O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LIMA, Iranete.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269
Resumo: Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses.
id UFCG_20933dd952673fc66ddf1da88d8479b7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37269
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.Mathematics teaching related to Rural Education: a focus on the perspective of emancipatory education.Ensino de matemáticaEducação do CampoEducação emancipatóriaEducação Matemática e Educação do CampoMathematics EducationRural EducationEmancipatory EducationMathematics Education and Rural EducationEducação.Matemática.Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-08-12T21:37:35Z2024-08-122024-08-12T21:37:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T21:38:09Zoai:localhost:riufcg/37269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T21:38:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
Mathematics teaching related to Rural Education: a focus on the perspective of emancipatory education.
title O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
spellingShingle O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Ensino de matemática
Educação do Campo
Educação emancipatória
Educação Matemática e Educação do Campo
Mathematics Education
Rural Education
Emancipatory Education
Mathematics Education and Rural Education
Educação.
Matemática.
title_short O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
title_full O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
title_fullStr O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
title_full_unstemmed O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
title_sort O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete.
author_role author
author2 LIMA, Iranete.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Educação do Campo
Educação emancipatória
Educação Matemática e Educação do Campo
Mathematics Education
Rural Education
Emancipatory Education
Mathematics Education and Rural Education
Educação.
Matemática.
topic Ensino de matemática
Educação do Campo
Educação emancipatória
Educação Matemática e Educação do Campo
Mathematics Education
Rural Education
Emancipatory Education
Mathematics Education and Rural Education
Educação.
Matemática.
description Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-08-12T21:37:35Z
2024-08-12
2024-08-12T21:37:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632906514432