A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Teresinha Nunes.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315
Resumo: Este trabalho objetiva analisar como a BNCC orienta a leitura no Ensino Fundamental, a fim de propor uma intervenção. Para tanto, discutimos sobre a leitura, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo; percebemos como as concepções do Interacionismo Sociodiscursivo podem ser percebidas no eixo de leitura para o Ensino Fundamental na BNCC; discutimos sobre a importância dos gêneros textuais para uma formação leitora mais efetiva; e por fim, elaboramos estratégias de trabalho para ensino e aprendizagem de leitura em conformidade com a BNCC. Nesse sentido, a pesquisa está pautada no Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente em Bronckart, Machado e Matencio (2006). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Constatou-se que a BNCC contempla aspectos importantes da formação leitora, entendendo a língua como uma ação interativa. Percebeu-se, ainda, um destaque significativo para a leitura, com cinco competências relacionadas a esse eixo entre as dez voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Inferiu-se que a condução do trabalho com leitura a partir das competências da BNCC possibilita ao aluno desenvolver essas competências, que são essenciais para realizar atividades relacionadas ao mercado de trabalho. Da análise das competências, percebeu-se que para ampliá-las, no ensino da leitura, bem como para ampliar a conceituação e a visão relacionada ao ato de ler, é possível e importante associar princípios do ISD. Por fim, propôs-se um caderno de projetos com atividades voltadas para a leitura, a partir da BNCC, com a pretensão de que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento e que atue em contextos sociais relacionados às leituras realizadas.
id UFCG_0d1bfbfd81ca2c7fb9aa0f998d669db6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21315
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.Reading at BNCC: intervention proposals for elementary school II.LeituraEnsinoInteracionalismo sociodiscursivoAluno-leitorEnsino fundamentalBase Nacional Comum Curricular- BNCCReadingTeachingSociodiscursive InteractionismStudent-readerElementary SchoolCommon National Curriculum Base - BNCCLetras.Este trabalho objetiva analisar como a BNCC orienta a leitura no Ensino Fundamental, a fim de propor uma intervenção. Para tanto, discutimos sobre a leitura, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo; percebemos como as concepções do Interacionismo Sociodiscursivo podem ser percebidas no eixo de leitura para o Ensino Fundamental na BNCC; discutimos sobre a importância dos gêneros textuais para uma formação leitora mais efetiva; e por fim, elaboramos estratégias de trabalho para ensino e aprendizagem de leitura em conformidade com a BNCC. Nesse sentido, a pesquisa está pautada no Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente em Bronckart, Machado e Matencio (2006). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Constatou-se que a BNCC contempla aspectos importantes da formação leitora, entendendo a língua como uma ação interativa. Percebeu-se, ainda, um destaque significativo para a leitura, com cinco competências relacionadas a esse eixo entre as dez voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Inferiu-se que a condução do trabalho com leitura a partir das competências da BNCC possibilita ao aluno desenvolver essas competências, que são essenciais para realizar atividades relacionadas ao mercado de trabalho. Da análise das competências, percebeu-se que para ampliá-las, no ensino da leitura, bem como para ampliar a conceituação e a visão relacionada ao ato de ler, é possível e importante associar princípios do ISD. Por fim, propôs-se um caderno de projetos com atividades voltadas para a leitura, a partir da BNCC, com a pretensão de que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento e que atue em contextos sociais relacionados às leituras realizadas.This work focuses on analyzing the reading skills in the National Common Curricular Base (BNCC), presenting alternatives for didactic work with reading focused on the skills of the Base. The research is based on Sociodiscursive Interactionism, mainly in Bronckart, Machado and Matencio (2006). Methodologically, the research is of the documentary type, with a qualitative approach and applied nature. It was found that BNCC contemplates important aspects of reading training, understanding language as an interactive action. We also perceive a significant emphasis on reading, with five competences related to this axis among the ten focused on the teaching of the Portuguese language. It was inferred that conducting work with reading from the BNCC's competences allows the student to develop these competences, which are essential to carry out activities related to the labor market. From the analysis of the competences, it was realized that to broaden them, in the teaching of reading, as well as to broaden the concept and the vision related to the act of reading, it is possible and important to associate ISD principles. Finally, it was proposed a project notebook with activities aimed at reading, from the BNCC, with the pretension that the student actively participates in the construction of knowledge and that he acts in social contexts related to the readings carried out.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.NOGUEIRA, Teresinha Nunes.2020-05-042021-09-29T12:14:25Z2021-09-292021-09-29T12:14:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315NOGUEIRA, Teresinha Nunes. A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-29T12:14:25Zoai:localhost:riufcg/21315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-29T12:14:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
Reading at BNCC: intervention proposals for elementary school II.
title A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
spellingShingle A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
NOGUEIRA, Teresinha Nunes.
Leitura
Ensino
Interacionalismo sociodiscursivo
Aluno-leitor
Ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Reading
Teaching
Sociodiscursive Interactionism
Student-reader
Elementary School
Common National Curriculum Base - BNCC
Letras.
title_short A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
title_full A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
title_fullStr A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
title_full_unstemmed A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
title_sort A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
author NOGUEIRA, Teresinha Nunes.
author_facet NOGUEIRA, Teresinha Nunes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, Teresinha Nunes.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino
Interacionalismo sociodiscursivo
Aluno-leitor
Ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Reading
Teaching
Sociodiscursive Interactionism
Student-reader
Elementary School
Common National Curriculum Base - BNCC
Letras.
topic Leitura
Ensino
Interacionalismo sociodiscursivo
Aluno-leitor
Ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Reading
Teaching
Sociodiscursive Interactionism
Student-reader
Elementary School
Common National Curriculum Base - BNCC
Letras.
description Este trabalho objetiva analisar como a BNCC orienta a leitura no Ensino Fundamental, a fim de propor uma intervenção. Para tanto, discutimos sobre a leitura, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo; percebemos como as concepções do Interacionismo Sociodiscursivo podem ser percebidas no eixo de leitura para o Ensino Fundamental na BNCC; discutimos sobre a importância dos gêneros textuais para uma formação leitora mais efetiva; e por fim, elaboramos estratégias de trabalho para ensino e aprendizagem de leitura em conformidade com a BNCC. Nesse sentido, a pesquisa está pautada no Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente em Bronckart, Machado e Matencio (2006). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Constatou-se que a BNCC contempla aspectos importantes da formação leitora, entendendo a língua como uma ação interativa. Percebeu-se, ainda, um destaque significativo para a leitura, com cinco competências relacionadas a esse eixo entre as dez voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Inferiu-se que a condução do trabalho com leitura a partir das competências da BNCC possibilita ao aluno desenvolver essas competências, que são essenciais para realizar atividades relacionadas ao mercado de trabalho. Da análise das competências, percebeu-se que para ampliá-las, no ensino da leitura, bem como para ampliar a conceituação e a visão relacionada ao ato de ler, é possível e importante associar princípios do ISD. Por fim, propôs-se um caderno de projetos com atividades voltadas para a leitura, a partir da BNCC, com a pretensão de que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento e que atue em contextos sociais relacionados às leituras realizadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
2021-09-29T12:14:25Z
2021-09-29
2021-09-29T12:14:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315
NOGUEIRA, Teresinha Nunes. A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315
identifier_str_mv NOGUEIRA, Teresinha Nunes. A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744510215782400