A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Saniel Ferreira.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6290
Resumo: O estudo buscou realizar uma pesquisa com estrutura exploratória e de campo, tendo como foco à formação docente do curso de licenciatura em química, onde se buscou analisar os principais entraves e desafios vivenciados durante o curso e no ato do exercício do magistério. A pesquisa buscou compreender, os entraves e perspectivas da formação docente no curso de licenciatura em química e as possíveis interferências na formação docente. A mesma teve como publico alvo, os docentes do curso de licenciatura em química do CFP, onde a pesquisa se dividiu entre três publico chave. Primeiramente, os alunos que ingressarão mais recente no curso de química, ou seja, os alunos que estão atualmente no segundo semestre. Além disso, os discentes que estão próximos a concluir o curso, onde procurou analisar os possíveis entraves ocorridos no percurso de inicio ate conclusão do curso escolhido. E por fim, os docentes formados no centro de formação de professores (CFP), onde se questionou, os principais desafios vivenciados no ato da docência. Desse modo, obteve como resultados que o mesmo necessita de certas mudanças na sua grade curricular, como a ampliação no número de estágios supervisionados e supostamente a redução de disciplinas oriundas das ciências exatas.
id UFCG_728ad2a159f70f543641a57c24bd453a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6290
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.The teacher education in chemistry at CFP/UFCG in the perception of students.Professor-formação profissional - químicaFormação de professorEnsino de químicaLicenciatura em químicaDocênciaVocational Teacher Training - ChemistryTeacher TrainingChemistry TeachingChemistry GraduationTeachingQuímica.O estudo buscou realizar uma pesquisa com estrutura exploratória e de campo, tendo como foco à formação docente do curso de licenciatura em química, onde se buscou analisar os principais entraves e desafios vivenciados durante o curso e no ato do exercício do magistério. A pesquisa buscou compreender, os entraves e perspectivas da formação docente no curso de licenciatura em química e as possíveis interferências na formação docente. A mesma teve como publico alvo, os docentes do curso de licenciatura em química do CFP, onde a pesquisa se dividiu entre três publico chave. Primeiramente, os alunos que ingressarão mais recente no curso de química, ou seja, os alunos que estão atualmente no segundo semestre. Além disso, os discentes que estão próximos a concluir o curso, onde procurou analisar os possíveis entraves ocorridos no percurso de inicio ate conclusão do curso escolhido. E por fim, os docentes formados no centro de formação de professores (CFP), onde se questionou, os principais desafios vivenciados no ato da docência. Desse modo, obteve como resultados que o mesmo necessita de certas mudanças na sua grade curricular, como a ampliação no número de estágios supervisionados e supostamente a redução de disciplinas oriundas das ciências exatas.The study sought to carry out a research with an exploratory and field structure, focusing on the teaching of the undergraduate course in chemistry, where it was sought to analyze the main obstacles and challenges experienced during the course and in the exercise of the teaching profession. The research sought to understand the obstacles and perspectives of teacher education in the degree course in chemistry and possible interferences in teacher training. The same had as target audience, the professors of the licenciatura course in chemistry of the CFP, where the research was divided between three key public. First, the students who will enter the latest chemistry course, ie the students who are currently in the second semester. In addition, the students who are close to completing the course, where he tried to analyze the possible obstacles that occurred in the beginning course until completion of the chosen course. Finally, the teachers trained at the Center for Teacher Training (CFP), where they questioned, the main challenges experienced in the act of teaching. In this way, it obtained as results that it needs certain changes in its curriculum, like the increase in the number of supervised stages and supposedly the reduction of disciplines from the exact sciences.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Everton Vieira da.SILVA, E. V.http://lattes.cnpq.br/4274801533745465CUNHA, Fernando Antonio Portela da.SANTOS, Maria Alcantara dos.RODRIGUES, Saniel Ferreira.2018-12-192019-08-28T17:06:41Z2019-08-282019-08-28T17:06:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6290RODRIGUES, Saniel Ferreia. A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T22:10:58Zoai:localhost:riufcg/6290Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T22:10:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.
The teacher education in chemistry at CFP/UFCG in the perception of students.
title A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.
spellingShingle A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.
RODRIGUES, Saniel Ferreira.
Professor-formação profissional - química
Formação de professor
Ensino de química
Licenciatura em química
Docência
Vocational Teacher Training - Chemistry
Teacher Training
Chemistry Teaching
Chemistry Graduation
Teaching
Química.
title_short A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.
title_full A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.
title_fullStr A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.
title_full_unstemmed A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.
title_sort A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.
author RODRIGUES, Saniel Ferreira.
author_facet RODRIGUES, Saniel Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Everton Vieira da.
SILVA, E. V.
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465
CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
SANTOS, Maria Alcantara dos.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Saniel Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Professor-formação profissional - química
Formação de professor
Ensino de química
Licenciatura em química
Docência
Vocational Teacher Training - Chemistry
Teacher Training
Chemistry Teaching
Chemistry Graduation
Teaching
Química.
topic Professor-formação profissional - química
Formação de professor
Ensino de química
Licenciatura em química
Docência
Vocational Teacher Training - Chemistry
Teacher Training
Chemistry Teaching
Chemistry Graduation
Teaching
Química.
description O estudo buscou realizar uma pesquisa com estrutura exploratória e de campo, tendo como foco à formação docente do curso de licenciatura em química, onde se buscou analisar os principais entraves e desafios vivenciados durante o curso e no ato do exercício do magistério. A pesquisa buscou compreender, os entraves e perspectivas da formação docente no curso de licenciatura em química e as possíveis interferências na formação docente. A mesma teve como publico alvo, os docentes do curso de licenciatura em química do CFP, onde a pesquisa se dividiu entre três publico chave. Primeiramente, os alunos que ingressarão mais recente no curso de química, ou seja, os alunos que estão atualmente no segundo semestre. Além disso, os discentes que estão próximos a concluir o curso, onde procurou analisar os possíveis entraves ocorridos no percurso de inicio ate conclusão do curso escolhido. E por fim, os docentes formados no centro de formação de professores (CFP), onde se questionou, os principais desafios vivenciados no ato da docência. Desse modo, obteve como resultados que o mesmo necessita de certas mudanças na sua grade curricular, como a ampliação no número de estágios supervisionados e supostamente a redução de disciplinas oriundas das ciências exatas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-08-28T17:06:41Z
2019-08-28
2019-08-28T17:06:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6290
RODRIGUES, Saniel Ferreia. A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6290
identifier_str_mv RODRIGUES, Saniel Ferreia. A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389537267712