Gramática reflexiva na escola: contribuições e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Maria Tereza Rodrigues de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4903
Resumo: O uso da gramática no ensino de língua portuguesa vem gerando muita polêmica no decorrer dos últimos anos. Muitos professores questionam se devem ensinar ou não a gramática nas aulas de língua portuguesa, tomando-se até como sinônimos ensinar língua portuguesa e ensinar gramática. Alguns defendem seu ensino sistemático; outros, o abandono deste, por considerá-lo ineficaz para um domínio efetivo da língua. Buscando responder a essa inquietação, aborda-se, neste trabalho, uma reflexão sobre o ensino de gramática, ressaltando a adoção de uma proposta efetiva de uso e reflexão para o ensino de língua. Toma-se como objetivos discutir o processo ensino-aprendizagem buscando desmistificar, pela abordagem reflexiva do ensino de gramática, a perspectiva tradicional dada pelo educador aos temas de ensino de língua materna, como a "arte de falar e escrever bem", apresentando algumas concepções de gramática e a contribuição destas no processo ensino-aprendizagem da língua. Diferencia-se dentre as varias visões de ensino as que são da ordem da língua e da gramática, analisando algumas propostas da primeira unidade do livro didático Tudo e linguagem de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (2007) bem como na prática docente, caracterizando-as como reflexivas ou não. São referenciais teóricos o trabalho de Travaglia (2006), Possenti (1999) e Perini (2007). Consta-se que apesar das propostas de um ensino mais reflexivo da língua, a escola ainda sustenta uma prática de ensino voltada para a gramática normativa, considerada como uma espécie de conjunto de leis que regem a sociedade e que ha uma lenta transição entre o ensino de gramática normativo e de gramática reflexiva.
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