Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800 |
Resumo: | Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e concepções alternativas. |
id |
UFCG_7d2406cbc1ea6f0c100e7a94357e074c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30800 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.Ruled debate as a tool for teaching microbiology in middle level.El debate reglado como herramienta para la enseñanza de la microbiología en el nivel secundario.MicrobiologiaMicrobiologia - ensinoDebate regradoMicrobiologia - ensino-aprendizagemSequência didáticaMicrobiologia - ensino - nível médioMicrobiologia - ensino - escolaMicrobiologyMicrobiology - teachingRuled debateMicrobiology - teaching-learningFollowing teachingMicrobiology - teaching - secondary levelMicrobiology - teaching - schoolMicrobiologíaMicrobiología - enseñanzaDebate gobernadoMicrobiología - enseñanza-aprendizajeSiguiendo la enseñanzaMicrobiología - docencia - nivel secundarioMicrobiología - enseñanza - escuelaGenética Molecular e de Microorganismos.Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e concepções alternativas.Although the concepts worked by microbiology are applied to a multitude of important everyday processes, its teaching in schools is often reduced to the condition of pathogens. This analogy directly harms the appreciation of these microscopic beings, which generates numerous erroneous associations and the lack of interest on the part of students towards the concepts studied. Therefore, this proposal aims to create and validate a didactic sequence based on regulated debate as a teaching tool for the purpose of learning microbiology at the high school level. The didactic sequence was organized into three moments and applied to 2nd grade of high school students. The results demonstrated that regulated debate is a useful tool for microbiology teaching since it showed learning gains and provided the development of personal/interpersonal skills, in addition to contributing to the investigation of prior knowledge and alternative conceptions.Aunque los conceptos trabajados por la microbiología se aplican a multitud de importantes procesos cotidianos, su enseñanza en las escuelas se reduce muchas veces a la condición de patógenos. Esta analogía perjudica directamente la apreciación de estos seres microscópicos, lo que genera numerosas asociaciones erróneas y el desinterés de los estudiantes por los conceptos estudiados. Por lo tanto, mediante el desarrollo de esta propuesta se tuvo como objetivo crear y validar una secuencia didáctica basada en el debate reglado como herramienta didáctica para el aprendizaje de la microbiología en el nivel secundario. La secuencia didáctica se organizó en tres momentos y se aplicó a estudiantes del 2° año de secundaria. Los resultados mostraron que el debate reglado es una herramienta útil para la enseñanza de la microbiología, ya que presentó ganancias de aprendizaje, proporcionó el desarrollo de habilidades personales/interpersonales, además de contribuir a la investigación de conocimientos previos y concepciones alternativas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526FREITAS, Heron Neves de.FREITAS, H. N.http://lattes.cnpq.br/5999148176771819MEDEIROS NETO, José Antônio.2023-06-062023-07-12T00:11:01Z2023-07-112023-07-12T00:11:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T15:26:45Zoai:localhost:riufcg/30800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T15:26:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. Ruled debate as a tool for teaching microbiology in middle level. El debate reglado como herramienta para la enseñanza de la microbiología en el nivel secundario. |
title |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. |
spellingShingle |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. MEDEIROS NETO, José Antônio. Microbiologia Microbiologia - ensino Debate regrado Microbiologia - ensino-aprendizagem Sequência didática Microbiologia - ensino - nível médio Microbiologia - ensino - escola Microbiology Microbiology - teaching Ruled debate Microbiology - teaching-learning Following teaching Microbiology - teaching - secondary level Microbiology - teaching - school Microbiología Microbiología - enseñanza Debate gobernado Microbiología - enseñanza-aprendizaje Siguiendo la enseñanza Microbiología - docencia - nivel secundario Microbiología - enseñanza - escuela Genética Molecular e de Microorganismos. |
title_short |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. |
title_full |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. |
title_fullStr |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. |
title_full_unstemmed |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. |
title_sort |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. |
author |
MEDEIROS NETO, José Antônio. |
author_facet |
MEDEIROS NETO, José Antônio. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SODRÉ NETO, Luiz. SODRÉ NETO, L. http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 COSTA, Kiara Tatianny Santos da. COSTA, K. T. http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 FREITAS, Heron Neves de. FREITAS, H. N. http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS NETO, José Antônio. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Microbiologia Microbiologia - ensino Debate regrado Microbiologia - ensino-aprendizagem Sequência didática Microbiologia - ensino - nível médio Microbiologia - ensino - escola Microbiology Microbiology - teaching Ruled debate Microbiology - teaching-learning Following teaching Microbiology - teaching - secondary level Microbiology - teaching - school Microbiología Microbiología - enseñanza Debate gobernado Microbiología - enseñanza-aprendizaje Siguiendo la enseñanza Microbiología - docencia - nivel secundario Microbiología - enseñanza - escuela Genética Molecular e de Microorganismos. |
topic |
Microbiologia Microbiologia - ensino Debate regrado Microbiologia - ensino-aprendizagem Sequência didática Microbiologia - ensino - nível médio Microbiologia - ensino - escola Microbiology Microbiology - teaching Ruled debate Microbiology - teaching-learning Following teaching Microbiology - teaching - secondary level Microbiology - teaching - school Microbiología Microbiología - enseñanza Debate gobernado Microbiología - enseñanza-aprendizaje Siguiendo la enseñanza Microbiología - docencia - nivel secundario Microbiología - enseñanza - escuela Genética Molecular e de Microorganismos. |
description |
Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e concepções alternativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 2023-07-12T00:11:01Z 2023-07-11 2023-07-12T00:11:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800 MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744585572745216 |