O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MILANI, Raquel.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski., SOARES, Daniela Alves., LIMA, Aldinete Silvino de.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520
Resumo: O texto tem por objetivo discutir possibilidades de diálogo nas aulas de matemática nos seis ambientes de aprendizagem apresentados por Ole Skovsmose. Trata-se de uma discussão teórica sobre o diálogo à luz da Educação Matemática Crítica. No percurso metodológico utiliza-se do debate teórico sobre a Educação Matemática Crítica como campo de estudo e de pesquisa para fundamentar o conceito de diálogo e discutir os elementos que constituem os ambientes de aprendizagem no paradigma do exercício e nos cenários para investigação. O estudo indica possibilidades para que a comunicação entre professor e alunos se aproxime do diálogo no paradigma do exercício. Nos ambientes de aprendizagem enraizados no paradigma do exercício, é possível mover-se em direção ao diálogo, colocando em ação alguns atos dialógicos, de modo que a fala seja compartilhada entre professor e alunos nas aulas de matemática. Assim, o diálogo, que pressupõe a relação sociopolítica e cultural, a mutualidade e a equidade entre os atores, para além de acontecer nos cenários para investigação, pode ser iniciado em ambientes caracterizados como educação matemática tradicional.
id UFCG_3c62c420cc22dfd052f1335c18d4b0dc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35520
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.The dialogue in the mathematics learning environments.Educação Matemática CríticaCenários para investigaçãoParadigma do exercícioEnsino de matemáticaAmbientes de aprendizagem - matemáticaDiálogo e ensino de matemáticaCritical Mathematics EducationScenarios for investigationExercise paradigmTeaching mathematicsLearning Environments - MathematicsDialogue and mathematics teachingEducação.O texto tem por objetivo discutir possibilidades de diálogo nas aulas de matemática nos seis ambientes de aprendizagem apresentados por Ole Skovsmose. Trata-se de uma discussão teórica sobre o diálogo à luz da Educação Matemática Crítica. No percurso metodológico utiliza-se do debate teórico sobre a Educação Matemática Crítica como campo de estudo e de pesquisa para fundamentar o conceito de diálogo e discutir os elementos que constituem os ambientes de aprendizagem no paradigma do exercício e nos cenários para investigação. O estudo indica possibilidades para que a comunicação entre professor e alunos se aproxime do diálogo no paradigma do exercício. Nos ambientes de aprendizagem enraizados no paradigma do exercício, é possível mover-se em direção ao diálogo, colocando em ação alguns atos dialógicos, de modo que a fala seja compartilhada entre professor e alunos nas aulas de matemática. Assim, o diálogo, que pressupõe a relação sociopolítica e cultural, a mutualidade e a equidade entre os atores, para além de acontecer nos cenários para investigação, pode ser iniciado em ambientes caracterizados como educação matemática tradicional.This text aims to discuss possibilities of dialogue in mathematics classes in the six learning environments presented by Ole Skovsmose. It presents a theoretical discussion about the dialogue through the lens of Critical Mathematics Education. In the demonstrated methodology, the theoretical debate on Critical Mathematics Education was adopted as a field of study and research, in order to substantiate the concept of dialogue and discuss the elements that constitute the learning environments in the exercise paradigm and the landscape of investigations. The study indicates possibilities, so that the communication between teacher and students approaches the dialogue in the exercise paradigm. In the learning environments related to the exercise paradigm, it is possible to move towards the dialogue, putting some dialogic acts into action, in a way that the talk is shared by both the teacher and the students in mathematics classes. Therefore, the dialogue, which presupposes the sociopolitical and cultural relationship, as well as mutuality and equity among actors, can be initiated beyond the landscape of investigations, and take place in the environments characterized as traditional mathematics education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172024-04-29T21:17:44Z2024-04-292024-04-29T21:17:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520MILANI, Raquel; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; SOARES, Daniela Alves; LIMA, Aldinete Silvino de. O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, Pr, v.6, n.12, p.221-245, jul.-dez. 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520porMILANI, Raquel.CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.SOARES, Daniela Alves.LIMA, Aldinete Silvino de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-29T21:18:07Zoai:localhost:riufcg/35520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-29T21:18:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.
The dialogue in the mathematics learning environments.
title O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.
spellingShingle O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.
MILANI, Raquel.
Educação Matemática Crítica
Cenários para investigação
Paradigma do exercício
Ensino de matemática
Ambientes de aprendizagem - matemática
Diálogo e ensino de matemática
Critical Mathematics Education
Scenarios for investigation
Exercise paradigm
Teaching mathematics
Learning Environments - Mathematics
Dialogue and mathematics teaching
Educação.
title_short O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.
title_full O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.
title_fullStr O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.
title_full_unstemmed O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.
title_sort O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática.
author MILANI, Raquel.
author_facet MILANI, Raquel.
CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
SOARES, Daniela Alves.
LIMA, Aldinete Silvino de.
author_role author
author2 CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
SOARES, Daniela Alves.
LIMA, Aldinete Silvino de.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MILANI, Raquel.
CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
SOARES, Daniela Alves.
LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Cenários para investigação
Paradigma do exercício
Ensino de matemática
Ambientes de aprendizagem - matemática
Diálogo e ensino de matemática
Critical Mathematics Education
Scenarios for investigation
Exercise paradigm
Teaching mathematics
Learning Environments - Mathematics
Dialogue and mathematics teaching
Educação.
topic Educação Matemática Crítica
Cenários para investigação
Paradigma do exercício
Ensino de matemática
Ambientes de aprendizagem - matemática
Diálogo e ensino de matemática
Critical Mathematics Education
Scenarios for investigation
Exercise paradigm
Teaching mathematics
Learning Environments - Mathematics
Dialogue and mathematics teaching
Educação.
description O texto tem por objetivo discutir possibilidades de diálogo nas aulas de matemática nos seis ambientes de aprendizagem apresentados por Ole Skovsmose. Trata-se de uma discussão teórica sobre o diálogo à luz da Educação Matemática Crítica. No percurso metodológico utiliza-se do debate teórico sobre a Educação Matemática Crítica como campo de estudo e de pesquisa para fundamentar o conceito de diálogo e discutir os elementos que constituem os ambientes de aprendizagem no paradigma do exercício e nos cenários para investigação. O estudo indica possibilidades para que a comunicação entre professor e alunos se aproxime do diálogo no paradigma do exercício. Nos ambientes de aprendizagem enraizados no paradigma do exercício, é possível mover-se em direção ao diálogo, colocando em ação alguns atos dialógicos, de modo que a fala seja compartilhada entre professor e alunos nas aulas de matemática. Assim, o diálogo, que pressupõe a relação sociopolítica e cultural, a mutualidade e a equidade entre os atores, para além de acontecer nos cenários para investigação, pode ser iniciado em ambientes caracterizados como educação matemática tradicional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2024-04-29T21:17:44Z
2024-04-29
2024-04-29T21:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520
MILANI, Raquel; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; SOARES, Daniela Alves; LIMA, Aldinete Silvino de. O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, Pr, v.6, n.12, p.221-245, jul.-dez. 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520
identifier_str_mv MILANI, Raquel; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; SOARES, Daniela Alves; LIMA, Aldinete Silvino de. O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, Pr, v.6, n.12, p.221-245, jul.-dez. 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620541706240