A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Paula de Almeida.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10279
Resumo: Neste estudo, acerca da Importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivou-se analisar as dificuldades de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo é baseado numa pesquisa qualitativa, com tabulação de entrevistas que mostram as dificuldades de aprendizagem dos educandos na cidade de Sousa-PB. Será visto um breve histórico da leitura e da escrita e as relações entre professores e educandos destacando a importância da leitura e da escrita, bem como caracterizando as práticas docentes. Este estudo teve como princípio uma pesquisa exploratória junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sinhá Gadelha, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com sujeitos que atuam no Ensino Fundamental e por educandos que vivenciam na prática as dificuldades de leitura e escrita. Foi observada a formação, o tempo do magistério dos professores, e como esses atuam em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apesar das transformações ocorridas ao longo dos tempos, poucas mudanças ocorreram, pois muitos educadores ainda estão agarrados a uma prática formalista e mecânica onde aprender a ler/escrever acaba sendo para a maioria dos alunos algo enfadonho e obrigatório. Compete ao professor enquanto mediador da aprendizagem fazer com que através da leitura e da escrita ocorra novas perspectivas para o educando, a fim de que se torne um bom leitor expandindo seus horizontes. Sendo assim para que a apropriação da leitura e da escrita tenha sucesso é necessário que a escola retome o desenvolvimento de habilidades que corroborem com a superação das dificuldades da leitura e da escrita. O que se pode concluir é que a leitura e a escrita são pré-requisitos para as outras aprendizagens escolares, portanto, devem ser priorizadas.
id UFCG_03bfa55b49f80143174fa07966b75cad
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10279
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.The importance of reading and writing in the early years of elementary school.Dificuldade de aprendizagemLeitura e escritaProfessores e escolaLearning disabilityReading and writingTeachers and schoolEducação.Neste estudo, acerca da Importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivou-se analisar as dificuldades de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo é baseado numa pesquisa qualitativa, com tabulação de entrevistas que mostram as dificuldades de aprendizagem dos educandos na cidade de Sousa-PB. Será visto um breve histórico da leitura e da escrita e as relações entre professores e educandos destacando a importância da leitura e da escrita, bem como caracterizando as práticas docentes. Este estudo teve como princípio uma pesquisa exploratória junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sinhá Gadelha, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com sujeitos que atuam no Ensino Fundamental e por educandos que vivenciam na prática as dificuldades de leitura e escrita. Foi observada a formação, o tempo do magistério dos professores, e como esses atuam em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apesar das transformações ocorridas ao longo dos tempos, poucas mudanças ocorreram, pois muitos educadores ainda estão agarrados a uma prática formalista e mecânica onde aprender a ler/escrever acaba sendo para a maioria dos alunos algo enfadonho e obrigatório. Compete ao professor enquanto mediador da aprendizagem fazer com que através da leitura e da escrita ocorra novas perspectivas para o educando, a fim de que se torne um bom leitor expandindo seus horizontes. Sendo assim para que a apropriação da leitura e da escrita tenha sucesso é necessário que a escola retome o desenvolvimento de habilidades que corroborem com a superação das dificuldades da leitura e da escrita. O que se pode concluir é que a leitura e a escrita são pré-requisitos para as outras aprendizagens escolares, portanto, devem ser priorizadas.In this study, about the importance of reading and writing in the first years of elementary school, we analyzed the difficult e sin reading and writing in the teaching and learning. This study based on qualitative research interviews with tabulation showing the learning difficulties of students in the city of Sousa-PB. Will see a brief history of reading and writing and the relationships between teachers and students highlighting the importance of reading and writing, as well as characterizing teaching practices. This study was an exploratory principle at the Municipal School of Basic Education, Sinhá Gadelha, Sousa-PB, followed by an interview with the subjects participating in Elementary Education and for students who experience difficult is in the practice of reading and writing. Formation was observed, the teaching time of teachers, and how these work in the class rooming the first years of elementary school. Despite the changes occurring over time, few changes occurred because many educators are still clinging to a mechanical and formalistic practice where learning to read/write ends up being for most students something boring and obligatory. The teacher as facilitator of learning make it through reading and writing open up new perspectives for the students o that there a derby come shear writing and for the world to life and expanding your horizons. So for the appropriation of reading and writing to succeed it is necessary for school resume skills development corroborating overcoming the difficulties in reading and writing. What can be concluded is that reading and writing are prerequisites for other school leanings hold therefore be prioritized.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263ARAÚJO, Ednaura Almeida de.FEITOSA , Belijane Marques.SANTOS, Paula de Almeida.20132019-12-18T09:33:42Z2019-12-182019-12-18T09:33:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10279SANTOS, Paula de Almeida. A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T16:01:00Zoai:localhost:riufcg/10279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T16:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
The importance of reading and writing in the early years of elementary school.
title A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
SANTOS, Paula de Almeida.
Dificuldade de aprendizagem
Leitura e escrita
Professores e escola
Learning disability
Reading and writing
Teachers and school
Educação.
title_short A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
author SANTOS, Paula de Almeida.
author_facet SANTOS, Paula de Almeida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
FEITOSA , Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Paula de Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem
Leitura e escrita
Professores e escola
Learning disability
Reading and writing
Teachers and school
Educação.
topic Dificuldade de aprendizagem
Leitura e escrita
Professores e escola
Learning disability
Reading and writing
Teachers and school
Educação.
description Neste estudo, acerca da Importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivou-se analisar as dificuldades de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo é baseado numa pesquisa qualitativa, com tabulação de entrevistas que mostram as dificuldades de aprendizagem dos educandos na cidade de Sousa-PB. Será visto um breve histórico da leitura e da escrita e as relações entre professores e educandos destacando a importância da leitura e da escrita, bem como caracterizando as práticas docentes. Este estudo teve como princípio uma pesquisa exploratória junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sinhá Gadelha, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com sujeitos que atuam no Ensino Fundamental e por educandos que vivenciam na prática as dificuldades de leitura e escrita. Foi observada a formação, o tempo do magistério dos professores, e como esses atuam em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apesar das transformações ocorridas ao longo dos tempos, poucas mudanças ocorreram, pois muitos educadores ainda estão agarrados a uma prática formalista e mecânica onde aprender a ler/escrever acaba sendo para a maioria dos alunos algo enfadonho e obrigatório. Compete ao professor enquanto mediador da aprendizagem fazer com que através da leitura e da escrita ocorra novas perspectivas para o educando, a fim de que se torne um bom leitor expandindo seus horizontes. Sendo assim para que a apropriação da leitura e da escrita tenha sucesso é necessário que a escola retome o desenvolvimento de habilidades que corroborem com a superação das dificuldades da leitura e da escrita. O que se pode concluir é que a leitura e a escrita são pré-requisitos para as outras aprendizagens escolares, portanto, devem ser priorizadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-18T09:33:42Z
2019-12-18
2019-12-18T09:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10279
SANTOS, Paula de Almeida. A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10279
identifier_str_mv SANTOS, Paula de Almeida. A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744423196557312