O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Gilmara Sarmento de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar discussões sobre o uso da ferramenta de tradução automática do Google Tradutor como aparato tecnológico didático no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, além de propor uma sequência para a sua aplicabilidade. Primeiramente, faz-se um breve percurso histórico metodológico sobre o ensino aprendizagem de língua estrangeira e as eventuais práticas tradutórias nesses métodos em sala de aula. Diante disso, serão direcionadas algumas reflexões sobre as atuais perspectivas do ensino da tradução nas aulas de Língua Inglesa. Em seguida, serão revisadas questões sobre o advento da tecnologia no ambiente escolar bem como a importância de se trabalhar com tais recursos em sala de aula. Dando-se ênfase a chegada da tecnologia nos Estudos da Tradução e seus desdobramentos, tais como o campo da tradução e tecnologia as quais deram origem à subárea da tradução automática e as ferramentas de auxílio à tradução. Por fim, será proposto uma Sequência Didática que trará atividades que incluem: a tradução automática do conto de Rapunzel, a pós-edição dessas traduções, revisão e discussões sociais e culturais. Assim, se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujo como aporte teórico tem como base os princípios de Alfaro e Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros.
id UFCG_be335370a1e3efa954784649f4800eed
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20126
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.The use of Google translator as a pedagogical tool in English language teaching: a proposal for a didactic sequence.Língua inglesa - traduçãoGoogle tradutorFerramenta pedagógicaTradução automáticaSequência didáticaEnglish language - translationGoogle translatorTeaching toolMachine translationFollowing teachingO presente estudo tem como objetivo apresentar discussões sobre o uso da ferramenta de tradução automática do Google Tradutor como aparato tecnológico didático no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, além de propor uma sequência para a sua aplicabilidade. Primeiramente, faz-se um breve percurso histórico metodológico sobre o ensino aprendizagem de língua estrangeira e as eventuais práticas tradutórias nesses métodos em sala de aula. Diante disso, serão direcionadas algumas reflexões sobre as atuais perspectivas do ensino da tradução nas aulas de Língua Inglesa. Em seguida, serão revisadas questões sobre o advento da tecnologia no ambiente escolar bem como a importância de se trabalhar com tais recursos em sala de aula. Dando-se ênfase a chegada da tecnologia nos Estudos da Tradução e seus desdobramentos, tais como o campo da tradução e tecnologia as quais deram origem à subárea da tradução automática e as ferramentas de auxílio à tradução. Por fim, será proposto uma Sequência Didática que trará atividades que incluem: a tradução automática do conto de Rapunzel, a pós-edição dessas traduções, revisão e discussões sociais e culturais. Assim, se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujo como aporte teórico tem como base os princípios de Alfaro e Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros.The present study aims to present discussions about the use of the machine translation tool of Google Translate as technological didactic apparatus in the teaching and learning of English Language, and propose a sequence for its applicability. First of all, a brief historical methodological course on teachinglearning of foreign language and possible translational practices in these methods in the classroom is made. Therefore, some reflections will be directed on the current perspectives of the teaching of the translation in the classes of English Language. Then, it will review some questions about the advent of technology in the school environment as well as the importance of working with such resources in the classroom. Emphasis is given to the arrival of technology in Translation Studies and its developments, such as the field of translation and technology which gave rise to the subarea of machine translation and translation tools. Finally, a Didactic Sequence will be proposed, which will include activities that include: the machine translation of Rapunzel's short story, the postediting of these translations, review, social and cultural discussions. Thus, it is a bibliographical research whose theoretical contribution is based on the principles of Alfaro and Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554SILVA , Fabione Gomes da.BRAGA, Elinaldo Menezes.FRANÇA, Gilmara Sarmento de.2017-09-122021-07-20T13:04:34Z2021-07-202021-07-20T13:04:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126FRANÇA, Gilmara Sarmento de. O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-20T13:09:45Zoai:localhost:riufcg/20126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-20T13:09:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
The use of Google translator as a pedagogical tool in English language teaching: a proposal for a didactic sequence.
title O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
spellingShingle O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
FRANÇA, Gilmara Sarmento de.
Língua inglesa - tradução
Google tradutor
Ferramenta pedagógica
Tradução automática
Sequência didática
English language - translation
Google translator
Teaching tool
Machine translation
Following teaching
title_short O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
title_full O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
title_fullStr O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
title_full_unstemmed O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
title_sort O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
author FRANÇA, Gilmara Sarmento de.
author_facet FRANÇA, Gilmara Sarmento de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
QUEIROGA, M. G.
http://lattes.cnpq.br/1587726556477554
SILVA , Fabione Gomes da.
BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, Gilmara Sarmento de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - tradução
Google tradutor
Ferramenta pedagógica
Tradução automática
Sequência didática
English language - translation
Google translator
Teaching tool
Machine translation
Following teaching
topic Língua inglesa - tradução
Google tradutor
Ferramenta pedagógica
Tradução automática
Sequência didática
English language - translation
Google translator
Teaching tool
Machine translation
Following teaching
description O presente estudo tem como objetivo apresentar discussões sobre o uso da ferramenta de tradução automática do Google Tradutor como aparato tecnológico didático no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, além de propor uma sequência para a sua aplicabilidade. Primeiramente, faz-se um breve percurso histórico metodológico sobre o ensino aprendizagem de língua estrangeira e as eventuais práticas tradutórias nesses métodos em sala de aula. Diante disso, serão direcionadas algumas reflexões sobre as atuais perspectivas do ensino da tradução nas aulas de Língua Inglesa. Em seguida, serão revisadas questões sobre o advento da tecnologia no ambiente escolar bem como a importância de se trabalhar com tais recursos em sala de aula. Dando-se ênfase a chegada da tecnologia nos Estudos da Tradução e seus desdobramentos, tais como o campo da tradução e tecnologia as quais deram origem à subárea da tradução automática e as ferramentas de auxílio à tradução. Por fim, será proposto uma Sequência Didática que trará atividades que incluem: a tradução automática do conto de Rapunzel, a pós-edição dessas traduções, revisão e discussões sociais e culturais. Assim, se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujo como aporte teórico tem como base os princípios de Alfaro e Dias (1998), Leffa (1988), Branco (2014), Brown (2001), Mossop (2014), Paiva (2008), Marcuschi (2008), Niño (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
2021-07-20T13:04:34Z
2021-07-20
2021-07-20T13:04:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126
FRANÇA, Gilmara Sarmento de. O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20126
identifier_str_mv FRANÇA, Gilmara Sarmento de. O uso do Google tradutor como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744501022916608