagógicas pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, servindo de material lúdico e prático, em sala de aula, para o ensino de Educação AmbientalUniversidade Federal do Ceará2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-782178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190/659SILVA, Kelson OliveiraDIAS, Francisca Kélia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:10Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/190Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:10Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental |
title |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental |
spellingShingle |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental SILVA, Kelson Oliveira Ensino; Meio Ambiente; Docência. Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem. |
title_short |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental |
title_full |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental |
title_fullStr |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental |
title_sort |
O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental |
author |
SILVA, Kelson Oliveira |
author_facet |
SILVA, Kelson Oliveira DIAS, Francisca Kélia Duarte |
author_role |
author |
author2 |
DIAS, Francisca Kélia Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Kelson Oliveira DIAS, Francisca Kélia Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Meio Ambiente; Docência. Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem. |
topic |
Ensino; Meio Ambiente; Docência. Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem. |
description |
A quantidade de eletroeletrônicos descartados no meio ambiente de forma incorreta tem ocasionado significativos prejuízos ao meio ambiente. Nesse aspecto, o ensino de Educação Ambiental e a participação da comunidade escolar desempenham papel importante na construção de uma sociedade ecologicamente responsável e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados. O presente trabalho se constitui em parte de pesquisa de pós-graduação, analisando atividade didático/pedagógica no Ensino Fundamental, na qual o lixo eletroeletrônico serviu de matéria-prima para a realização de palestra e oficina. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de implantação e execução de oficina didático-pedagógica, avaliando os resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos consistiram de levantamento bibliográfico, realização de palestra e oficina didático-pedagógica e aplicação questionários. Por meio da pesquisa, constatou-se que o uso do lixo eletroeletrônico, em oficinas/didático pedagógicas pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, servindo de material lúdico e prático, em sala de aula, para o ensino de Educação Ambiental |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190/659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78 Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78 Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 67-78 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643568201728 |