Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20001 |
Resumo: | Este trabalho aborda as contribuições dos Annales na elaboração dos novos métodos do ensino de história através da analise do livro didático Projeto Araribá História do 6º ano do ensino fundamental, utilizado na escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo. Buscamos apresentar a importância do livro didático como uma forte ferramenta utilizada no processo de ensinoaprendizagem. Analisando o Livro Didático acima citado, procuramos abordar alguns de seus aspectos, utilizando um capitulo mostramos como ele se encontra estruturado, quais tipos de fontes nele utilizadas, desta forma nos atentando a este educandário por meio desta analise apresentamos as conexões e desconexões dos Annales com o livro didático. |
id |
UFCG_a8c67d0e3bb3acad83a4e8078ebcbbae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20001 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.Project Araribá and the Annales: reflections and relationships.Ensino de históriaHistória- ensino fundamentalMétodo de ensino - históriaLivro didáticoHistory teachingHistory - elementary schoolTeaching method - historyTextbookHistória.Este trabalho aborda as contribuições dos Annales na elaboração dos novos métodos do ensino de história através da analise do livro didático Projeto Araribá História do 6º ano do ensino fundamental, utilizado na escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo. Buscamos apresentar a importância do livro didático como uma forte ferramenta utilizada no processo de ensinoaprendizagem. Analisando o Livro Didático acima citado, procuramos abordar alguns de seus aspectos, utilizando um capitulo mostramos como ele se encontra estruturado, quais tipos de fontes nele utilizadas, desta forma nos atentando a este educandário por meio desta analise apresentamos as conexões e desconexões dos Annales com o livro didático. This work addresses the contributions of the Annales in the development of new methods ofteaching history through the analysis of the textbook Projeto Araribá – History of the 6th year of elementary school, used at the Dr. Jarismar Gonçalves Melo school. We seek to present the importance of the textbook as a strong tool used in the teaching-learning process. Analyzing the Textbook mentioned above, we tried to approach some of its aspects, using a chapter we show how it is structured, what types of sources used in it, thus paying attention to this educational through this analysis we present the Annales' connections and disconnections with the textbook.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOBO, Isamarc Gonçalves.LÔBO, Isamarc Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/2597332807665485UHLE, Ana Rita.FIRMINO NETO, Francisco.GUEDES, Eliene Rolim.2016-06-192021-07-13T10:55:44Z2021-07-132021-07-13T10:55:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20001GUEDES, Eliene Rolim. Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-13T13:52:33Zoai:localhost:riufcg/20001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-13T13:52:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. Project Araribá and the Annales: reflections and relationships. |
title |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. |
spellingShingle |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. GUEDES, Eliene Rolim. Ensino de história História- ensino fundamental Método de ensino - história Livro didático History teaching History - elementary school Teaching method - history Textbook História. |
title_short |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. |
title_full |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. |
title_fullStr |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. |
title_full_unstemmed |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. |
title_sort |
Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. |
author |
GUEDES, Eliene Rolim. |
author_facet |
GUEDES, Eliene Rolim. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LOBO, Isamarc Gonçalves. LÔBO, Isamarc Gonçalves. http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 UHLE, Ana Rita. FIRMINO NETO, Francisco. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUEDES, Eliene Rolim. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história História- ensino fundamental Método de ensino - história Livro didático History teaching History - elementary school Teaching method - history Textbook História. |
topic |
Ensino de história História- ensino fundamental Método de ensino - história Livro didático History teaching History - elementary school Teaching method - history Textbook História. |
description |
Este trabalho aborda as contribuições dos Annales na elaboração dos novos métodos do ensino de história através da analise do livro didático Projeto Araribá História do 6º ano do ensino fundamental, utilizado na escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo. Buscamos apresentar a importância do livro didático como uma forte ferramenta utilizada no processo de ensinoaprendizagem. Analisando o Livro Didático acima citado, procuramos abordar alguns de seus aspectos, utilizando um capitulo mostramos como ele se encontra estruturado, quais tipos de fontes nele utilizadas, desta forma nos atentando a este educandário por meio desta analise apresentamos as conexões e desconexões dos Annales com o livro didático. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-19 2021-07-13T10:55:44Z 2021-07-13 2021-07-13T10:55:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20001 GUEDES, Eliene Rolim. Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20001 |
identifier_str_mv |
GUEDES, Eliene Rolim. Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744500197687296 |