Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
Resumo: A desvalorização do Meio Ambiente é consequentemente da relação do ser humano com a natureza, pode se explicado pela falta nas abordagens nos conteúdos escolares dessa temática, uma vez que é de extrema relevância tratar a respeito da temática ambiental, seja ela tanto desenvolvida em ambientes de educação não- formal como formal, ou seja, em associações, assentamentos rurais e também nas salas de aula para buscar sensibilizar a consciência de forma crítica dos sujeitos sociais. Nessa perspectiva a pesquisa intitulada, “Educação ambiental no contexto do ensino da Geografia no Cariri Paraibano”, tem por objetivo geral verificar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida no ensino de Geografia na Escola Cônego João Marques Pereira - Serra Branca. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa verificou-se que as temáticas ambientais no ensino de Geografia são trabalhadas de forma transversal, contudo, ainda é insuficiente, pois é um trabalho isolado, individual e fragmentado realizado por alguns professores. Os PCN’s apesar de suas orientações de trabalho sobre a Educação Ambiental ainda não estão sendo consultados pelos professores, já que alguns até desconhecem as suas orientações. Foi identificado que a forma como vem sendo trabalhada a temática na escola, ainda está longe de desempenhar seu papel de conscientização dos alunos e criar uma postura ambientalmente saudável. Os resultados da pesquisa evidenciam que a escola pesquisada, necessita avançar no sentido de desenvolver uma prática educativa de forma contextualizada e interdisciplinar entre a disciplina Geografia e as demais disciplinas para que haja um ensino significativo e o desenvolvimento de uma EA crítica e reflexiva contribuindo para a sensibilização dos sujeitos do ensino-aprendizagem para as questões ambientais.
id UFCG_915080b3c4380d636c518cfa5affcd6f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5514
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.Environmental education in the context of geography education in Cariri Paraibano.Educação do CampoMeio ambienteEnsino de GeografiaField EducationEnvironmentGeography TeachingA desvalorização do Meio Ambiente é consequentemente da relação do ser humano com a natureza, pode se explicado pela falta nas abordagens nos conteúdos escolares dessa temática, uma vez que é de extrema relevância tratar a respeito da temática ambiental, seja ela tanto desenvolvida em ambientes de educação não- formal como formal, ou seja, em associações, assentamentos rurais e também nas salas de aula para buscar sensibilizar a consciência de forma crítica dos sujeitos sociais. Nessa perspectiva a pesquisa intitulada, “Educação ambiental no contexto do ensino da Geografia no Cariri Paraibano”, tem por objetivo geral verificar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida no ensino de Geografia na Escola Cônego João Marques Pereira - Serra Branca. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa verificou-se que as temáticas ambientais no ensino de Geografia são trabalhadas de forma transversal, contudo, ainda é insuficiente, pois é um trabalho isolado, individual e fragmentado realizado por alguns professores. Os PCN’s apesar de suas orientações de trabalho sobre a Educação Ambiental ainda não estão sendo consultados pelos professores, já que alguns até desconhecem as suas orientações. Foi identificado que a forma como vem sendo trabalhada a temática na escola, ainda está longe de desempenhar seu papel de conscientização dos alunos e criar uma postura ambientalmente saudável. Os resultados da pesquisa evidenciam que a escola pesquisada, necessita avançar no sentido de desenvolver uma prática educativa de forma contextualizada e interdisciplinar entre a disciplina Geografia e as demais disciplinas para que haja um ensino significativo e o desenvolvimento de uma EA crítica e reflexiva contribuindo para a sensibilização dos sujeitos do ensino-aprendizagem para as questões ambientais.The devaluation of the environment is a consequence the relationship of humans with nature, and it can be explained by the lack of approaches in school contents of this subject, since it is extremely important talk about the environmental issues, it being developed in both environments non-formal and formal education, that is, associations, rural settlements and also in classrooms to check raising awareness critically of social subjects. In this perspective, the research entitled "Environmental Education in the Teaching of Geography in the Context Paraiba Cariri", has the overall aim to verify how the environmental education is being developed in the teaching of Geography in the School Canon João Marques Pereira - Serra Branca. In this research, it were used assumptions of descriptive qualitative research. Thus, the first phase of research was done a literature review and in the second phase of field research was conducted. Due to what was seen during this study, it was found that the environmental issue in education of Geography are worked across the board, however, is still insufficient because it is an isolated, individual and fragmented work by some teachers. The PCN’s despite their working guidelines on environmental education are still not being consulted by teachers, since some of them are not even unaware of their guidelines. It was identified that the way it has been crafted theme in school is still far from playing its role of awareness of students and create an environmentally healthy posture. The survey results show that the school researched, needs to advance to develop an educational practice in context and interdisciplinary way between the Geography discipline and other ones so that it could contribute to is a significant teaching and the development of a critical and reflective EA, also contributing to the awareness of the subject of teaching and learning of environmental issues.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.SILVA, Nalba Lúcia da.RODRIGUES, Aparecida Salustiano.2015-02-122019-08-07T18:09:08Z2019-08-072019-08-07T18:09:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.rodrigueshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514RODRIGUES. Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano. 2015. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T21:25:34Zoai:localhost:riufcg/5514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T21:25:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
Environmental education in the context of geography education in Cariri Paraibano.
title Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
spellingShingle Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
Educação do Campo
Meio ambiente
Ensino de Geografia
Field Education
Environment
Geography Teaching
title_short Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
title_full Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
title_fullStr Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
title_full_unstemmed Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
title_sort Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
author RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
author_facet RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
SILVA, Nalba Lúcia da.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Meio ambiente
Ensino de Geografia
Field Education
Environment
Geography Teaching
topic Educação do Campo
Meio ambiente
Ensino de Geografia
Field Education
Environment
Geography Teaching
description A desvalorização do Meio Ambiente é consequentemente da relação do ser humano com a natureza, pode se explicado pela falta nas abordagens nos conteúdos escolares dessa temática, uma vez que é de extrema relevância tratar a respeito da temática ambiental, seja ela tanto desenvolvida em ambientes de educação não- formal como formal, ou seja, em associações, assentamentos rurais e também nas salas de aula para buscar sensibilizar a consciência de forma crítica dos sujeitos sociais. Nessa perspectiva a pesquisa intitulada, “Educação ambiental no contexto do ensino da Geografia no Cariri Paraibano”, tem por objetivo geral verificar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida no ensino de Geografia na Escola Cônego João Marques Pereira - Serra Branca. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa verificou-se que as temáticas ambientais no ensino de Geografia são trabalhadas de forma transversal, contudo, ainda é insuficiente, pois é um trabalho isolado, individual e fragmentado realizado por alguns professores. Os PCN’s apesar de suas orientações de trabalho sobre a Educação Ambiental ainda não estão sendo consultados pelos professores, já que alguns até desconhecem as suas orientações. Foi identificado que a forma como vem sendo trabalhada a temática na escola, ainda está longe de desempenhar seu papel de conscientização dos alunos e criar uma postura ambientalmente saudável. Os resultados da pesquisa evidenciam que a escola pesquisada, necessita avançar no sentido de desenvolver uma prática educativa de forma contextualizada e interdisciplinar entre a disciplina Geografia e as demais disciplinas para que haja um ensino significativo e o desenvolvimento de uma EA crítica e reflexiva contribuindo para a sensibilização dos sujeitos do ensino-aprendizagem para as questões ambientais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-12
2019-08-07T18:09:08Z
2019-08-07
2019-08-07T18:09:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
RODRIGUES. Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano. 2015. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
identifier_str_mv RODRIGUES. Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano. 2015. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744384349962240