O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANO, Vanessa Félix.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35275
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o uso de mapas mentais como estratégia metodológica no ensino de Geografia. Tomando como objeto de estudo esse o recurso de apresentação e sistematização visual de temáticas, o mapa mental. Esse recurso metodológico permite o estímulo à aprendizagem de conteúdo didáticos trabalhados na Geografia escolar. Apresenta como esse recurso pode ser aplicado nas aulas de Geografia, enquanto prática de ensino inovadora, sendo uma metodologia ativa que busque e valorize o protagonismo estudantil. O público-alvo destacado nesse estudo foram alunos de 8º ano do ensino fundamental da escola João Izidro de Sousa no município de Cachoeira dos Índios - PB. Cujo desenvolvimento da pesquisa ocorreu com base em um procedimento experimental para apresentação da eficácia dessa metodologia, que correlaciona criatividade e aprendizagem. Esse estudo tem como metodologia de pesquisa, abordagem qualitativa baseada em um procedimento experimental e aplicação de questionário para análise dos benefícios do recurso de mapas mentais no ensino de Geografia. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a partir da aplicação desse recurso, constatou-se sua eficácia enquanto metodologia ativa para assimilação de conteúdos da disciplina geográfica.
id UFCG_c3ebc736020a01a3ad9493470d759200
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35275
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.The use of mind maps as an active methodology in teaching Geography.Ensino de GeografiaMapas mentaisMetodologia ativaGeografia- metodologia de ensinoGeografia escolarTeaching GeographyMental mapsActive methodologyGeography- teaching methodologySchool geographyGeografia.O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o uso de mapas mentais como estratégia metodológica no ensino de Geografia. Tomando como objeto de estudo esse o recurso de apresentação e sistematização visual de temáticas, o mapa mental. Esse recurso metodológico permite o estímulo à aprendizagem de conteúdo didáticos trabalhados na Geografia escolar. Apresenta como esse recurso pode ser aplicado nas aulas de Geografia, enquanto prática de ensino inovadora, sendo uma metodologia ativa que busque e valorize o protagonismo estudantil. O público-alvo destacado nesse estudo foram alunos de 8º ano do ensino fundamental da escola João Izidro de Sousa no município de Cachoeira dos Índios - PB. Cujo desenvolvimento da pesquisa ocorreu com base em um procedimento experimental para apresentação da eficácia dessa metodologia, que correlaciona criatividade e aprendizagem. Esse estudo tem como metodologia de pesquisa, abordagem qualitativa baseada em um procedimento experimental e aplicação de questionário para análise dos benefícios do recurso de mapas mentais no ensino de Geografia. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a partir da aplicação desse recurso, constatou-se sua eficácia enquanto metodologia ativa para assimilação de conteúdos da disciplina geográfica.The main objective of this work is to analyze the use of mind maps as a methodological strategy in Geography teaching. As main object of study, mind maps are a feature of presentation and visual systematization of themes, which allows the stimulation of the learning of didactic content taught in Geography classes. It presents how this feature can be applied in Geography classes, as an innovative teaching practice, being an active methodology that seeks and values ​​the student protagonism. The target audience in this study are 8th grade students from João Izidro de Sousa school in Cachoeira dos Índios/PB. The development of the research was based on an experimental procedure to present the effectiveness of this methodology, which correlates creativity and learning. This study has as research methodology a qualitative approach based on an experimental procedure and the application of a questionnaire, in order to analyze the benefits of the mind maps feature in Geography teaching. The obtained results were satisfactory, as from the application of this resource, its effectiveness was verified as an active methodology for assimilating Geography subjects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027FREIRE, Noemi Paes.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.MARIANO, Vanessa Félix.2023-12-052024-03-28T17:21:37Z2024-03-282024-03-28T17:21:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35275MARIANO, Vanessa Felix. O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-28T17:21:38Zoai:localhost:riufcg/35275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-28T17:21:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.
The use of mind maps as an active methodology in teaching Geography.
title O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.
spellingShingle O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.
MARIANO, Vanessa Félix.
Ensino de Geografia
Mapas mentais
Metodologia ativa
Geografia- metodologia de ensino
Geografia escolar
Teaching Geography
Mental maps
Active methodology
Geography- teaching methodology
School geography
Geografia.
title_short O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.
title_full O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.
title_fullStr O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.
title_full_unstemmed O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.
title_sort O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.
author MARIANO, Vanessa Félix.
author_facet MARIANO, Vanessa Félix.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
FREIRE, Noemi Paes.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANO, Vanessa Félix.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Mapas mentais
Metodologia ativa
Geografia- metodologia de ensino
Geografia escolar
Teaching Geography
Mental maps
Active methodology
Geography- teaching methodology
School geography
Geografia.
topic Ensino de Geografia
Mapas mentais
Metodologia ativa
Geografia- metodologia de ensino
Geografia escolar
Teaching Geography
Mental maps
Active methodology
Geography- teaching methodology
School geography
Geografia.
description O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o uso de mapas mentais como estratégia metodológica no ensino de Geografia. Tomando como objeto de estudo esse o recurso de apresentação e sistematização visual de temáticas, o mapa mental. Esse recurso metodológico permite o estímulo à aprendizagem de conteúdo didáticos trabalhados na Geografia escolar. Apresenta como esse recurso pode ser aplicado nas aulas de Geografia, enquanto prática de ensino inovadora, sendo uma metodologia ativa que busque e valorize o protagonismo estudantil. O público-alvo destacado nesse estudo foram alunos de 8º ano do ensino fundamental da escola João Izidro de Sousa no município de Cachoeira dos Índios - PB. Cujo desenvolvimento da pesquisa ocorreu com base em um procedimento experimental para apresentação da eficácia dessa metodologia, que correlaciona criatividade e aprendizagem. Esse estudo tem como metodologia de pesquisa, abordagem qualitativa baseada em um procedimento experimental e aplicação de questionário para análise dos benefícios do recurso de mapas mentais no ensino de Geografia. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a partir da aplicação desse recurso, constatou-se sua eficácia enquanto metodologia ativa para assimilação de conteúdos da disciplina geográfica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-03-28T17:21:37Z
2024-03-28
2024-03-28T17:21:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35275
MARIANO, Vanessa Felix. O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35275
identifier_str_mv MARIANO, Vanessa Felix. O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744618474962944