A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527 |
Resumo: | Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tendência a superar o modelo 3+1 de formação de professores de matemática, em favor de um modelo que busca articular: a teoria e a prática, a formação matemática e a pedagógica, a universidade, a escola e a comunidade. A Matemática ensinada nesta perspectiva aproxima-se das preocupações preconizadas pela Educação Matemática Crítica. |
id |
UFCG_60599c5baef287235be0b7afc0a01da0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35527 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo.Research, dialogue and criticity in the pedagogical projects of licensing courses in degree in Field Education.Professores de matemáticaFormação de professores de matemáticaEducação do CampoLicenciatura em Educação do CampoCurso de Licenciatura em Educação do CampoEducação Matemática CríticaAnálise documentalMath teachersMathematics teacher trainingCountryside EducationDegree in Rural EducationBachelor's Degree in Rural EducationCritical Mathematics EducationDocument analysisEducação.Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tendência a superar o modelo 3+1 de formação de professores de matemática, em favor de um modelo que busca articular: a teoria e a prática, a formação matemática e a pedagógica, a universidade, a escola e a comunidade. A Matemática ensinada nesta perspectiva aproxima-se das preocupações preconizadas pela Educação Matemática Crítica.We present a cut of a doctoral research on the training of teachers of Mathematics in Courses of Degree in Field Education. The research is anchored in studies on teacher education, Critical Mathematics Education and Field Education. Through a documentary analysis we sought to identify characteristic elements of the mathematical, pedagogical and sociopolitical formations present in the pedagogical projects of three courses based in public universities in the Northeast, Southeast and Central West regions of Brazil. The analyzes show elements that permeate the proposals of the courses analyzed in what concerns the investigation, the dialogue and the criticality, analytical categories that we consider in this study. The proposals of the courses also show a tendency to overcome the 3 + 1 model of teacher training in mathematics, in favor of a model that seeks to articulate: theory and practice, mathematical and pedagogical training, university, school and community. Mathematics taught in this perspective is close to the concerns advocated by Critical Mathematics Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-04-30T19:03:35Z2024-04-302024-04-30T19:03:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: MACHADO, Felipe Antonio; GONÇALVES, Fagundes (orgs). Universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática. 1ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-30T19:04:01Zoai:localhost:riufcg/35527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-30T19:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. Research, dialogue and criticity in the pedagogical projects of licensing courses in degree in Field Education. |
title |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. |
spellingShingle |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. LIMA, Aldinete Silvino de. Professores de matemática Formação de professores de matemática Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Curso de Licenciatura em Educação do Campo Educação Matemática Crítica Análise documental Math teachers Mathematics teacher training Countryside Education Degree in Rural Education Bachelor's Degree in Rural Education Critical Mathematics Education Document analysis Educação. |
title_short |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. |
title_full |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. |
title_fullStr |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. |
title_full_unstemmed |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. |
title_sort |
A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de matemática Formação de professores de matemática Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Curso de Licenciatura em Educação do Campo Educação Matemática Crítica Análise documental Math teachers Mathematics teacher training Countryside Education Degree in Rural Education Bachelor's Degree in Rural Education Critical Mathematics Education Document analysis Educação. |
topic |
Professores de matemática Formação de professores de matemática Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Curso de Licenciatura em Educação do Campo Educação Matemática Crítica Análise documental Math teachers Mathematics teacher training Countryside Education Degree in Rural Education Bachelor's Degree in Rural Education Critical Mathematics Education Document analysis Educação. |
description |
Apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Matemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a formação de professores, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Por meio de uma análise documental buscamos identiicar elementos característicos das formações matemática, pedagógica e sociopolítica presentes nos projetos pedagógicos de três cursos sediados em universidades públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As análises evidenciam elementos que permeiam as propostas dos cursos analisados no que concerne ainvestigação, odiálogoe acriticidade, categorias analíticas que consideramos neste estudo. As propostas dos cursos denotam, também, uma tendência a superar o modelo 3+1 de formação de professores de matemática, em favor de um modelo que busca articular: a teoria e a prática, a formação matemática e a pedagógica, a universidade, a escola e a comunidade. A Matemática ensinada nesta perspectiva aproxima-se das preocupações preconizadas pela Educação Matemática Crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-04-30T19:03:35Z 2024-04-30 2024-04-30T19:03:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: MACHADO, Felipe Antonio; GONÇALVES, Fagundes (orgs). Universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática. 1ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A investigação, o diálogo e a criticidade nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: MACHADO, Felipe Antonio; GONÇALVES, Fagundes (orgs). Universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática. 1ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620553240576 |