Previsão e demanda de gêneros acadêmicos em um curso de licenciatura em matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Juliana Marcelino.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27508
Resumo: Esta pesquisa amplia as discussões desenvolvidas sobre gêneros acadêmicos demandados no âmbito de diferentes áreas do conhecimento. A temática referida surge em decorrência da constatação de que os universitários, dentro de seus campos disciplinares, usam gêneros especializados, conforme a cultura, o gênero, a área e a disciplina em que estão situados (LEA; STREET, 2014). Por conseguinte, a escrita está presente, direta ou indiretamente, com maior ou menor recorrência, nos cursos de graduação, a partir, predominantemente, de disciplinas dedicadas ao ensino de escrita (SILVA; MARCELINO SILVA, 2019). Porém, quase não há tais disciplinas na graduação (HOFFNAGEL, 2010), e quando há, elas nem sempre promovem um ensino sistemático sobre os gêneros acadêmicos (OLIVEIRA; LINO DE ARAÚJO, 2017). Diante disso, esse estudo objetiva (1) mapear gêneros acadêmicos previstos para produção em disciplinas voltadas para o ensino de escrita, contempladas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Campina Grande e (2) caracterizar as condições de produção em que os gêneros acadêmicos são demandados nas disciplinas referidas, a partir da ótica discente. Teoricamente, fundamenta-se no aparato conceitual vinculado a duas correntes teóricas: a dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993; GEE, 1996 [1990]) e a dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Metodologicamente, situa-se no campo da Linguística Aplicada e desenvolve-se à luz do paradigma interpretativo, sob a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e segundo a tipologia documental (KRIPKA; SHELLER; BONOTTO, 2015), exploratória (GIL, 1994) e experiencial (MICOLLI, 2006). O corpus da pesquisa, explorado com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2002, [1977]), é de natureza híbrida, composto por uma parte documental – PPC da licenciatura em Matemática – e uma empírica – três entrevistas semiestruturadas, realizadas com três estudantes do curso referido. Os resultados sinalizam diferentes gêneros acadêmicos (projeto de pesquisa, monografia, fichamento, resumo, resenha) previstos para a produção nas disciplinas exploradas, particularmente nas seções de ementas e objetivos que compõem os planos de curso dessas disciplinas, os quais são contemplados no PPC. Tal previsão é reafirmada no próprio relato dos estudantes, os quais caracterizam a demanda de alguns dos gêneros previstos, nas referidas disciplinas, a partir de condições de produção semelhantes, uma vez que as orientações acontecem a partir da explicitação de características elementares dos gêneros, do repasse de modelos protótipos para análise e de listas de critérios de produção dos textos. Ademais, os textos produzidos pelos estudantes possuem o professor como o principal destinatário, haja vista a predominância do objetivo avaliativo nas produções. A identificação da previsão e demanda de gêneros acadêmicos, nas disciplinas focalizadas, configura-se como produtiva, haja vista a oportunidade que os estudantes têm de se familiarizar com textos específicos demandados na esfera acadêmica, bem como a possibilidade de exercitar a produção desses gêneros, em contexto de escolarização. Ratifica-se, assim, a relevância de disciplinas voltadas para o ensino de escrita no currículo acadêmico, uma vez que elas constituem ações institucionais relevantes para a promoção dos letramentos acadêmicos dos estudantes, sobretudo em campos disciplinares cuja escrita não é privilegiada como objeto de ensino e reflexão, como é o caso da licenciatura em Matemática, foco de investigação.
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A temática referida surge em decorrência da constatação de que os universitários, dentro de seus campos disciplinares, usam gêneros especializados, conforme a cultura, o gênero, a área e a disciplina em que estão situados (LEA; STREET, 2014). Por conseguinte, a escrita está presente, direta ou indiretamente, com maior ou menor recorrência, nos cursos de graduação, a partir, predominantemente, de disciplinas dedicadas ao ensino de escrita (SILVA; MARCELINO SILVA, 2019). Porém, quase não há tais disciplinas na graduação (HOFFNAGEL, 2010), e quando há, elas nem sempre promovem um ensino sistemático sobre os gêneros acadêmicos (OLIVEIRA; LINO DE ARAÚJO, 2017). Diante disso, esse estudo objetiva (1) mapear gêneros acadêmicos previstos para produção em disciplinas voltadas para o ensino de escrita, contempladas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Campina Grande e (2) caracterizar as condições de produção em que os gêneros acadêmicos são demandados nas disciplinas referidas, a partir da ótica discente. Teoricamente, fundamenta-se no aparato conceitual vinculado a duas correntes teóricas: a dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993; GEE, 1996 [1990]) e a dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Metodologicamente, situa-se no campo da Linguística Aplicada e desenvolve-se à luz do paradigma interpretativo, sob a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e segundo a tipologia documental (KRIPKA; SHELLER; BONOTTO, 2015), exploratória (GIL, 1994) e experiencial (MICOLLI, 2006). O corpus da pesquisa, explorado com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2002, [1977]), é de natureza híbrida, composto por uma parte documental – PPC da licenciatura em Matemática – e uma empírica – três entrevistas semiestruturadas, realizadas com três estudantes do curso referido. Os resultados sinalizam diferentes gêneros acadêmicos (projeto de pesquisa, monografia, fichamento, resumo, resenha) previstos para a produção nas disciplinas exploradas, particularmente nas seções de ementas e objetivos que compõem os planos de curso dessas disciplinas, os quais são contemplados no PPC. Tal previsão é reafirmada no próprio relato dos estudantes, os quais caracterizam a demanda de alguns dos gêneros previstos, nas referidas disciplinas, a partir de condições de produção semelhantes, uma vez que as orientações acontecem a partir da explicitação de características elementares dos gêneros, do repasse de modelos protótipos para análise e de listas de critérios de produção dos textos. Ademais, os textos produzidos pelos estudantes possuem o professor como o principal destinatário, haja vista a predominância do objetivo avaliativo nas produções. A identificação da previsão e demanda de gêneros acadêmicos, nas disciplinas focalizadas, configura-se como produtiva, haja vista a oportunidade que os estudantes têm de se familiarizar com textos específicos demandados na esfera acadêmica, bem como a possibilidade de exercitar a produção desses gêneros, em contexto de escolarização. Ratifica-se, assim, a relevância de disciplinas voltadas para o ensino de escrita no currículo acadêmico, uma vez que elas constituem ações institucionais relevantes para a promoção dos letramentos acadêmicos dos estudantes, sobretudo em campos disciplinares cuja escrita não é privilegiada como objeto de ensino e reflexão, como é o caso da licenciatura em Matemática, foco de investigação.This research expands the discussions developed about academic genres demanded in the scope of different areas of knowledge. The aforementioned theme arises as a result of the observation that university students, within their disciplinary fields, use specialized genres, according to the culture, genre, area and discipline in which they are located (LEA; STREET, 2014). Therefore, writing is present, directly or indirectly, with greater or lesser recurrence, in undergraduate courses, predominantly from subjects dedicated to the teaching of writing (SILVA; MARCELINO SILVA, 2019). However, there are almost no such subjects in undergraduate courses (HOFFNAGEL, 2010), and when there are, they do not always promote systematic teaching about academic genres (OLIVEIRA; LINO DE ARAÚJO, 2017). Therefore, this study aims to (1) map academic genres planned for production in subjects aimed at teaching writing, contemplated in the Pedagogical Project of the Course (PPC) of the Mathematics degree, at the Federal University of Campina Grande, Campina Grande campus and (2) to characterize the production conditions in which academic genres are demanded in the aforementioned disciplines, from the student's perspective. Theoretically, it is based on the conceptual apparatus linked to two theoretical currents: that of New Literacy Studies (STREET, 1984, 1993; GEE, 1996 [1990]) and that of discursive genres (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Methodologically, it is situated in the field of Applied Linguistics and is developed in the light of the interpretive paradigm, under the qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994), and according to the documentary typology (KRIPKA; SHELLER; BONOTTO, 2015), exploratory (GIL , 1994) and experiential (MICOLLI, 2006). The research corpus, explored on the basis of content analysis (BARDIN, 2002, [1977]), is of a hybrid nature, consisting of a documentary part - PPC of the Mathematics degree - and an empirical part - three semi-structured interviews, carried out with three students of the mentioned course. The results indicate different academic genres (research project, monograph, annotation, summary, review) foreseen for production in the subjects explored, particularly in the sections of menus and objectives that make up the course plans of these subjects, which are contemplated in the PPC. This prediction is reaffirmed in the students' own report, who characterize the demand of some of the genres foreseen, in the aforementioned disciplines, from similar production conditions, since the guidelines happen from the explanation of elementary characteristics of the genres, the transfer of prototype models for analysis and lists of text production criteria. Furthermore, the texts produced by the students have the teacher as the main recipient, given the predominance of the evaluative objective in the productions. The identification of the forecast and demand of academic genres, in the focused disciplines, is configured as productive, given the opportunity that students have to familiarize themselves with specific texts demanded in the academic sphere, as well as the possibility of exercising the production of these genres, in the context of schooling. Thus, the relevance of subjects focused on the teaching of writing in the academic curriculum is confirmed, since they constitute relevant institutional actions for the promotion of students' academic literacies, especially in disciplinary fields where writing is not privileged as an object of teaching. and reflection, as is the case of the degree in Mathematics, the focus of research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Elizabeth Maria da.SILVA, E. M.http://lattes.cnpq.br/2114551483682345ARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, D. L.PEREIRA, Regina Celi Mendes.PEREIRA, R. C. MSILVA, Juliana Marcelino.2022-03-302022-10-03T19:07:32Z2022-10-032022-10-03T19:07:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27508SILVA, Juliana Marcelino. Previsão e demanda de gêneros acadêmicos em um curso de licenciatura em matemática. 2022. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-03T19:08:37Zoai:localhost:riufcg/27508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-03T19:08:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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description Esta pesquisa amplia as discussões desenvolvidas sobre gêneros acadêmicos demandados no âmbito de diferentes áreas do conhecimento. A temática referida surge em decorrência da constatação de que os universitários, dentro de seus campos disciplinares, usam gêneros especializados, conforme a cultura, o gênero, a área e a disciplina em que estão situados (LEA; STREET, 2014). Por conseguinte, a escrita está presente, direta ou indiretamente, com maior ou menor recorrência, nos cursos de graduação, a partir, predominantemente, de disciplinas dedicadas ao ensino de escrita (SILVA; MARCELINO SILVA, 2019). Porém, quase não há tais disciplinas na graduação (HOFFNAGEL, 2010), e quando há, elas nem sempre promovem um ensino sistemático sobre os gêneros acadêmicos (OLIVEIRA; LINO DE ARAÚJO, 2017). Diante disso, esse estudo objetiva (1) mapear gêneros acadêmicos previstos para produção em disciplinas voltadas para o ensino de escrita, contempladas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Campina Grande e (2) caracterizar as condições de produção em que os gêneros acadêmicos são demandados nas disciplinas referidas, a partir da ótica discente. Teoricamente, fundamenta-se no aparato conceitual vinculado a duas correntes teóricas: a dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993; GEE, 1996 [1990]) e a dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Metodologicamente, situa-se no campo da Linguística Aplicada e desenvolve-se à luz do paradigma interpretativo, sob a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e segundo a tipologia documental (KRIPKA; SHELLER; BONOTTO, 2015), exploratória (GIL, 1994) e experiencial (MICOLLI, 2006). O corpus da pesquisa, explorado com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2002, [1977]), é de natureza híbrida, composto por uma parte documental – PPC da licenciatura em Matemática – e uma empírica – três entrevistas semiestruturadas, realizadas com três estudantes do curso referido. Os resultados sinalizam diferentes gêneros acadêmicos (projeto de pesquisa, monografia, fichamento, resumo, resenha) previstos para a produção nas disciplinas exploradas, particularmente nas seções de ementas e objetivos que compõem os planos de curso dessas disciplinas, os quais são contemplados no PPC. Tal previsão é reafirmada no próprio relato dos estudantes, os quais caracterizam a demanda de alguns dos gêneros previstos, nas referidas disciplinas, a partir de condições de produção semelhantes, uma vez que as orientações acontecem a partir da explicitação de características elementares dos gêneros, do repasse de modelos protótipos para análise e de listas de critérios de produção dos textos. Ademais, os textos produzidos pelos estudantes possuem o professor como o principal destinatário, haja vista a predominância do objetivo avaliativo nas produções. A identificação da previsão e demanda de gêneros acadêmicos, nas disciplinas focalizadas, configura-se como produtiva, haja vista a oportunidade que os estudantes têm de se familiarizar com textos específicos demandados na esfera acadêmica, bem como a possibilidade de exercitar a produção desses gêneros, em contexto de escolarização. Ratifica-se, assim, a relevância de disciplinas voltadas para o ensino de escrita no currículo acadêmico, uma vez que elas constituem ações institucionais relevantes para a promoção dos letramentos acadêmicos dos estudantes, sobretudo em campos disciplinares cuja escrita não é privilegiada como objeto de ensino e reflexão, como é o caso da licenciatura em Matemática, foco de investigação.
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