Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510 |
Resumo: | Com as crescentes mudanças e transformações do mundo globalizado, as empresas vêem a necessidade de melhorar e desenvolver seus ativos e competências no mercado. Isso inclui a necessidade de uma orientação para o mercado e maiores níveis de satisfação para os consumidores. Diante disso, a eficácia de marketing surge como um imperativo de suporte na configuração de um posicionamento competitivo. O objetivo deste estudo foi analisar até que ponto o marketing das empresas é eficaz. Para tal foi utilizada uma metodologia exploratória e descritiva. O foco da pesquisa foi às pequenas, média e grandes empresas dos setores de comércio e dos setores de serviço, concretizados através de uma amostra censitária. A técnica de coleta de dados foi à entrevista, com abordagens quantitativas e qualitativas. De maneira geral, a eficácia de marketing apresentou um relacionamento positivo e significativo com sucesso empresarial. Para tanto, apenas o indicador organização integrada de marketing apresentou grau de desempenho médio. |
id |
UFCG_ae21722db8981939acfc9c440db003a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31510 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.Competitive intelligence and marketing as business performance support: the competitive marketing effectiveness.MarketingEficácia de marketingSucesso organizacionalComércio e serviçosMarketing effectivenessOrganizational successTrade and servicesAdministração.Com as crescentes mudanças e transformações do mundo globalizado, as empresas vêem a necessidade de melhorar e desenvolver seus ativos e competências no mercado. Isso inclui a necessidade de uma orientação para o mercado e maiores níveis de satisfação para os consumidores. Diante disso, a eficácia de marketing surge como um imperativo de suporte na configuração de um posicionamento competitivo. O objetivo deste estudo foi analisar até que ponto o marketing das empresas é eficaz. Para tal foi utilizada uma metodologia exploratória e descritiva. O foco da pesquisa foi às pequenas, média e grandes empresas dos setores de comércio e dos setores de serviço, concretizados através de uma amostra censitária. A técnica de coleta de dados foi à entrevista, com abordagens quantitativas e qualitativas. De maneira geral, a eficácia de marketing apresentou um relacionamento positivo e significativo com sucesso empresarial. Para tanto, apenas o indicador organização integrada de marketing apresentou grau de desempenho médio.With the growing changes and transformations in the globalized world, companies see the need to improve and develop their assets and skills in the market. This includes the need for guidance to the market and higher levels of satisfaction to consumers. In face it, the effectiveness of marketing is a need for support in setting up a competitive position. This study aimed to examine to what extent the business marketing is effective. For this we used an exploratory and descriptive methodology. The focus of the research was to small, medium and large enterprises in the trade sectors and service sectors, developed through a sample census. The technique of data collection was the interview with quantitative and qualitative approaches. In general, the effectiveness of marketing presented a positive and significant relationship with business success. Thus, only the indicator of integrated marketing organization showed medium level of performance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T15:54:57Z2023-08-212023-08-21T15:54:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510FARIAS, Leissa Wana Alves de; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510porFARIAS, Leissa Wana Alves de.CAVALCANTI, Elmano Pontes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T15:55:37Zoai:localhost:riufcg/31510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T15:55:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. Competitive intelligence and marketing as business performance support: the competitive marketing effectiveness. |
title |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. |
spellingShingle |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. FARIAS, Leissa Wana Alves de. Marketing Eficácia de marketing Sucesso organizacional Comércio e serviços Marketing effectiveness Organizational success Trade and services Administração. |
title_short |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. |
title_full |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. |
title_fullStr |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. |
title_full_unstemmed |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. |
title_sort |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. |
author |
FARIAS, Leissa Wana Alves de. |
author_facet |
FARIAS, Leissa Wana Alves de. CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
author_role |
author |
author2 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FARIAS, Leissa Wana Alves de. CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Eficácia de marketing Sucesso organizacional Comércio e serviços Marketing effectiveness Organizational success Trade and services Administração. |
topic |
Marketing Eficácia de marketing Sucesso organizacional Comércio e serviços Marketing effectiveness Organizational success Trade and services Administração. |
description |
Com as crescentes mudanças e transformações do mundo globalizado, as empresas vêem a necessidade de melhorar e desenvolver seus ativos e competências no mercado. Isso inclui a necessidade de uma orientação para o mercado e maiores níveis de satisfação para os consumidores. Diante disso, a eficácia de marketing surge como um imperativo de suporte na configuração de um posicionamento competitivo. O objetivo deste estudo foi analisar até que ponto o marketing das empresas é eficaz. Para tal foi utilizada uma metodologia exploratória e descritiva. O foco da pesquisa foi às pequenas, média e grandes empresas dos setores de comércio e dos setores de serviço, concretizados através de uma amostra censitária. A técnica de coleta de dados foi à entrevista, com abordagens quantitativas e qualitativas. De maneira geral, a eficácia de marketing apresentou um relacionamento positivo e significativo com sucesso empresarial. Para tanto, apenas o indicador organização integrada de marketing apresentou grau de desempenho médio. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-08-21T15:54:57Z 2023-08-21 2023-08-21T15:54:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510 FARIAS, Leissa Wana Alves de; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510 |
identifier_str_mv |
FARIAS, Leissa Wana Alves de; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744590635270144 |