Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva., OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de., LAFAYETTE, Carla Simone de Souza., OLIVEIRA, Edilio Quintino de., SILVA, Francisco Stefeson da., SILVA, Júlio César Ferreira da., MEDEIROS, Carla Roberta Correia de., SOUSA, Norma Benícia Pereira de., MARQUES, Silmara Ferreira., SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros., NASCIMENTO, Ivan Rosas do., AMARAL, Niedson do Nascimento., NASCIMENTO, Adriana Farias do.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
Resumo: Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas.
id UFCG_7d5fa77a267f8838e370b060a8daa26b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26550
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.Ensino de SociologiaEducaçãoPrática pedagógicaFormação de professoresSociologia - estudo e ensinoMulheres sertanejasTecnologias da informação e comunicaçãoPandemia e ensino de SociologiaAprendizagem significativa de David AusubelMediação pedagógicaAula de campoIniciação à pesquisaMusica e educaçãoPreferências musicais - ensino fundamentalSexualidade e educaçãoMuseu virtualDança como prática pedagógicaSociologia no ensino médioJogo didáticoEducação especialSurdosEducação de Jovens e AdultosCordel como recurso didáticoTeaching SociologyTeacher trainingSociology - study and teachingCountry womenInformation and communication technologiesPandemic and teaching sociologySignificant Learning from David AusubelPedagogical mediationField classResearch initiationMusic and educationMusical preferences - elementary schoolSexuality and educationVirtual museumDance as a pedagogical practiceSociology in high schoolDidactic gameSpecial educationDeafYouth and Adult EducationCordel as a teaching resourcePráctica pedagógicaFormación de profesoresSociología - estudio y enseñanzaMujeres del campoTecnologías de la información y la comunicaciónPandemia y enseñanza de la sociologíaAprendizaje significativo de David AusubelMediación pedagógicaClase de campoIniciación a la investigaciónMusica y educacionPreferencias musicales - escuela primariaSexualidad y educaciónMuseo virtualLa danza como práctica pedagógicaSociología en la escuela secundariaJuego didácticoEducación especialSordoEducación de Jóvenes y AdultosCordel como recurso didácticoEducação.Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222022-08-10T21:43:00Z2022-08-102022-08-10T21:43:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDOI: 10.48209/978-65-89949-65-7http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550porOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva.OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.LAFAYETTE, Carla Simone de Souza.OLIVEIRA, Edilio Quintino de.SILVA, Francisco Stefeson da.SILVA, Júlio César Ferreira da.MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.SOUSA, Norma Benícia Pereira de.MARQUES, Silmara Ferreira.SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.NASCIMENTO, Ivan Rosas do.AMARAL, Niedson do Nascimento.NASCIMENTO, Adriana Farias do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-08-10T23:04:47Zoai:localhost:riufcg/26550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-08-10T23:04:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
title Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
spellingShingle Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Ensino de Sociologia
Educação
Prática pedagógica
Formação de professores
Sociologia - estudo e ensino
Mulheres sertanejas
Tecnologias da informação e comunicação
Pandemia e ensino de Sociologia
Aprendizagem significativa de David Ausubel
Mediação pedagógica
Aula de campo
Iniciação à pesquisa
Musica e educação
Preferências musicais - ensino fundamental
Sexualidade e educação
Museu virtual
Dança como prática pedagógica
Sociologia no ensino médio
Jogo didático
Educação especial
Surdos
Educação de Jovens e Adultos
Cordel como recurso didático
Teaching Sociology
Teacher training
Sociology - study and teaching
Country women
Information and communication technologies
Pandemic and teaching sociology
Significant Learning from David Ausubel
Pedagogical mediation
Field class
Research initiation
Music and education
Musical preferences - elementary school
Sexuality and education
Virtual museum
Dance as a pedagogical practice
Sociology in high school
Didactic game
Special education
Deaf
Youth and Adult Education
Cordel as a teaching resource
Práctica pedagógica
Formación de profesores
Sociología - estudio y enseñanza
Mujeres del campo
Tecnologías de la información y la comunicación
Pandemia y enseñanza de la sociología
Aprendizaje significativo de David Ausubel
Mediación pedagógica
Clase de campo
Iniciación a la investigación
Musica y educacion
Preferencias musicales - escuela primaria
Sexualidad y educación
Museo virtual
La danza como práctica pedagógica
Sociología en la escuela secundaria
Juego didáctico
Educación especial
Sordo
Educación de Jóvenes y Adultos
Cordel como recurso didáctico
Educação.
title_short Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
title_full Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
title_fullStr Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
title_full_unstemmed Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
title_sort Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
author OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
author_facet OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva.
OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.
LAFAYETTE, Carla Simone de Souza.
OLIVEIRA, Edilio Quintino de.
SILVA, Francisco Stefeson da.
SILVA, Júlio César Ferreira da.
MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
SOUSA, Norma Benícia Pereira de.
MARQUES, Silmara Ferreira.
SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.
NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
AMARAL, Niedson do Nascimento.
NASCIMENTO, Adriana Farias do.
author_role author
author2 FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva.
OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.
LAFAYETTE, Carla Simone de Souza.
OLIVEIRA, Edilio Quintino de.
SILVA, Francisco Stefeson da.
SILVA, Júlio César Ferreira da.
MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
SOUSA, Norma Benícia Pereira de.
MARQUES, Silmara Ferreira.
SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.
NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
AMARAL, Niedson do Nascimento.
NASCIMENTO, Adriana Farias do.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva.
OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.
LAFAYETTE, Carla Simone de Souza.
OLIVEIRA, Edilio Quintino de.
SILVA, Francisco Stefeson da.
SILVA, Júlio César Ferreira da.
MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
SOUSA, Norma Benícia Pereira de.
MARQUES, Silmara Ferreira.
SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.
NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
AMARAL, Niedson do Nascimento.
NASCIMENTO, Adriana Farias do.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Educação
Prática pedagógica
Formação de professores
Sociologia - estudo e ensino
Mulheres sertanejas
Tecnologias da informação e comunicação
Pandemia e ensino de Sociologia
Aprendizagem significativa de David Ausubel
Mediação pedagógica
Aula de campo
Iniciação à pesquisa
Musica e educação
Preferências musicais - ensino fundamental
Sexualidade e educação
Museu virtual
Dança como prática pedagógica
Sociologia no ensino médio
Jogo didático
Educação especial
Surdos
Educação de Jovens e Adultos
Cordel como recurso didático
Teaching Sociology
Teacher training
Sociology - study and teaching
Country women
Information and communication technologies
Pandemic and teaching sociology
Significant Learning from David Ausubel
Pedagogical mediation
Field class
Research initiation
Music and education
Musical preferences - elementary school
Sexuality and education
Virtual museum
Dance as a pedagogical practice
Sociology in high school
Didactic game
Special education
Deaf
Youth and Adult Education
Cordel as a teaching resource
Práctica pedagógica
Formación de profesores
Sociología - estudio y enseñanza
Mujeres del campo
Tecnologías de la información y la comunicación
Pandemia y enseñanza de la sociología
Aprendizaje significativo de David Ausubel
Mediación pedagógica
Clase de campo
Iniciación a la investigación
Musica y educacion
Preferencias musicales - escuela primaria
Sexualidad y educación
Museo virtual
La danza como práctica pedagógica
Sociología en la escuela secundaria
Juego didáctico
Educación especial
Sordo
Educación de Jóvenes y Adultos
Cordel como recurso didáctico
Educação.
topic Ensino de Sociologia
Educação
Prática pedagógica
Formação de professores
Sociologia - estudo e ensino
Mulheres sertanejas
Tecnologias da informação e comunicação
Pandemia e ensino de Sociologia
Aprendizagem significativa de David Ausubel
Mediação pedagógica
Aula de campo
Iniciação à pesquisa
Musica e educação
Preferências musicais - ensino fundamental
Sexualidade e educação
Museu virtual
Dança como prática pedagógica
Sociologia no ensino médio
Jogo didático
Educação especial
Surdos
Educação de Jovens e Adultos
Cordel como recurso didático
Teaching Sociology
Teacher training
Sociology - study and teaching
Country women
Information and communication technologies
Pandemic and teaching sociology
Significant Learning from David Ausubel
Pedagogical mediation
Field class
Research initiation
Music and education
Musical preferences - elementary school
Sexuality and education
Virtual museum
Dance as a pedagogical practice
Sociology in high school
Didactic game
Special education
Deaf
Youth and Adult Education
Cordel as a teaching resource
Práctica pedagógica
Formación de profesores
Sociología - estudio y enseñanza
Mujeres del campo
Tecnologías de la información y la comunicación
Pandemia y enseñanza de la sociología
Aprendizaje significativo de David Ausubel
Mediación pedagógica
Clase de campo
Iniciación a la investigación
Musica y educacion
Preferencias musicales - escuela primaria
Sexualidad y educación
Museo virtual
La danza como práctica pedagógica
Sociología en la escuela secundaria
Juego didáctico
Educación especial
Sordo
Educación de Jóvenes y Adultos
Cordel como recurso didáctico
Educação.
description Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-08-10T21:43:00Z
2022-08-10
2022-08-10T21:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOI: 10.48209/978-65-89949-65-7
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
identifier_str_mv DOI: 10.48209/978-65-89949-65-7
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744550668795904