Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4868
Resumo: O presente estudo tem como finalidade analisar a utilização do Livro Didático de Historia no processo de Construção do conhecimento no âmbito das Escolas Publicas de Ensino Fundamental em Cajazeiras, Paraíba. Procura-se dar ênfase a compreensão acerca da concepção de história no cotidiano escolar que permeia a prática pedagógica e a relação entre o referido ensino e o processo de construção da cidadania. O universo da pesquisa é formado por quatro professores da segunda metade do Ensino Fundamental. Foram utilizadas como estratégias (de busca de informações), as entrevistas na modalidade estruturada e a consulta as atividades que visam dirigir a prática pedagógica escolar: o livro didático adotado, alguns pianos de ensino dos professores e quando possível, algumas atividades desenvolvidas em sala-de-aula pelos alunos. As técnicas de Analise de Conteúdo definidas por Laurence Bardin direcionaram a interpretação das entrevistas, cujos temas deram origem ao processo reflexivo, com base nos fundamentos das novas tendências historiográficas, numa abordagem que privilegia o aspecto qualitativo. A partir deste estudo, constatou-se que a construção do conhecimento histórico escolar vinculado ao Livro Didático indicado pelas Escolas Publicas faz parte de um contexto, cuja pratica pedagógica esta atrelada a condicionantes sociais, políticas e culturais, constituindo-se em espaço de formação da cidadania, tendo como referenda a identidade social do aluno. Como resultado da pesquisa, o argumento consiste em expressar através de um principio metodológico que parte do local para se entender o geral, dimensionando uma perspectiva interdisciplinar, a medida que concebe o Livro Didático, como um espaço de produção cultural ao se utilizar de temas para desenvolver o espírito criativo numa leitura contextualizada do cotidiano em que o aluno está inserido, constituindo-se em novas perspectivas para o Ensino de Historia.
id UFCG_a6dc9eb3bb0b0bd2a190b624b2ed129b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4868
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.History Textbook: Contributions to the Construction of Knowledge.DidáticaEnsino de históriaLivro didático - ensino de históriaEnsino fundamental - escolas públicasConstrução do conhecimentoDidacticsHistory TeachingTextbook - Teaching HistoryElementary School - Public SchoolsConstruction of KnowledgeHistória.O presente estudo tem como finalidade analisar a utilização do Livro Didático de Historia no processo de Construção do conhecimento no âmbito das Escolas Publicas de Ensino Fundamental em Cajazeiras, Paraíba. Procura-se dar ênfase a compreensão acerca da concepção de história no cotidiano escolar que permeia a prática pedagógica e a relação entre o referido ensino e o processo de construção da cidadania. O universo da pesquisa é formado por quatro professores da segunda metade do Ensino Fundamental. Foram utilizadas como estratégias (de busca de informações), as entrevistas na modalidade estruturada e a consulta as atividades que visam dirigir a prática pedagógica escolar: o livro didático adotado, alguns pianos de ensino dos professores e quando possível, algumas atividades desenvolvidas em sala-de-aula pelos alunos. As técnicas de Analise de Conteúdo definidas por Laurence Bardin direcionaram a interpretação das entrevistas, cujos temas deram origem ao processo reflexivo, com base nos fundamentos das novas tendências historiográficas, numa abordagem que privilegia o aspecto qualitativo. A partir deste estudo, constatou-se que a construção do conhecimento histórico escolar vinculado ao Livro Didático indicado pelas Escolas Publicas faz parte de um contexto, cuja pratica pedagógica esta atrelada a condicionantes sociais, políticas e culturais, constituindo-se em espaço de formação da cidadania, tendo como referenda a identidade social do aluno. Como resultado da pesquisa, o argumento consiste em expressar através de um principio metodológico que parte do local para se entender o geral, dimensionando uma perspectiva interdisciplinar, a medida que concebe o Livro Didático, como um espaço de produção cultural ao se utilizar de temas para desenvolver o espírito criativo numa leitura contextualizada do cotidiano em que o aluno está inserido, constituindo-se em novas perspectivas para o Ensino de Historia.The recent study has the aim to show the utilization of the History didact book through the process of knowledge construction that covered a wide area in "Escolas Publicas de Ensino Fundamental" in Cajazeiras, Paraiba, Brazil. It has empharized the importance of the level of comprehension on the History conception that connects the pedagogic practice to the relationship betwen the teaching process and the formation of the citizenship during the shool's daily life. The research sources consisted of four History teachers, considering from 5 t h grade to 8 t h grade from highschool. The strategies has taken stock of (search of information), structured interview and also consultation; centred on the class experience that enable us to indicated didatic book, teaching plans and activities performed by the students. Laurence Bardin's techniques defines the analysis of content directing an interpretation of the activities, brought whose themes has tout the out origin of the thinking process, based on the backgrounds of the new historiographical trends, whieh give us approach an that support the qualitative aspect. Starting from this view, we remark that the knowledge construction connected to the indicated History didact book in "Escolas Publicas de Ensino Fundamental" that takes part in a context that the pedagogic practice has been tied to social, political and cultural conditionants, in this way forming a space for citizenship, that makes possible a reference to the social identity of the student as his own reference. As a result of the survey, the argument consists on expressing through a methodological principle that has developed from a local area in which we comprehend the general one, so as to ext end to an interdisciplinar perspective kept in the utilization of the indicated didact book, so long as this conception can briny out a cultural production, when interesting themes are presented by a creative thinking, in a contextualized reading throng the daily life's student, that shows the ability to create a new perspective in History teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Margarida Maria Dias de.OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de.http://lattes.cnpq.br/5565266295414497BUENO, Rovilson José.BUENO, R. J.http://lattes.cnpq.br/3131886580595286BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues.20052019-07-15T09:48:38Z2019-07-152019-07-15T09:48:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4868BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues. Livro didático de história: contribuição á construção do conhecimento 2005. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia de História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T17:45:59Zoai:localhost:riufcg/4868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T17:45:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
History Textbook: Contributions to the Construction of Knowledge.
title Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
spellingShingle Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues.
Didática
Ensino de história
Livro didático - ensino de história
Ensino fundamental - escolas públicas
Construção do conhecimento
Didactics
History Teaching
Textbook - Teaching History
Elementary School - Public Schools
Construction of Knowledge
História.
title_short Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
title_full Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
title_fullStr Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
title_full_unstemmed Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
title_sort Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
author BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues.
author_facet BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de.
http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
BUENO, Rovilson José.
BUENO, R. J.
http://lattes.cnpq.br/3131886580595286
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues.
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino de história
Livro didático - ensino de história
Ensino fundamental - escolas públicas
Construção do conhecimento
Didactics
History Teaching
Textbook - Teaching History
Elementary School - Public Schools
Construction of Knowledge
História.
topic Didática
Ensino de história
Livro didático - ensino de história
Ensino fundamental - escolas públicas
Construção do conhecimento
Didactics
History Teaching
Textbook - Teaching History
Elementary School - Public Schools
Construction of Knowledge
História.
description O presente estudo tem como finalidade analisar a utilização do Livro Didático de Historia no processo de Construção do conhecimento no âmbito das Escolas Publicas de Ensino Fundamental em Cajazeiras, Paraíba. Procura-se dar ênfase a compreensão acerca da concepção de história no cotidiano escolar que permeia a prática pedagógica e a relação entre o referido ensino e o processo de construção da cidadania. O universo da pesquisa é formado por quatro professores da segunda metade do Ensino Fundamental. Foram utilizadas como estratégias (de busca de informações), as entrevistas na modalidade estruturada e a consulta as atividades que visam dirigir a prática pedagógica escolar: o livro didático adotado, alguns pianos de ensino dos professores e quando possível, algumas atividades desenvolvidas em sala-de-aula pelos alunos. As técnicas de Analise de Conteúdo definidas por Laurence Bardin direcionaram a interpretação das entrevistas, cujos temas deram origem ao processo reflexivo, com base nos fundamentos das novas tendências historiográficas, numa abordagem que privilegia o aspecto qualitativo. A partir deste estudo, constatou-se que a construção do conhecimento histórico escolar vinculado ao Livro Didático indicado pelas Escolas Publicas faz parte de um contexto, cuja pratica pedagógica esta atrelada a condicionantes sociais, políticas e culturais, constituindo-se em espaço de formação da cidadania, tendo como referenda a identidade social do aluno. Como resultado da pesquisa, o argumento consiste em expressar através de um principio metodológico que parte do local para se entender o geral, dimensionando uma perspectiva interdisciplinar, a medida que concebe o Livro Didático, como um espaço de produção cultural ao se utilizar de temas para desenvolver o espírito criativo numa leitura contextualizada do cotidiano em que o aluno está inserido, constituindo-se em novas perspectivas para o Ensino de Historia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-07-15T09:48:38Z
2019-07-15
2019-07-15T09:48:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4868
BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues. Livro didático de história: contribuição á construção do conhecimento 2005. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia de História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4868
identifier_str_mv BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues. Livro didático de história: contribuição á construção do conhecimento 2005. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia de História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380311896064