A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar como a BNCC orienta a leitura no Ensino Fundamental, a fim de propor uma intervenção. Para tanto, discutimos sobre a leitura, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo; percebemos como as concepções do Interacionismo Sociodiscursivo podem ser percebidas no eixo de leitura para o Ensino Fundamental na BNCC; discutimos sobre a importância dos gêneros textuais para uma formação leitora mais efetiva; e por fim, elaboramos estratégias de trabalho para ensino e aprendizagem de leitura em conformidade com a BNCC. Nesse sentido, a pesquisa está pautada no Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente em Bronckart, Machado e Matencio (2006). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Constatou-se que a BNCC contempla aspectos importantes da formação leitora, entendendo a língua como uma ação interativa. Percebeu-se, ainda, um destaque significativo para a leitura, com cinco competências relacionadas a esse eixo entre as dez voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Inferiu-se que a condução do trabalho com leitura a partir das competências da BNCC possibilita ao aluno desenvolver essas competências, que são essenciais para realizar atividades relacionadas ao mercado de trabalho. Da análise das competências, percebeu-se que para ampliá-las, no ensino da leitura, bem como para ampliar a conceituação e a visão relacionada ao ato de ler, é possível e importante associar princípios do ISD. Por fim, propôs-se um caderno de projetos com atividades voltadas para a leitura, a partir da BNCC, com a pretensão de que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento e que atue em contextos sociais relacionados às leituras realizadas. |
id |
UFCG_0d1bfbfd81ca2c7fb9aa0f998d669db6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21315 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.Reading at BNCC: intervention proposals for elementary school II.LeituraEnsinoInteracionalismo sociodiscursivoAluno-leitorEnsino fundamentalBase Nacional Comum Curricular- BNCCReadingTeachingSociodiscursive InteractionismStudent-readerElementary SchoolCommon National Curriculum Base - BNCCLetras.Este trabalho objetiva analisar como a BNCC orienta a leitura no Ensino Fundamental, a fim de propor uma intervenção. Para tanto, discutimos sobre a leitura, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo; percebemos como as concepções do Interacionismo Sociodiscursivo podem ser percebidas no eixo de leitura para o Ensino Fundamental na BNCC; discutimos sobre a importância dos gêneros textuais para uma formação leitora mais efetiva; e por fim, elaboramos estratégias de trabalho para ensino e aprendizagem de leitura em conformidade com a BNCC. Nesse sentido, a pesquisa está pautada no Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente em Bronckart, Machado e Matencio (2006). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Constatou-se que a BNCC contempla aspectos importantes da formação leitora, entendendo a língua como uma ação interativa. Percebeu-se, ainda, um destaque significativo para a leitura, com cinco competências relacionadas a esse eixo entre as dez voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Inferiu-se que a condução do trabalho com leitura a partir das competências da BNCC possibilita ao aluno desenvolver essas competências, que são essenciais para realizar atividades relacionadas ao mercado de trabalho. Da análise das competências, percebeu-se que para ampliá-las, no ensino da leitura, bem como para ampliar a conceituação e a visão relacionada ao ato de ler, é possível e importante associar princípios do ISD. Por fim, propôs-se um caderno de projetos com atividades voltadas para a leitura, a partir da BNCC, com a pretensão de que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento e que atue em contextos sociais relacionados às leituras realizadas.This work focuses on analyzing the reading skills in the National Common Curricular Base (BNCC), presenting alternatives for didactic work with reading focused on the skills of the Base. The research is based on Sociodiscursive Interactionism, mainly in Bronckart, Machado and Matencio (2006). Methodologically, the research is of the documentary type, with a qualitative approach and applied nature. It was found that BNCC contemplates important aspects of reading training, understanding language as an interactive action. We also perceive a significant emphasis on reading, with five competences related to this axis among the ten focused on the teaching of the Portuguese language. It was inferred that conducting work with reading from the BNCC's competences allows the student to develop these competences, which are essential to carry out activities related to the labor market. From the analysis of the competences, it was realized that to broaden them, in the teaching of reading, as well as to broaden the concept and the vision related to the act of reading, it is possible and important to associate ISD principles. Finally, it was proposed a project notebook with activities aimed at reading, from the BNCC, with the pretension that the student actively participates in the construction of knowledge and that he acts in social contexts related to the readings carried out.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.NOGUEIRA, Teresinha Nunes.2020-05-042021-09-29T12:14:25Z2021-09-292021-09-29T12:14:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315NOGUEIRA, Teresinha Nunes. A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-29T12:14:25Zoai:localhost:riufcg/21315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-29T12:14:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. Reading at BNCC: intervention proposals for elementary school II. |
title |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. |
spellingShingle |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. NOGUEIRA, Teresinha Nunes. Leitura Ensino Interacionalismo sociodiscursivo Aluno-leitor Ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular- BNCC Reading Teaching Sociodiscursive Interactionism Student-reader Elementary School Common National Curriculum Base - BNCC Letras. |
title_short |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. |
title_full |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. |
title_fullStr |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. |
title_full_unstemmed |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. |
title_sort |
A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. |
author |
NOGUEIRA, Teresinha Nunes. |
author_facet |
NOGUEIRA, Teresinha Nunes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. SOARES, L. M. R. http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. MOURA, Adriana Sidralle Rolim de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Teresinha Nunes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino Interacionalismo sociodiscursivo Aluno-leitor Ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular- BNCC Reading Teaching Sociodiscursive Interactionism Student-reader Elementary School Common National Curriculum Base - BNCC Letras. |
topic |
Leitura Ensino Interacionalismo sociodiscursivo Aluno-leitor Ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular- BNCC Reading Teaching Sociodiscursive Interactionism Student-reader Elementary School Common National Curriculum Base - BNCC Letras. |
description |
Este trabalho objetiva analisar como a BNCC orienta a leitura no Ensino Fundamental, a fim de propor uma intervenção. Para tanto, discutimos sobre a leitura, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo; percebemos como as concepções do Interacionismo Sociodiscursivo podem ser percebidas no eixo de leitura para o Ensino Fundamental na BNCC; discutimos sobre a importância dos gêneros textuais para uma formação leitora mais efetiva; e por fim, elaboramos estratégias de trabalho para ensino e aprendizagem de leitura em conformidade com a BNCC. Nesse sentido, a pesquisa está pautada no Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente em Bronckart, Machado e Matencio (2006). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Constatou-se que a BNCC contempla aspectos importantes da formação leitora, entendendo a língua como uma ação interativa. Percebeu-se, ainda, um destaque significativo para a leitura, com cinco competências relacionadas a esse eixo entre as dez voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Inferiu-se que a condução do trabalho com leitura a partir das competências da BNCC possibilita ao aluno desenvolver essas competências, que são essenciais para realizar atividades relacionadas ao mercado de trabalho. Da análise das competências, percebeu-se que para ampliá-las, no ensino da leitura, bem como para ampliar a conceituação e a visão relacionada ao ato de ler, é possível e importante associar princípios do ISD. Por fim, propôs-se um caderno de projetos com atividades voltadas para a leitura, a partir da BNCC, com a pretensão de que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento e que atue em contextos sociais relacionados às leituras realizadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 2021-09-29T12:14:25Z 2021-09-29 2021-09-29T12:14:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315 NOGUEIRA, Teresinha Nunes. A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Teresinha Nunes. A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744510215782400 |