Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 |
Resumo: | Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas. |
id |
UFCG_7d5fa77a267f8838e370b060a8daa26b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26550 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.Ensino de SociologiaEducaçãoPrática pedagógicaFormação de professoresSociologia - estudo e ensinoMulheres sertanejasTecnologias da informação e comunicaçãoPandemia e ensino de SociologiaAprendizagem significativa de David AusubelMediação pedagógicaAula de campoIniciação à pesquisaMusica e educaçãoPreferências musicais - ensino fundamentalSexualidade e educaçãoMuseu virtualDança como prática pedagógicaSociologia no ensino médioJogo didáticoEducação especialSurdosEducação de Jovens e AdultosCordel como recurso didáticoTeaching SociologyTeacher trainingSociology - study and teachingCountry womenInformation and communication technologiesPandemic and teaching sociologySignificant Learning from David AusubelPedagogical mediationField classResearch initiationMusic and educationMusical preferences - elementary schoolSexuality and educationVirtual museumDance as a pedagogical practiceSociology in high schoolDidactic gameSpecial educationDeafYouth and Adult EducationCordel as a teaching resourcePráctica pedagógicaFormación de profesoresSociología - estudio y enseñanzaMujeres del campoTecnologías de la información y la comunicaciónPandemia y enseñanza de la sociologíaAprendizaje significativo de David AusubelMediación pedagógicaClase de campoIniciación a la investigaciónMusica y educacionPreferencias musicales - escuela primariaSexualidad y educaciónMuseo virtualLa danza como práctica pedagógicaSociología en la escuela secundariaJuego didácticoEducación especialSordoEducación de Jóvenes y AdultosCordel como recurso didácticoEducação.Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222022-08-10T21:43:00Z2022-08-102022-08-10T21:43:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDOI: 10.48209/978-65-89949-65-7http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550porOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva.OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.LAFAYETTE, Carla Simone de Souza.OLIVEIRA, Edilio Quintino de.SILVA, Francisco Stefeson da.SILVA, Júlio César Ferreira da.MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.SOUSA, Norma Benícia Pereira de.MARQUES, Silmara Ferreira.SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.NASCIMENTO, Ivan Rosas do.AMARAL, Niedson do Nascimento.NASCIMENTO, Adriana Farias do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-08-10T23:04:47Zoai:localhost:riufcg/26550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-08-10T23:04:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
title |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
spellingShingle |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Ensino de Sociologia Educação Prática pedagógica Formação de professores Sociologia - estudo e ensino Mulheres sertanejas Tecnologias da informação e comunicação Pandemia e ensino de Sociologia Aprendizagem significativa de David Ausubel Mediação pedagógica Aula de campo Iniciação à pesquisa Musica e educação Preferências musicais - ensino fundamental Sexualidade e educação Museu virtual Dança como prática pedagógica Sociologia no ensino médio Jogo didático Educação especial Surdos Educação de Jovens e Adultos Cordel como recurso didático Teaching Sociology Teacher training Sociology - study and teaching Country women Information and communication technologies Pandemic and teaching sociology Significant Learning from David Ausubel Pedagogical mediation Field class Research initiation Music and education Musical preferences - elementary school Sexuality and education Virtual museum Dance as a pedagogical practice Sociology in high school Didactic game Special education Deaf Youth and Adult Education Cordel as a teaching resource Práctica pedagógica Formación de profesores Sociología - estudio y enseñanza Mujeres del campo Tecnologías de la información y la comunicación Pandemia y enseñanza de la sociología Aprendizaje significativo de David Ausubel Mediación pedagógica Clase de campo Iniciación a la investigación Musica y educacion Preferencias musicales - escuela primaria Sexualidad y educación Museo virtual La danza como práctica pedagógica Sociología en la escuela secundaria Juego didáctico Educación especial Sordo Educación de Jóvenes y Adultos Cordel como recurso didáctico Educação. |
title_short |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
title_full |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
title_fullStr |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
title_full_unstemmed |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
title_sort |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
author |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva. OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de. LAFAYETTE, Carla Simone de Souza. OLIVEIRA, Edilio Quintino de. SILVA, Francisco Stefeson da. SILVA, Júlio César Ferreira da. MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. SOUSA, Norma Benícia Pereira de. MARQUES, Silmara Ferreira. SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros. NASCIMENTO, Ivan Rosas do. AMARAL, Niedson do Nascimento. NASCIMENTO, Adriana Farias do. |
author_role |
author |
author2 |
FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva. OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de. LAFAYETTE, Carla Simone de Souza. OLIVEIRA, Edilio Quintino de. SILVA, Francisco Stefeson da. SILVA, Júlio César Ferreira da. MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. SOUSA, Norma Benícia Pereira de. MARQUES, Silmara Ferreira. SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros. NASCIMENTO, Ivan Rosas do. AMARAL, Niedson do Nascimento. NASCIMENTO, Adriana Farias do. |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva. OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de. LAFAYETTE, Carla Simone de Souza. OLIVEIRA, Edilio Quintino de. SILVA, Francisco Stefeson da. SILVA, Júlio César Ferreira da. MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. SOUSA, Norma Benícia Pereira de. MARQUES, Silmara Ferreira. SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros. NASCIMENTO, Ivan Rosas do. AMARAL, Niedson do Nascimento. NASCIMENTO, Adriana Farias do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Educação Prática pedagógica Formação de professores Sociologia - estudo e ensino Mulheres sertanejas Tecnologias da informação e comunicação Pandemia e ensino de Sociologia Aprendizagem significativa de David Ausubel Mediação pedagógica Aula de campo Iniciação à pesquisa Musica e educação Preferências musicais - ensino fundamental Sexualidade e educação Museu virtual Dança como prática pedagógica Sociologia no ensino médio Jogo didático Educação especial Surdos Educação de Jovens e Adultos Cordel como recurso didático Teaching Sociology Teacher training Sociology - study and teaching Country women Information and communication technologies Pandemic and teaching sociology Significant Learning from David Ausubel Pedagogical mediation Field class Research initiation Music and education Musical preferences - elementary school Sexuality and education Virtual museum Dance as a pedagogical practice Sociology in high school Didactic game Special education Deaf Youth and Adult Education Cordel as a teaching resource Práctica pedagógica Formación de profesores Sociología - estudio y enseñanza Mujeres del campo Tecnologías de la información y la comunicación Pandemia y enseñanza de la sociología Aprendizaje significativo de David Ausubel Mediación pedagógica Clase de campo Iniciación a la investigación Musica y educacion Preferencias musicales - escuela primaria Sexualidad y educación Museo virtual La danza como práctica pedagógica Sociología en la escuela secundaria Juego didáctico Educación especial Sordo Educación de Jóvenes y Adultos Cordel como recurso didáctico Educação. |
topic |
Ensino de Sociologia Educação Prática pedagógica Formação de professores Sociologia - estudo e ensino Mulheres sertanejas Tecnologias da informação e comunicação Pandemia e ensino de Sociologia Aprendizagem significativa de David Ausubel Mediação pedagógica Aula de campo Iniciação à pesquisa Musica e educação Preferências musicais - ensino fundamental Sexualidade e educação Museu virtual Dança como prática pedagógica Sociologia no ensino médio Jogo didático Educação especial Surdos Educação de Jovens e Adultos Cordel como recurso didático Teaching Sociology Teacher training Sociology - study and teaching Country women Information and communication technologies Pandemic and teaching sociology Significant Learning from David Ausubel Pedagogical mediation Field class Research initiation Music and education Musical preferences - elementary school Sexuality and education Virtual museum Dance as a pedagogical practice Sociology in high school Didactic game Special education Deaf Youth and Adult Education Cordel as a teaching resource Práctica pedagógica Formación de profesores Sociología - estudio y enseñanza Mujeres del campo Tecnologías de la información y la comunicación Pandemia y enseñanza de la sociología Aprendizaje significativo de David Ausubel Mediación pedagógica Clase de campo Iniciación a la investigación Musica y educacion Preferencias musicales - escuela primaria Sexualidad y educación Museo virtual La danza como práctica pedagógica Sociología en la escuela secundaria Juego didáctico Educación especial Sordo Educación de Jóvenes y Adultos Cordel como recurso didáctico Educação. |
description |
Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-08-10T21:43:00Z 2022-08-10 2022-08-10T21:43:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DOI: 10.48209/978-65-89949-65-7 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 |
identifier_str_mv |
DOI: 10.48209/978-65-89949-65-7 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744550668795904 |