A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Silvia Fernandes de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13056
Resumo: Neste trabalho objetivamos analisar os principais problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem e aperfeiçoamento da leitura dos educandos. Assim, fizemos uma pesquisa bibliográfica baseando-se em alguns autores como: Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Casassanta e outros autores, em que investigamos algumas alternativas metodológicas que possibilitou-nos pensarmos a respeito de como despertar o interesse do educando pelo habito da leitura. Sendo assim, através da literatura infantil desenvolvemos em sala de aula trabalhos envolvendo a interação e a contação de historias literárias infantis motivando o habito de ler. Diante disso, podemos ressaltar que a leitura sempre representa uma das ligações mais significativas do ser humano com o mundo das informações. Na relação dessas ideias a leitura tem trazido oportunidades de trocar ideias, e comentar noticias, questionamentos, e reflexões. Assim para formarmos futures leitores e fundamental que a leitura faca parte da rotina diária para que as pessoas comecem a entender o sentido do mundo letrado. E a literatura infantil dedicada ao publico "mirim" e o ponto de partida para a formação inicial e o aperfeiçoamento do leitor tornando assim a aprendizagem da leitura verdadeiramente significativa desde as primeiras series do ensino fundamental.
id UFCG_6e7421eaad90560fbf7a8093d300b36b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13056
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.Children's literature in improving the reader.Literatura infantilCrianças leitorasFormação de leitoresTeatro infantilEducação infantil - literaturaHábito da leitura - criançasInteresse pela leitura - criançasContação de histórias infantisAprendizagem significativaAperfeiçoamento da leituraProcesso de ensino-aprendizagemChildren's literatureReading childrenReaders trainingChildren's TheaterReading habit - childrenInterest in reading - childChildren's storytellingMeaningful learningReading improvementTeaching-learning processEducação.Neste trabalho objetivamos analisar os principais problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem e aperfeiçoamento da leitura dos educandos. Assim, fizemos uma pesquisa bibliográfica baseando-se em alguns autores como: Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Casassanta e outros autores, em que investigamos algumas alternativas metodológicas que possibilitou-nos pensarmos a respeito de como despertar o interesse do educando pelo habito da leitura. Sendo assim, através da literatura infantil desenvolvemos em sala de aula trabalhos envolvendo a interação e a contação de historias literárias infantis motivando o habito de ler. Diante disso, podemos ressaltar que a leitura sempre representa uma das ligações mais significativas do ser humano com o mundo das informações. Na relação dessas ideias a leitura tem trazido oportunidades de trocar ideias, e comentar noticias, questionamentos, e reflexões. Assim para formarmos futures leitores e fundamental que a leitura faca parte da rotina diária para que as pessoas comecem a entender o sentido do mundo letrado. E a literatura infantil dedicada ao publico "mirim" e o ponto de partida para a formação inicial e o aperfeiçoamento do leitor tornando assim a aprendizagem da leitura verdadeiramente significativa desde as primeiras series do ensino fundamental.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SOUSA, Silvia Fernandes de.2009-02-202020-06-30T08:42:16Z2020-06-302020-06-30T08:42:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13056SOUSA, Silvia Fernandes de. A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor. 2009. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:07:49Zoai:localhost:riufcg/13056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:07:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
Children's literature in improving the reader.
title A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
spellingShingle A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
SOUSA, Silvia Fernandes de.
Literatura infantil
Crianças leitoras
Formação de leitores
Teatro infantil
Educação infantil - literatura
Hábito da leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Contação de histórias infantis
Aprendizagem significativa
Aperfeiçoamento da leitura
Processo de ensino-aprendizagem
Children's literature
Reading children
Readers training
Children's Theater
Reading habit - children
Interest in reading - child
Children's storytelling
Meaningful learning
Reading improvement
Teaching-learning process
Educação.
title_short A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
title_full A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
title_fullStr A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
title_full_unstemmed A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
title_sort A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
author SOUSA, Silvia Fernandes de.
author_facet SOUSA, Silvia Fernandes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Silvia Fernandes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Crianças leitoras
Formação de leitores
Teatro infantil
Educação infantil - literatura
Hábito da leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Contação de histórias infantis
Aprendizagem significativa
Aperfeiçoamento da leitura
Processo de ensino-aprendizagem
Children's literature
Reading children
Readers training
Children's Theater
Reading habit - children
Interest in reading - child
Children's storytelling
Meaningful learning
Reading improvement
Teaching-learning process
Educação.
topic Literatura infantil
Crianças leitoras
Formação de leitores
Teatro infantil
Educação infantil - literatura
Hábito da leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Contação de histórias infantis
Aprendizagem significativa
Aperfeiçoamento da leitura
Processo de ensino-aprendizagem
Children's literature
Reading children
Readers training
Children's Theater
Reading habit - children
Interest in reading - child
Children's storytelling
Meaningful learning
Reading improvement
Teaching-learning process
Educação.
description Neste trabalho objetivamos analisar os principais problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem e aperfeiçoamento da leitura dos educandos. Assim, fizemos uma pesquisa bibliográfica baseando-se em alguns autores como: Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Casassanta e outros autores, em que investigamos algumas alternativas metodológicas que possibilitou-nos pensarmos a respeito de como despertar o interesse do educando pelo habito da leitura. Sendo assim, através da literatura infantil desenvolvemos em sala de aula trabalhos envolvendo a interação e a contação de historias literárias infantis motivando o habito de ler. Diante disso, podemos ressaltar que a leitura sempre representa uma das ligações mais significativas do ser humano com o mundo das informações. Na relação dessas ideias a leitura tem trazido oportunidades de trocar ideias, e comentar noticias, questionamentos, e reflexões. Assim para formarmos futures leitores e fundamental que a leitura faca parte da rotina diária para que as pessoas comecem a entender o sentido do mundo letrado. E a literatura infantil dedicada ao publico "mirim" e o ponto de partida para a formação inicial e o aperfeiçoamento do leitor tornando assim a aprendizagem da leitura verdadeiramente significativa desde as primeiras series do ensino fundamental.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-20
2020-06-30T08:42:16Z
2020-06-30
2020-06-30T08:42:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13056
SOUSA, Silvia Fernandes de. A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor. 2009. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13056
identifier_str_mv SOUSA, Silvia Fernandes de. A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor. 2009. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445272227840