A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LIMA, Iranete Maria da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
Resumo: A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos.
id UFCG_b443438a5d72105b0a77182a21d29085
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35915
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.The Pedagogy of Alternation in the training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education.Pedagogia da alternânciaProfessores de MatemáticaFormação de professores de matemáticaLicenciatura em Educação do CampoEducação do CampoEducação Matemática CríticaAlternation pedagogyMathematics TeachersMathematics teacher trainingDegree in Rural EducationCountryside EducationCritical Mathematics EducationEducação.A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-06-05T10:07:33Z2024-06-052024-06-05T10:07:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T10:07:55Zoai:localhost:riufcg/35915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T10:07:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
The Pedagogy of Alternation in the training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education.
title A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
spellingShingle A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Pedagogia da alternância
Professores de Matemática
Formação de professores de matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Alternation pedagogy
Mathematics Teachers
Mathematics teacher training
Degree in Rural Education
Countryside Education
Critical Mathematics Education
Educação.
title_short A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
title_full A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
title_fullStr A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
title_full_unstemmed A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
title_sort A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
author_role author
author2 LIMA, Iranete Maria da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da alternância
Professores de Matemática
Formação de professores de matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Alternation pedagogy
Mathematics Teachers
Mathematics teacher training
Degree in Rural Education
Countryside Education
Critical Mathematics Education
Educação.
topic Pedagogia da alternância
Professores de Matemática
Formação de professores de matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Alternation pedagogy
Mathematics Teachers
Mathematics teacher training
Degree in Rural Education
Countryside Education
Critical Mathematics Education
Educação.
description A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-06-05T10:07:33Z
2024-06-05
2024-06-05T10:07:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623200894976