O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 |
Resumo: | Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses. |
id |
UFCG_20933dd952673fc66ddf1da88d8479b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37269 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória.Mathematics teaching related to Rural Education: a focus on the perspective of emancipatory education.Ensino de matemáticaEducação do CampoEducação emancipatóriaEducação Matemática e Educação do CampoMathematics EducationRural EducationEmancipatory EducationMathematics Education and Rural EducationEducação.Matemática.Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-08-12T21:37:35Z2024-08-122024-08-12T21:37:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T21:38:09Zoai:localhost:riufcg/37269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T21:38:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. Mathematics teaching related to Rural Education: a focus on the perspective of emancipatory education. |
title |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. |
spellingShingle |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. LIMA, Aldinete Silvino de. Ensino de matemática Educação do Campo Educação emancipatória Educação Matemática e Educação do Campo Mathematics Education Rural Education Emancipatory Education Mathematics Education and Rural Education Educação. Matemática. |
title_short |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. |
title_full |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. |
title_fullStr |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. |
title_full_unstemmed |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. |
title_sort |
O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Educação do Campo Educação emancipatória Educação Matemática e Educação do Campo Mathematics Education Rural Education Emancipatory Education Mathematics Education and Rural Education Educação. Matemática. |
topic |
Ensino de matemática Educação do Campo Educação emancipatória Educação Matemática e Educação do Campo Mathematics Education Rural Education Emancipatory Education Mathematics Education and Rural Education Educação. Matemática. |
description |
Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2024-08-12T21:37:35Z 2024-08-12 2024-08-12T21:37:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744632906514432 |