A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LIMA, Iranete Maria da Silva.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
Resumo: Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tendência a superar o modelo 3+1 de formação de professores de matemática, em favor de um modelo que busca articular: a teoria e a prática, a formação matemática e a pedagógica, a universidade, a escola e a comunidade. A Matemática ensinada nesta perspectiva aproxima-se das preocupações preconizadas pela Educação Matemática Crítica.
id UFCG_60599c5baef287235be0b7afc0a01da0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35527
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.Research, dialogue and criticity in the pedagogical projects of licensing courses in degree in Field Education.Professores de matemáticaFormação de professores de matemáticaEducação do CampoLicenciatura em Educação do CampoCurso de Licenciatura em Educação do CampoEducação Matemática CríticaAnálise documentalMath teachersMathematics teacher trainingCountryside EducationDegree in Rural EducationBachelor's Degree in Rural EducationCritical Mathematics EducationDocument analysisEducação.Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tendência a superar o modelo 3+1 de formação de professores de matemática, em favor de um modelo que busca articular: a teoria e a prática, a formação matemática e a pedagógica, a universidade, a escola e a comunidade. A Matemática ensinada nesta perspectiva aproxima-se das preocupações preconizadas pela Educação Matemática Crítica.We present a cut of a doctoral research on the training of teachers of Mathematics in Courses of Degree in Field Education. The research is anchored in studies on teacher education, Critical Mathematics Education and Field Education. Through a documentary analysis we sought to identify characteristic elements of the mathematical, pedagogical and sociopolitical formations present in the pedagogical projects of three courses based in public universities in the Northeast, Southeast and Central West regions of Brazil. The analyzes show elements that permeate the proposals of the courses analyzed in what concerns the investigation, the dialogue and the criticality, analytical categories that we consider in this study. The proposals of the courses also show a tendency to overcome the 3 + 1 model of teacher training in mathematics, in favor of a model that seeks to articulate: theory and practice, mathematical and pedagogical training, university, school and community. Mathematics taught in this perspective is close to the concerns advocated by Critical Mathematics Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-04-30T19:03:35Z2024-04-302024-04-30T19:03:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: MACHADO, Felipe Antonio; GONÇALVES, Fagundes (orgs). Universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática. 1ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-30T19:04:01Zoai:localhost:riufcg/35527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-30T19:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
Research, dialogue and criticity in the pedagogical projects of licensing courses in degree in Field Education.
title A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
spellingShingle A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Professores de matemática
Formação de professores de matemática
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Análise documental
Math teachers
Mathematics teacher training
Countryside Education
Degree in Rural Education
Bachelor's Degree in Rural Education
Critical Mathematics Education
Document analysis
Educação.
title_short A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
title_full A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
title_fullStr A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
title_full_unstemmed A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
title_sort A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
author_role author
author2 LIMA, Iranete Maria da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matemática
Formação de professores de matemática
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Análise documental
Math teachers
Mathematics teacher training
Countryside Education
Degree in Rural Education
Bachelor's Degree in Rural Education
Critical Mathematics Education
Document analysis
Educação.
topic Professores de matemática
Formação de professores de matemática
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Análise documental
Math teachers
Mathematics teacher training
Countryside Education
Degree in Rural Education
Bachelor's Degree in Rural Education
Critical Mathematics Education
Document analysis
Educação.
description Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tendência a superar o modelo 3+1 de formação de professores de matemática, em favor de um modelo que busca articular: a teoria e a prática, a formação matemática e a pedagógica, a universidade, a escola e a comunidade. A Matemática ensinada nesta perspectiva aproxima-se das preocupações preconizadas pela Educação Matemática Crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-04-30T19:03:35Z
2024-04-30
2024-04-30T19:03:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: MACHADO, Felipe Antonio; GONÇALVES, Fagundes (orgs). Universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática. 1ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: MACHADO, Felipe Antonio; GONÇALVES, Fagundes (orgs). Universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática. 1ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620553240576