A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916 |
Resumo: | Apresentamos um recorte do projeto de doutorado em fase inicial de desenvolvimento que objetiva compreender a formação de professores de Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo e a prática do professor formador quanto ao ensino de conteúdos matemáticos articulados aos processos formativos inerentes à Educação do Campo. Para tanto, tomamos por referência sobre Educação do Campo os estudos de Molina (2015), Caldart (2012) e Fernandes (2012) e sobre a formação de professores de Matemática, os estudos de Nacarato e Paiva (2013), Fiorentini (2008) e Curi (2000). Apoiamo-nos também na perspectiva da Educação Matemática Crítica especificamente no que se refere à cenários para investigação segundo Skovsmose (2008, 2014). Buscamos, portanto, estabelecer uma articulação entre esses domínios na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Em seguida apresentamos a metodologia e breves considerações sobre a pesquisa. |
id |
UFCG_5afe346e17a9d94a1322455156d76538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35916 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo.The training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education.Professores de matemáticaLicenciatura em Educação do CampoFormação docente - matemáticaEducação do CampoEducação MatemáticaMath teachersDegree in Rural EducationTeacher training - mathematicsCountryside EducationMathematics EducationEducação.Apresentamos um recorte do projeto de doutorado em fase inicial de desenvolvimento que objetiva compreender a formação de professores de Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo e a prática do professor formador quanto ao ensino de conteúdos matemáticos articulados aos processos formativos inerentes à Educação do Campo. Para tanto, tomamos por referência sobre Educação do Campo os estudos de Molina (2015), Caldart (2012) e Fernandes (2012) e sobre a formação de professores de Matemática, os estudos de Nacarato e Paiva (2013), Fiorentini (2008) e Curi (2000). Apoiamo-nos também na perspectiva da Educação Matemática Crítica especificamente no que se refere à cenários para investigação segundo Skovsmose (2008, 2014). Buscamos, portanto, estabelecer uma articulação entre esses domínios na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Em seguida apresentamos a metodologia e breves considerações sobre a pesquisa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-06-05T11:27:58Z2024-06-052024-06-05T11:27:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A formação de professores de matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 2015, Caruaru-PE. Anais [...]. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T11:28:22Zoai:localhost:riufcg/35916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T11:28:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. The training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education. |
title |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
spellingShingle |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. LIMA, Aldinete Silvino de. Professores de matemática Licenciatura em Educação do Campo Formação docente - matemática Educação do Campo Educação Matemática Math teachers Degree in Rural Education Teacher training - mathematics Countryside Education Mathematics Education Educação. |
title_short |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
title_full |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
title_fullStr |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
title_full_unstemmed |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
title_sort |
A formação de professores de matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de matemática Licenciatura em Educação do Campo Formação docente - matemática Educação do Campo Educação Matemática Math teachers Degree in Rural Education Teacher training - mathematics Countryside Education Mathematics Education Educação. |
topic |
Professores de matemática Licenciatura em Educação do Campo Formação docente - matemática Educação do Campo Educação Matemática Math teachers Degree in Rural Education Teacher training - mathematics Countryside Education Mathematics Education Educação. |
description |
Apresentamos um recorte do projeto de doutorado em fase inicial de desenvolvimento que objetiva compreender a formação de professores de Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo e a prática do professor formador quanto ao ensino de conteúdos matemáticos articulados aos processos formativos inerentes à Educação do Campo. Para tanto, tomamos por referência sobre Educação do Campo os estudos de Molina (2015), Caldart (2012) e Fernandes (2012) e sobre a formação de professores de Matemática, os estudos de Nacarato e Paiva (2013), Fiorentini (2008) e Curi (2000). Apoiamo-nos também na perspectiva da Educação Matemática Crítica especificamente no que se refere à cenários para investigação segundo Skovsmose (2008, 2014). Buscamos, portanto, estabelecer uma articulação entre esses domínios na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Em seguida apresentamos a metodologia e breves considerações sobre a pesquisa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2024-06-05T11:27:58Z 2024-06-05 2024-06-05T11:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A formação de professores de matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 2015, Caruaru-PE. Anais [...]. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A formação de professores de matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 2015, Caruaru-PE. Anais [...]. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623207186432 |