Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Eliene Rolim.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20001
Resumo: Este trabalho aborda as contribuições dos Annales na elaboração dos novos métodos do ensino de história através da analise do livro didático Projeto Araribá História do 6º ano do ensino fundamental, utilizado na escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo. Buscamos apresentar a importância do livro didático como uma forte ferramenta utilizada no processo de ensino­aprendizagem. Analisando o Livro Didático acima citado, procuramos abordar alguns de seus aspectos, utilizando um capitulo mostramos como ele se encontra estruturado, quais tipos de fontes nele utilizadas, desta forma nos atentando a este educandário por meio desta analise apresentamos as conexões e desconexões dos Annales com o livro didático.  
id UFCG_a8c67d0e3bb3acad83a4e8078ebcbbae
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20001
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.Project Araribá and the Annales: reflections and relationships.Ensino de históriaHistória- ensino fundamentalMétodo de ensino - históriaLivro didáticoHistory teachingHistory - elementary schoolTeaching method - historyTextbookHistória.Este trabalho aborda as contribuições dos Annales na elaboração dos novos métodos do ensino de história através da analise do livro didático Projeto Araribá História do 6º ano do ensino fundamental, utilizado na escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo. Buscamos apresentar a importância do livro didático como uma forte ferramenta utilizada no processo de ensino­aprendizagem. Analisando o Livro Didático acima citado, procuramos abordar alguns de seus aspectos, utilizando um capitulo mostramos como ele se encontra estruturado, quais tipos de fontes nele utilizadas, desta forma nos atentando a este educandário por meio desta analise apresentamos as conexões e desconexões dos Annales com o livro didático.  This work addresses the contributions of the Annales in the development of new methods ofteaching history through the analysis of the textbook Projeto Araribá – History of the 6th year of elementary school, used at the Dr. Jarismar Gonçalves Melo school. We seek to present the importance of the textbook as a strong tool used in the teaching-learning process. Analyzing the Textbook mentioned above, we tried to approach some of its aspects, using a chapter we show how it is structured, what types of sources used in it, thus paying attention to this educational through this analysis we present the Annales' connections and disconnections with the textbook.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOBO, Isamarc Gonçalves.LÔBO, Isamarc Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/2597332807665485UHLE, Ana Rita.FIRMINO NETO, Francisco.GUEDES, Eliene Rolim.2016-06-192021-07-13T10:55:44Z2021-07-132021-07-13T10:55:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20001GUEDES, Eliene Rolim. Projeto  Araribá  e  os  Annales:  reflexões  e  relações. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-13T13:52:33Zoai:localhost:riufcg/20001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-13T13:52:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
Project Araribá and the Annales: reflections and relationships.
title Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
spellingShingle Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
GUEDES, Eliene Rolim.
Ensino de história
História- ensino fundamental
Método de ensino - história
Livro didático
History teaching
History - elementary school
Teaching method - history
Textbook
História.
title_short Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
title_full Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
title_fullStr Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
title_full_unstemmed Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
title_sort Projeto Araribá e os Annales: reflexões e relações.
author GUEDES, Eliene Rolim.
author_facet GUEDES, Eliene Rolim.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOBO, Isamarc Gonçalves.
LÔBO, Isamarc Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485
UHLE, Ana Rita.
FIRMINO NETO, Francisco.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUEDES, Eliene Rolim.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
História- ensino fundamental
Método de ensino - história
Livro didático
History teaching
History - elementary school
Teaching method - history
Textbook
História.
topic Ensino de história
História- ensino fundamental
Método de ensino - história
Livro didático
History teaching
History - elementary school
Teaching method - history
Textbook
História.
description Este trabalho aborda as contribuições dos Annales na elaboração dos novos métodos do ensino de história através da analise do livro didático Projeto Araribá História do 6º ano do ensino fundamental, utilizado na escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo. Buscamos apresentar a importância do livro didático como uma forte ferramenta utilizada no processo de ensino­aprendizagem. Analisando o Livro Didático acima citado, procuramos abordar alguns de seus aspectos, utilizando um capitulo mostramos como ele se encontra estruturado, quais tipos de fontes nele utilizadas, desta forma nos atentando a este educandário por meio desta analise apresentamos as conexões e desconexões dos Annales com o livro didático.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-19
2021-07-13T10:55:44Z
2021-07-13
2021-07-13T10:55:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20001
GUEDES, Eliene Rolim. Projeto  Araribá  e  os  Annales:  reflexões  e  relações. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20001
identifier_str_mv GUEDES, Eliene Rolim. Projeto  Araribá  e  os  Annales:  reflexões  e  relações. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744500197687296