O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar discussões sobre o uso da ferramenta de tradução automática do Google Tradutor como aparato tecnológico didático no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, além de propor uma sequência para a sua aplicabilidade. Primeiramente, faz-se um breve percurso histórico metodológico sobre o ensino aprendizagem de língua estrangeira e as eventuais práticas tradutórias nesses métodos em sala de aula. Diante disso, serão direcionadas algumas reflexões sobre as atuais perspectivas do ensino da tradução nas aulas de Língua Inglesa. Em seguida, serão revisadas questões sobre o advento da tecnologia no ambiente escolar bem como a importância de se trabalhar com tais recursos em sala de aula. Dando-se ênfase a chegada da tecnologia nos Estudos da Tradução e seus desdobramentos, tais como o campo da tradução e tecnologia as quais deram origem à subárea da tradução automática e as ferramentas de auxílio à tradução. Por fim, será proposto uma Sequência Didática que trará atividades que incluem: a tradução automática do conto de Rapunzel, a pós-edição dessas traduções, revisão e discussões sociais e culturais. Assim, se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujo como aporte teórico tem como base os princípios de Alfaro e Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. |
id |
UFCG_be335370a1e3efa954784649f4800eed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20126 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.The use of Google translator as a pedagogical tool in English language teaching: a proposal for a didactic sequence.Língua inglesa - traduçãoGoogle tradutorFerramenta pedagógicaTradução automáticaSequência didáticaEnglish language - translationGoogle translatorTeaching toolMachine translationFollowing teachingO presente estudo tem como objetivo apresentar discussões sobre o uso da ferramenta de tradução automática do Google Tradutor como aparato tecnológico didático no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, além de propor uma sequência para a sua aplicabilidade. Primeiramente, faz-se um breve percurso histórico metodológico sobre o ensino aprendizagem de língua estrangeira e as eventuais práticas tradutórias nesses métodos em sala de aula. Diante disso, serão direcionadas algumas reflexões sobre as atuais perspectivas do ensino da tradução nas aulas de Língua Inglesa. Em seguida, serão revisadas questões sobre o advento da tecnologia no ambiente escolar bem como a importância de se trabalhar com tais recursos em sala de aula. Dando-se ênfase a chegada da tecnologia nos Estudos da Tradução e seus desdobramentos, tais como o campo da tradução e tecnologia as quais deram origem à subárea da tradução automática e as ferramentas de auxílio à tradução. Por fim, será proposto uma Sequência Didática que trará atividades que incluem: a tradução automática do conto de Rapunzel, a pós-edição dessas traduções, revisão e discussões sociais e culturais. Assim, se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujo como aporte teórico tem como base os princípios de Alfaro e Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros.The present study aims to present discussions about the use of the machine translation tool of Google Translate as technological didactic apparatus in the teaching and learning of English Language, and propose a sequence for its applicability. First of all, a brief historical methodological course on teachinglearning of foreign language and possible translational practices in these methods in the classroom is made. Therefore, some reflections will be directed on the current perspectives of the teaching of the translation in the classes of English Language. Then, it will review some questions about the advent of technology in the school environment as well as the importance of working with such resources in the classroom. Emphasis is given to the arrival of technology in Translation Studies and its developments, such as the field of translation and technology which gave rise to the subarea of machine translation and translation tools. Finally, a Didactic Sequence will be proposed, which will include activities that include: the machine translation of Rapunzel's short story, the postediting of these translations, review, social and cultural discussions. Thus, it is a bibliographical research whose theoretical contribution is based on the principles of Alfaro and Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554SILVA , Fabione Gomes da.BRAGA, Elinaldo Menezes.FRANÇA, Gilmara Sarmento de.2017-09-122021-07-20T13:04:34Z2021-07-202021-07-20T13:04:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126FRANÇA, Gilmara Sarmento de. O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-20T13:09:45Zoai:localhost:riufcg/20126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-20T13:09:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. The use of Google translator as a pedagogical tool in English language teaching: a proposal for a didactic sequence. |
title |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
spellingShingle |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. FRANÇA, Gilmara Sarmento de. Língua inglesa - tradução Google tradutor Ferramenta pedagógica Tradução automática Sequência didática English language - translation Google translator Teaching tool Machine translation Following teaching |
title_short |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
title_full |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
title_fullStr |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
title_full_unstemmed |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
title_sort |
O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
author |
FRANÇA, Gilmara Sarmento de. |
author_facet |
FRANÇA, Gilmara Sarmento de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. QUEIROGA, M. G. http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 SILVA , Fabione Gomes da. BRAGA, Elinaldo Menezes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANÇA, Gilmara Sarmento de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - tradução Google tradutor Ferramenta pedagógica Tradução automática Sequência didática English language - translation Google translator Teaching tool Machine translation Following teaching |
topic |
Língua inglesa - tradução Google tradutor Ferramenta pedagógica Tradução automática Sequência didática English language - translation Google translator Teaching tool Machine translation Following teaching |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar discussões sobre o uso da ferramenta de tradução automática do Google Tradutor como aparato tecnológico didático no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, além de propor uma sequência para a sua aplicabilidade. Primeiramente, faz-se um breve percurso histórico metodológico sobre o ensino aprendizagem de língua estrangeira e as eventuais práticas tradutórias nesses métodos em sala de aula. Diante disso, serão direcionadas algumas reflexões sobre as atuais perspectivas do ensino da tradução nas aulas de Língua Inglesa. Em seguida, serão revisadas questões sobre o advento da tecnologia no ambiente escolar bem como a importância de se trabalhar com tais recursos em sala de aula. Dando-se ênfase a chegada da tecnologia nos Estudos da Tradução e seus desdobramentos, tais como o campo da tradução e tecnologia as quais deram origem à subárea da tradução automática e as ferramentas de auxílio à tradução. Por fim, será proposto uma Sequência Didática que trará atividades que incluem: a tradução automática do conto de Rapunzel, a pós-edição dessas traduções, revisão e discussões sociais e culturais. Assim, se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujo como aporte teórico tem como base os princípios de Alfaro e Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12 2021-07-20T13:04:34Z 2021-07-20 2021-07-20T13:04:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126 FRANÇA, Gilmara Sarmento de. O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, Gilmara Sarmento de. O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744501022916608 |