Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862 |
Resumo: | Este trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada. |
id |
UFCG_5861234d21298002f3d1fd71fb0e8946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4862 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.Thinking with sociology in high school: teaching practices in the teaching of sociology.Ensino de sociologiaPrática docenteEnsino médioSociology teachingTeaching practiceHigh schoolEste trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada.This work entitled “Thinking with Sociology in High School: teaching practices in the teaching of Sociology”, had as general objective to understand how the teaching practices developed by the teachers of Sociology in High School occur. In this way, an exploratory research with a qualitative approach was carried out in the School of Monteiro-PB, using as an instrument of data collection the semistructured interview with ten (10) open questions (subjective) that were applied to two (2) teachers who teach the discipline of Sociology. The data were then analyzed and interpreted. The results analyzed showed that although Sociology is compulsory in the basic education curriculum, it faces several problems in order to fulfill its role as a discipline. Challenges to teaching practices related to sociology are presented, ranging from initial and continuing education to the pedagogical strategies used by the teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.2017-09-202019-07-12T18:52:27Z2019-07-122019-07-12T18:52:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-21T16:31:19Zoai:localhost:riufcg/4862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-21T16:31:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. Thinking with sociology in high school: teaching practices in the teaching of sociology. |
title |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. |
spellingShingle |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Ensino de sociologia Prática docente Ensino médio Sociology teaching Teaching practice High school |
title_short |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. |
title_full |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. |
title_fullStr |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. |
title_full_unstemmed |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. |
title_sort |
Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. |
author |
OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. |
author_facet |
OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. SILVA, F. G. P. http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Prática docente Ensino médio Sociology teaching Teaching practice High school |
topic |
Ensino de sociologia Prática docente Ensino médio Sociology teaching Teaching practice High school |
description |
Este trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-20 2019-07-12T18:52:27Z 2019-07-12 2019-07-12T18:52:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862 OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744380296167424 |