A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516 |
Resumo: | Este artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos processos formativos dos cursos analisados. |
id |
UFCG_8c70285424c9f539d280be174e75b617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35516 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática.The alternation pedagogy in undergraduate courses in Rural Education that train mathematics teachers.La pedagogía de la alternancia en los cursos de pregrado en Educación Rural que forman profesores de matemáticas.Educação matemática CríticaFormação de professores - matemáticaLicenciatura em Educação do CampoPedagogia da alternânciaEducação do CampoCritical mathematics educationTeacher training - mathematicsDegree in Rural EducationAlternation pedagogyCountryside EducationEducación matemática críticaFormación de profesores - matemáticasLicenciatura en Educación RuralPedagogía de la alternanciaEducación en el campoEducação.Este artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos processos formativos dos cursos analisados.This paper brings a reflection on Pedagogy of Alternation in Field Education (LEdoC) undergraduations that trains mathematics teachers. To this end, we present an analysis of data produced by means of a semi-structured interview undertook within three coordinators who participated in a broader research, aiming to understand the relationship between mathematical content and the political, social and cultural dimensions of peasantry in the training of these teachers, based on the principles of Field Education and Critical Mathematical Education. The responses of the coordinators reveal characteristic elements that materialize the Pedagogy of Alternancy in the formative processes of the courses analyzed.Este artículo trae una reflexión sobre la Pedagogía de la Alternancia en los cursos de Licenciatura en Educación de Campo (LEdoC) que forman a los profesores de matemáticas. Para ello, presentamos un análisis de los datos que se produjeron mediante una entrevista semiestructurada realizada a tres coordinadores de curso participantes de una investigación más amplia cuyo objetivo era comprender la relación entre el contenido matemático y las dimensiones políticas, sociales y culturales del campesinado en la formación de estos profesores, basándose en los principios de la Educación de Campo y la Educación Matemática Crítica. Las respuestas de los coordinadores revelan elementos característicos que materializan la Pedagogía de la Alternancia en los procesos formativos de los cursos analizados.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG2020-042024-04-29T21:11:42Z2024-04-292024-04-29T21:11:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T02:37:56Zoai:localhost:riufcg/35516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T02:37:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. The alternation pedagogy in undergraduate courses in Rural Education that train mathematics teachers. La pedagogía de la alternancia en los cursos de pregrado en Educación Rural que forman profesores de matemáticas. |
title |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. |
spellingShingle |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. LIMA, Aldinete Silvino de. Educação matemática Crítica Formação de professores - matemática Licenciatura em Educação do Campo Pedagogia da alternância Educação do Campo Critical mathematics education Teacher training - mathematics Degree in Rural Education Alternation pedagogy Countryside Education Educación matemática crítica Formación de profesores - matemáticas Licenciatura en Educación Rural Pedagogía de la alternancia Educación en el campo Educação. |
title_short |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. |
title_full |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. |
title_fullStr |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. |
title_full_unstemmed |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. |
title_sort |
A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Crítica Formação de professores - matemática Licenciatura em Educação do Campo Pedagogia da alternância Educação do Campo Critical mathematics education Teacher training - mathematics Degree in Rural Education Alternation pedagogy Countryside Education Educación matemática crítica Formación de profesores - matemáticas Licenciatura en Educación Rural Pedagogía de la alternancia Educación en el campo Educação. |
topic |
Educação matemática Crítica Formação de professores - matemática Licenciatura em Educação do Campo Pedagogia da alternância Educação do Campo Critical mathematics education Teacher training - mathematics Degree in Rural Education Alternation pedagogy Countryside Education Educación matemática crítica Formación de profesores - matemáticas Licenciatura en Educación Rural Pedagogía de la alternancia Educación en el campo Educação. |
description |
Este artigo traz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) que formam professores de Matemática. Para tanto, apresentamos uma análise de dados que foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três coordenadores de cursos que participaram de uma pesquisa mais ampla que objetivou compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação dos referidos professores, com base nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. As respostas dos coordenadores revelam elementos característicos que materializam a Pedagogia da Alternância nos processos formativos dos cursos analisados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04 2024-04-29T21:11:42Z 2024-04-29 2024-04-29T21:11:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia de alternância em cursos de licenciatura em Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, número 58, páginas 11-24, abril, 2020. ISSN: 1815-0640. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620533317632 |