Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Michael Felipe Dutra de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556
Resumo: O objetivo geral desta monografia é analisar o uso da metalinguagem em coleções de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. E de modo específico, seus objetivos são: observar como o ensino/estudo da metalinguagem se encontra em duas edições de uma coleção didática de Ensino Médio, identificar a relação entre as propostas acerca da metalinguagem no manual do professor e o que se aplica no livro do aluno e descrever a influência das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) na composição dos livros didáticos. O corpus da pesquisa é constituído por coleções de livros didáticos de Ensino Médio de diferentes décadas, porém dos mesmos autores, tendo em vista que o foco é voltado para o ensino/estudo de metalinguagem. Para a realização da análise de tal corpus, estabelecemos como base teórica as teorias advindas dos estudos linguísticos e enunciativos sobre unidades linguísticas, especificamente a metalinguagem.
id UFCG_8021765628f4c846ffaaf2025a924fa9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28556
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.Approach to metalanguage in high school Portuguese language textbooks.MetalinguagemLivro didático de língua portuguesa - ensino médioEnsino médio - livro didático de portuguêsEnsino de língua portuguesa - livro didáticoMetalanguagePortuguese language textbook - high schoolHigh school - Portuguese textbookPortuguese language teaching - textbookLinguísticaO objetivo geral desta monografia é analisar o uso da metalinguagem em coleções de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. E de modo específico, seus objetivos são: observar como o ensino/estudo da metalinguagem se encontra em duas edições de uma coleção didática de Ensino Médio, identificar a relação entre as propostas acerca da metalinguagem no manual do professor e o que se aplica no livro do aluno e descrever a influência das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) na composição dos livros didáticos. O corpus da pesquisa é constituído por coleções de livros didáticos de Ensino Médio de diferentes décadas, porém dos mesmos autores, tendo em vista que o foco é voltado para o ensino/estudo de metalinguagem. Para a realização da análise de tal corpus, estabelecemos como base teórica as teorias advindas dos estudos linguísticos e enunciativos sobre unidades linguísticas, especificamente a metalinguagem.Approach to metalanguage in high school Portuguese language textbooks. This paper aims to analyze the use of metalanguage in High School Portuguese Language Textbook Collections. Specifically, it’s objectives are: to observe and understand how the metalanguage teaching/study is approached in high school teaching collections, to identify the relation between the metalanguage proposal in the teacher’s manual and what can be applied to the student’s book and describe the influence of the Curriculum Guidelines for High School (OCEM – Orientações Curriculares para Ensino Médio) in composing textbooks. This research corpus is made of high school textbook collections from many different decades, all by the same authors, given that the focus is on teaching/study metalanguage. To carry out the analysis of this corpus, it has been established as theoretical basis some theories that come from linguistic studies and language units enunciations, specifically metalanguage.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.SOUZA, Michael Felipe Dutra de.2013-112023-01-02T19:41:27Z2023-01-022023-01-02T19:41:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556SOUZA, Michael Felipe Dutra de. Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-02T19:41:58Zoai:localhost:riufcg/28556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-02T19:41:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
Approach to metalanguage in high school Portuguese language textbooks.
title Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
spellingShingle Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
SOUZA, Michael Felipe Dutra de.
Metalinguagem
Livro didático de língua portuguesa - ensino médio
Ensino médio - livro didático de português
Ensino de língua portuguesa - livro didático
Metalanguage
Portuguese language textbook - high school
High school - Portuguese textbook
Portuguese language teaching - textbook
Linguística
title_short Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
title_full Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
title_fullStr Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
title_full_unstemmed Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
title_sort Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
author SOUZA, Michael Felipe Dutra de.
author_facet SOUZA, Michael Felipe Dutra de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BEZERRA, Maria Auxiliadora.
BEZERRA, M. A.
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
REINALDO, M. A. G. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Michael Felipe Dutra de.
dc.subject.por.fl_str_mv Metalinguagem
Livro didático de língua portuguesa - ensino médio
Ensino médio - livro didático de português
Ensino de língua portuguesa - livro didático
Metalanguage
Portuguese language textbook - high school
High school - Portuguese textbook
Portuguese language teaching - textbook
Linguística
topic Metalinguagem
Livro didático de língua portuguesa - ensino médio
Ensino médio - livro didático de português
Ensino de língua portuguesa - livro didático
Metalanguage
Portuguese language textbook - high school
High school - Portuguese textbook
Portuguese language teaching - textbook
Linguística
description O objetivo geral desta monografia é analisar o uso da metalinguagem em coleções de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. E de modo específico, seus objetivos são: observar como o ensino/estudo da metalinguagem se encontra em duas edições de uma coleção didática de Ensino Médio, identificar a relação entre as propostas acerca da metalinguagem no manual do professor e o que se aplica no livro do aluno e descrever a influência das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) na composição dos livros didáticos. O corpus da pesquisa é constituído por coleções de livros didáticos de Ensino Médio de diferentes décadas, porém dos mesmos autores, tendo em vista que o foco é voltado para o ensino/estudo de metalinguagem. Para a realização da análise de tal corpus, estabelecemos como base teórica as teorias advindas dos estudos linguísticos e enunciativos sobre unidades linguísticas, especificamente a metalinguagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11
2023-01-02T19:41:27Z
2023-01-02
2023-01-02T19:41:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556
SOUZA, Michael Felipe Dutra de. Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556
identifier_str_mv SOUZA, Michael Felipe Dutra de. Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566465593344