Gramática reflexiva na escola: contribuições e possibilidades.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4903 |
Resumo: | O uso da gramática no ensino de língua portuguesa vem gerando muita polêmica no decorrer dos últimos anos. Muitos professores questionam se devem ensinar ou não a gramática nas aulas de língua portuguesa, tomando-se até como sinônimos ensinar língua portuguesa e ensinar gramática. Alguns defendem seu ensino sistemático; outros, o abandono deste, por considerá-lo ineficaz para um domínio efetivo da língua. Buscando responder a essa inquietação, aborda-se, neste trabalho, uma reflexão sobre o ensino de gramática, ressaltando a adoção de uma proposta efetiva de uso e reflexão para o ensino de língua. Toma-se como objetivos discutir o processo ensino-aprendizagem buscando desmistificar, pela abordagem reflexiva do ensino de gramática, a perspectiva tradicional dada pelo educador aos temas de ensino de língua materna, como a "arte de falar e escrever bem", apresentando algumas concepções de gramática e a contribuição destas no processo ensino-aprendizagem da língua. Diferencia-se dentre as varias visões de ensino as que são da ordem da língua e da gramática, analisando algumas propostas da primeira unidade do livro didático Tudo e linguagem de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (2007) bem como na prática docente, caracterizando-as como reflexivas ou não. São referenciais teóricos o trabalho de Travaglia (2006), Possenti (1999) e Perini (2007). Consta-se que apesar das propostas de um ensino mais reflexivo da língua, a escola ainda sustenta uma prática de ensino voltada para a gramática normativa, considerada como uma espécie de conjunto de leis que regem a sociedade e que ha uma lenta transição entre o ensino de gramática normativo e de gramática reflexiva. |
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Gramática reflexiva na escola: contribuições e possibilidades.Reflective Grammar in School: contributions and Possibilities.Gramática reflexivaEnsino de gramáticaEspecializaçãoReflective GrammarGrammar teachingSpecializationLetras - Língua Portuguesa.O uso da gramática no ensino de língua portuguesa vem gerando muita polêmica no decorrer dos últimos anos. Muitos professores questionam se devem ensinar ou não a gramática nas aulas de língua portuguesa, tomando-se até como sinônimos ensinar língua portuguesa e ensinar gramática. Alguns defendem seu ensino sistemático; outros, o abandono deste, por considerá-lo ineficaz para um domínio efetivo da língua. Buscando responder a essa inquietação, aborda-se, neste trabalho, uma reflexão sobre o ensino de gramática, ressaltando a adoção de uma proposta efetiva de uso e reflexão para o ensino de língua. Toma-se como objetivos discutir o processo ensino-aprendizagem buscando desmistificar, pela abordagem reflexiva do ensino de gramática, a perspectiva tradicional dada pelo educador aos temas de ensino de língua materna, como a "arte de falar e escrever bem", apresentando algumas concepções de gramática e a contribuição destas no processo ensino-aprendizagem da língua. Diferencia-se dentre as varias visões de ensino as que são da ordem da língua e da gramática, analisando algumas propostas da primeira unidade do livro didático Tudo e linguagem de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (2007) bem como na prática docente, caracterizando-as como reflexivas ou não. São referenciais teóricos o trabalho de Travaglia (2006), Possenti (1999) e Perini (2007). Consta-se que apesar das propostas de um ensino mais reflexivo da língua, a escola ainda sustenta uma prática de ensino voltada para a gramática normativa, considerada como uma espécie de conjunto de leis que regem a sociedade e que ha uma lenta transição entre o ensino de gramática normativo e de gramática reflexiva.The use o f grammar in teaching Portuguese language has generated much controversy in the past few years. Many questions whether teachers should teach or no the grammar of Portuguese in class, taking up as synonyms teach Portuguese and teach grammar. Some argue its systematic education; others, the abandonment of this, as it has been considered inefficient for an effective field of language. Seeking to respond to that concern, deals o f this work, a reflection on the teaching of grammar, emphasizing the adoption of a proposal for effective use and reflection on language teaching. Takes itself as objective to discuss the teaching-learning process seeking demystify, the reflective approach to teaching grammar, the traditional perspective given by the educator to the themes of mother-tongue teaching, as the art o f speaking and writing well, presenting some concepts o f grammar and the contribution o f the teaching-learning process o f language. Differentiates itself among the various visions o f teaching those o f order o f language and grammar, analyzing some proposals o f the first unit o f the textbook Tudo e linguagem de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (2007),as well as in the teaching practice, characterizing them as reflexive or not. Be theoretical references to this work Travaglia (1997), Possenti (1996) and Perini (2007) constant that the while the proposals for more reflective teaching o f language, the school still maintains a practice o f focused on the normative grammar, considered as a sort o f set o f laws that govern the society and that there is a slow transition between education normative grammar and reflective.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGRODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.http://lattes.cnpq.br/9787353864767301DANTAS, Nadege da Silva.WANDERLEY, Naelza de Araújo.SOUZA, Maria Tereza Rodrigues de.2008-11-072019-07-16T16:42:20Z2019-07-162019-07-16T16:42:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4903SOUZA, Maria Tereza Rodrigues de. Gramática reflexiva na escola: contribuições e possibilidades. 2008. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T19:04:09Zoai:localhost:riufcg/4903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T19:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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