O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15285 |
Resumo: | Diante da globalização e a concorrência a qual as organizações estão inseridas, o grande desafio dos prestadores de serviço e atender as expectativas de seus clientes. Para isso faz-se necessário, oferecer serviços de qualidade. Assim este trabalho teve por objetivo investigar como os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal, percebem os serviços prestados pelos contadores. Foi feita uma analise sobre os aspectos relevantes dos serviços contábeis no contexto da qualidade com ênfase na confiabilidade e desempenho no atendimento aos seus clientes. O método utilizado no desenvolvimento desta pesquisa foi o método quantitativo. Foi executada pesquisa descritiva por meio da aplicação de questionários, direcionado aos micros e pequenos empresários da cidade de Pombal - PB. O questionário foi construído com questões objetivas sobre a temática, de forma a facilitar a investigação. O trabalho concluiu que os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal - PB, tem uma percepção contraditória em relação aos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade daquela cidade, uma vez que em algumas circunstancias falta uma opinião definida em relação a esses serviços. Igualmente que os contadores são vistos como profissionais que executam atividades voltadas apenas para as obrigações fiscais das empresas, o que demonstra uma falta de conhecimento dos empresários locais sobre as demais atividades destes profissionais. |
id |
UFCG_b96511fe28fd58838b967b1208de7792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15285 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.The accounting service: a study on the perception of micro and small businessmen in the city of Pombal-PB about the quality of services provided by accounting professionals.QualidadeSatisfaçãoServiçosQualitySatisfactionServicesCiências ContábeisDiante da globalização e a concorrência a qual as organizações estão inseridas, o grande desafio dos prestadores de serviço e atender as expectativas de seus clientes. Para isso faz-se necessário, oferecer serviços de qualidade. Assim este trabalho teve por objetivo investigar como os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal, percebem os serviços prestados pelos contadores. Foi feita uma analise sobre os aspectos relevantes dos serviços contábeis no contexto da qualidade com ênfase na confiabilidade e desempenho no atendimento aos seus clientes. O método utilizado no desenvolvimento desta pesquisa foi o método quantitativo. Foi executada pesquisa descritiva por meio da aplicação de questionários, direcionado aos micros e pequenos empresários da cidade de Pombal - PB. O questionário foi construído com questões objetivas sobre a temática, de forma a facilitar a investigação. O trabalho concluiu que os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal - PB, tem uma percepção contraditória em relação aos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade daquela cidade, uma vez que em algumas circunstancias falta uma opinião definida em relação a esses serviços. Igualmente que os contadores são vistos como profissionais que executam atividades voltadas apenas para as obrigações fiscais das empresas, o que demonstra uma falta de conhecimento dos empresários locais sobre as demais atividades destes profissionais.In the face of globalisation and competition which organizations are inserted, the great challenge of service providers is to meet the expectations of its customers. For this it is necessary, offer quality services. So this work aims to investigate how entrepreneurs of micro and small enterprises of the city of Pombal, realize the services provided by the counters. A review was made on the relevant aspects of accounting services in the context of quality with emphasis on reliability and performance in serving their customers. The method used in the development of this research was the quantitative method. Descriptive search was executed through the application of questionnaires, targeted at micro and small entrepreneurs of the city of Pombal-PB. The questionnaire was built with objective on the thematic issues to facilitate research. The work concluded that entrepreneurs of micro and small enterprises of the city of Pombal-PB, have a contradictory perception in relation to services provided by accounting professionals that city, since in some circumstances lack a set opinion in relation to those services. Also that the counters are seen as professionals who perform activities geared only to company tax obligations, which demonstrates a lack of knowledge of local entrepreneurs on the other activities of these professionals.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGRODRIGUES, Marconi Araújo.RODRIGUES, M. A.MELO, Janaina Ferreira Marques de.DELFINO, Islânia Andrade de Lira.MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa.20102020-09-16T10:15:52Z2020-09-162020-09-16T10:15:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15285MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. 2010. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-04T20:18:12Zoai:localhost:riufcg/15285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-04T20:18:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. The accounting service: a study on the perception of micro and small businessmen in the city of Pombal-PB about the quality of services provided by accounting professionals. |
title |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. |
spellingShingle |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. Qualidade Satisfação Serviços Quality Satisfaction Services Ciências Contábeis |
title_short |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. |
title_full |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. |
title_fullStr |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. |
title_full_unstemmed |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. |
title_sort |
O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. |
author |
MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. |
author_facet |
MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGUES, Marconi Araújo. RODRIGUES, M. A. MELO, Janaina Ferreira Marques de. DELFINO, Islânia Andrade de Lira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Satisfação Serviços Quality Satisfaction Services Ciências Contábeis |
topic |
Qualidade Satisfação Serviços Quality Satisfaction Services Ciências Contábeis |
description |
Diante da globalização e a concorrência a qual as organizações estão inseridas, o grande desafio dos prestadores de serviço e atender as expectativas de seus clientes. Para isso faz-se necessário, oferecer serviços de qualidade. Assim este trabalho teve por objetivo investigar como os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal, percebem os serviços prestados pelos contadores. Foi feita uma analise sobre os aspectos relevantes dos serviços contábeis no contexto da qualidade com ênfase na confiabilidade e desempenho no atendimento aos seus clientes. O método utilizado no desenvolvimento desta pesquisa foi o método quantitativo. Foi executada pesquisa descritiva por meio da aplicação de questionários, direcionado aos micros e pequenos empresários da cidade de Pombal - PB. O questionário foi construído com questões objetivas sobre a temática, de forma a facilitar a investigação. O trabalho concluiu que os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal - PB, tem uma percepção contraditória em relação aos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade daquela cidade, uma vez que em algumas circunstancias falta uma opinião definida em relação a esses serviços. Igualmente que os contadores são vistos como profissionais que executam atividades voltadas apenas para as obrigações fiscais das empresas, o que demonstra uma falta de conhecimento dos empresários locais sobre as demais atividades destes profissionais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2020-09-16T10:15:52Z 2020-09-16 2020-09-16T10:15:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15285 MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. 2010. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15285 |
identifier_str_mv |
MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. 2010. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744463302492160 |