A influência do marketing digital no uso de medicamentos: uma revisão.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28500 |
Resumo: | O marketing digital ainda é um tema pouco discutido e necessita de mais consenso quanto a sua definição e subgêneros. O crescente aumento do marketing digital em diversos setores incluindo a saúde, como também sua utilização no meio farmacêutico e consequentemente no uso de medicamentos, pode ter influência direta na tomada de decisão dos consumidores. Nesse contexto, o estudo teve por objetivo analisar a influência do marketing digital no uso de medicamentos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados Pubmed, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram pesquisados os seguintes termos: Marketing and marketing digital, regulamentação de medicamentos, influência do marketing digital no uso de medicamentos e marketing digital no segmento farmacêutico. Foram selecionados 46 artigos, dos quais, 13 foram excluídos, resultando em 33 trabalhos eleitos para integrar a presente revisão. O marketing digital é uma prática de promoção de produtos e serviços, incluindo medicamentos, no qual se utiliza canais digitais como computadores, celulares e outros dispositivos digitais. No Brasil, a RDC 96/2008 regulamenta a publicidade para fins de divulgação ou promoção comercial de medicamentos de modo a impedir que as propagandas cometam excessos que levem ao consumo excessivo desses produtos; no entanto, não é capaz de fiscalizar o conteúdo que é gerado pelos usuários da internet. Os estudos mostram que os meios de comunicação podem influenciar na compra e uso de medicamentos, favorecendo a automedicação e consequentemente o uso irracional desses produtos. O profissional farmacêutico apresenta-se como um promotor do uso racional de medicamentos orientando o consumidor sobre os riscos do consumo indevido de medicamentos. |
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A influência do marketing digital no uso de medicamentos: uma revisão.The influence of digital marketing on medication use: a review.La influencia del marketing digital en el uso de medicamentos: una revisión.MedicamentosPublicidade de medicamentosConsumidor - propaganda - medicamentosMarketing digital - medicamentosUso de medicamentos - marketing digitalMarketing digital - medicamentos - influênciaUso de medicamentos - influência - marketing digital.MedicinesDrug advertisingConsumer - advertisement - medicinesDigital marketing - medicinesUse of medicines - digital marketingUse of medicines - digital marketingDigital Marketing - Medicines - influenceDrug use - influence - digital marketingPublicidad de drogasConsumidor - publicidad - medicamentosUsar de medicamentos - marketing digitalConsumo de drogas - influencia - marketing digitalFarmáciaO marketing digital ainda é um tema pouco discutido e necessita de mais consenso quanto a sua definição e subgêneros. O crescente aumento do marketing digital em diversos setores incluindo a saúde, como também sua utilização no meio farmacêutico e consequentemente no uso de medicamentos, pode ter influência direta na tomada de decisão dos consumidores. Nesse contexto, o estudo teve por objetivo analisar a influência do marketing digital no uso de medicamentos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados Pubmed, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram pesquisados os seguintes termos: Marketing and marketing digital, regulamentação de medicamentos, influência do marketing digital no uso de medicamentos e marketing digital no segmento farmacêutico. Foram selecionados 46 artigos, dos quais, 13 foram excluídos, resultando em 33 trabalhos eleitos para integrar a presente revisão. O marketing digital é uma prática de promoção de produtos e serviços, incluindo medicamentos, no qual se utiliza canais digitais como computadores, celulares e outros dispositivos digitais. No Brasil, a RDC 96/2008 regulamenta a publicidade para fins de divulgação ou promoção comercial de medicamentos de modo a impedir que as propagandas cometam excessos que levem ao consumo excessivo desses produtos; no entanto, não é capaz de fiscalizar o conteúdo que é gerado pelos usuários da internet. Os estudos mostram que os meios de comunicação podem influenciar na compra e uso de medicamentos, favorecendo a automedicação e consequentemente o uso irracional desses produtos. O profissional farmacêutico apresenta-se como um promotor do uso racional de medicamentos orientando o consumidor sobre os riscos do consumo indevido de medicamentos.Digital marketing is still a little discussed topic and needs more consensus regarding its definition and subgenres. The growing increase in digital marketing in various sectors including health, as well as its use in the pharmaceutical environment and consequently in the use of medicines, can have a direct influence on consumer decision-making. In this context, the study aimed to analyze the influence of digital marketing on the use of medicines. This is an integrative literature review using Pubmed, Lilacs, Scielo and Google Scholar databases, in which the following terms were searched: Marketing and digital marketing, drug regulation, influence of digital marketing on drug use and marketing digital in the pharmaceutical segment. 46 articles were selected, of which 13 were excluded, resulting in 33 works chosen to integrate this review. Digital marketing is a practice of promoting products and services, including medicines, using digital channels such as computers, cell phones and other digital devices. In Brazil, RDC 96/2008 regulates advertising for the purpose of disclosing or commercially promoting medications in order to prevent advertisements from committing excesses that lead to excessive consumption of these products; however, it is not able to monitor the content that is generated by internet users. Studies show that the media can influence the purchase and use of medicines, favoring self-medication and, consequently, the irrational use of these products. The pharmaceutical professional presents himself as a promoter of the rational use of medicines, guiding the consumer about the risks of undue consumption of medicines.El marketing digital sigue siendo un tema poco discutido y necesita más consenso con respecto a su definición y subgéneros. El creciente auge del marketing digital en varios sectores incluyendo el de la salud, así como su uso en la industria farmacéutica y en consecuencia sobre el uso de medicamentos, puede tener una influencia directa en la toma decisión de los consumidores. En este contexto, el estudio tuvo como objetivo analizar la influencia del marketing digital en el uso de medicamentos. es una reseña literatura integradora utilizando las bases de datos Pubmed, Lilacs, Scielo y Google Académico, en el que se investigaron los siguientes términos: Marketing y mercadeo marketing digital, regulación de medicamentos, influencia del marketing digital en el uso de medicamentos y marketing digital en el segmento farmacéutico. 46 fueron seleccionados artículos, de los cuales 13 fueron excluidos, resultando 33 obras elegidas para integrar el revisión presente. El marketing digital es una práctica de promoción de productos y servicios, incluyendo medicamentos, usando canales digitales como computadoras, teléfonos celulares y otros dispositivos digitales. En Brasil, la RDC 96/2008 regula la publicidad de fines de divulgación o promoción comercial de medicamentos con el fin de prevenir los anuncios cometen excesos que conducen a un consumo excesivo de estos productos; en el Sin embargo, no puede monitorear el contenido que generan los usuarios de Internet. Ustedes Los estudios muestran que los medios de comunicación pueden influir en la compra y el uso de medicamentos, favoreciendo la automedicación y consecuentemente el uso irracional de estos productos El profesional farmacéutico se presenta como promotor del uso racional de medicamentos orientando al consumidor sobre los riesgos del consumo indebido de medicamentos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMENEZES, Maria Emília da Silva.MENEZES, M. E. S.http://lattes.cnpq.br/6013954511475818BARBOSA, Vanessa Santos de Arruda.BARBOSA V. S. A.ARRUDA V.S.Barbosa, Vanessa S.A.http://lattes.cnpq.br/4151941111376459AZEVEDO, Maria da Gloria Batista de.AZEVEDO, M. G. B.BATISTA, M. G. A.AZEVEDO, MARIA DA GLÓRIA BATISTA DE.http://lattes.cnpq.br/9806813090193502GALDINO, Mateus Atanael Oliveira.2022-12-072022-12-28T13:21:31Z2022-01-282022-12-28T13:21:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28500GALDINO, Mateus Atanael Oliveira. A influência do marketing digital no uso de medicamentos: uma revisão. 2022. 36 fl. 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