Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35969 |
Resumo: | Esta pesquisa pretende observar como o conhecimento sobre a língua latina e o percurso formativo da língua portuguesa são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando como o estudo diacrônico pode ser promissor para a compreensão de algumas particularidades linguísticas que podem ser observáveis nos usos cotidianos. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral promover uma análise comparativa de dois livros didáticos de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental, o primeiro intitulado como “Português Linguagens”, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães que esteve vigente de 2017 a 2019; e o segundo “Língua Portuguesa” dos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti com vigência de 2020 a 2023, para compreender como o processo de formação de palavras na perspectiva histórica da Língua Portuguesa foi abordado nesse material durante o período e quais possíveis mudanças podem ser observadas. Além disso, como objetivos específicos, pretendemos apresentar em linhas gerais uma contextualização de fatores históricos e suas influências na estrutura linguística desde o Latim Clássico até a formação da Língua Portuguesa no Brasil, assim como, elaborar uma proposta didática voltada ao 6° ano do Ensino Fundamental objetivando contribuir para o ensino e aprendizagem. Esta pesquisa, portanto, está situada em uma análise bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas já existentes sobre a origem da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras e suas influências no ensino. Para tanto, utilizamos como principais suportes teóricos os estudos de Assis (2011), Bagno (2007), Coutinho (2011) e Teyssier (2001). A partir do desenvolvimento e contextualização de fatores históricos e suas influências na estrutura linguística desde o Latim Clássico até a formação da Língua Portuguesa no Brasil essa pesquisa teve como resultado alcançado uma sequência didática voltada ao 6° ano do Ensino Fundamental objetivando auxiliar o trabalho docente a partir da perspectiva histórica. |
id |
UFCG_ccfdbb4402cbeaf85cd5b0145b32295c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35969 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II.Contributions of the Latin language to the teaching of the Portuguese language: a didactic proposal for teaching the 6th year of Elementary School II.Processo de formação de palavrasLíngua latina - HistóricoLíngua portuguesa - Percurso formativoEnsinoLivro didático - Análise comparativaWord formation processLatin language - HistoryPortuguese language - Training pathTeachingTextbook - Comparative analysisLetras - Língua Portuguesa.Esta pesquisa pretende observar como o conhecimento sobre a língua latina e o percurso formativo da língua portuguesa são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando como o estudo diacrônico pode ser promissor para a compreensão de algumas particularidades linguísticas que podem ser observáveis nos usos cotidianos. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral promover uma análise comparativa de dois livros didáticos de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental, o primeiro intitulado como “Português Linguagens”, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães que esteve vigente de 2017 a 2019; e o segundo “Língua Portuguesa” dos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti com vigência de 2020 a 2023, para compreender como o processo de formação de palavras na perspectiva histórica da Língua Portuguesa foi abordado nesse material durante o período e quais possíveis mudanças podem ser observadas. Além disso, como objetivos específicos, pretendemos apresentar em linhas gerais uma contextualização de fatores históricos e suas influências na estrutura linguística desde o Latim Clássico até a formação da Língua Portuguesa no Brasil, assim como, elaborar uma proposta didática voltada ao 6° ano do Ensino Fundamental objetivando contribuir para o ensino e aprendizagem. Esta pesquisa, portanto, está situada em uma análise bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas já existentes sobre a origem da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras e suas influências no ensino. Para tanto, utilizamos como principais suportes teóricos os estudos de Assis (2011), Bagno (2007), Coutinho (2011) e Teyssier (2001). A partir do desenvolvimento e contextualização de fatores históricos e suas influências na estrutura linguística desde o Latim Clássico até a formação da Língua Portuguesa no Brasil essa pesquisa teve como resultado alcançado uma sequência didática voltada ao 6° ano do Ensino Fundamental objetivando auxiliar o trabalho docente a partir da perspectiva histórica.This research intends to observe how knowledge about the Latin language and the formative course of the Portuguese language are fundamental for the teaching and learning process, emphasizing how the diachronic study can be promising for the understanding of some linguistic particularities that can be observed in everyday uses. . In this sense, as a general objective to promote a comparative analysis of two Portuguese language textbooks of the 6th year of Elementary School, the first entitled “Portuguese Languages”, by the authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, which was in force from 2017 to 2019 ; and the second “Portuguese Language” by the authors Cibele Lopresti Costa and Greta Marchetti, effective from 2020 to 2023, to understand how the process of word formation in the historical perspective of the Portuguese language was addressed in this material during the period and what possible changes can be observed. In addition, as specific objectives, we intend to present in general lines a contextualization of historical factors and their influences on the linguistic structure from Classical Latin to the formation of the Portuguese language in Brazil, as well as, to elaborate a didactic proposal aimed at the 6th year of Teaching Fundamental in order to contribute to teaching and learning. This research, therefore, is situated in a bibliographical analysis of a qualitative nature, which is based on existing theoretical discussions about the origin of the Portuguese language, as well as the word formation process and its influences on teaching. For that, we used as main theoretical supports the studies of Assis (2011), Bagno (2007), Coutinho (2011) and Teyssier (2001). From the development and contextualization of historical factors and their influences on the linguistic structure from Classical Latin to the formation of the Portuguese language in Brazil, this research resulted in a didactic sequence aimed at the 6th year of Elementary School, aiming to help the teaching work to from the historical perspective.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.PEREIRA, Hérica Paiva.ANDRADE, Maria Rosangela de.2023-10-262024-06-10T13:40:55Z2024-06-102024-06-10T13:40:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35969ANDRADE, Maria Rosangela de. Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-10T13:40:55Zoai:localhost:riufcg/35969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-10T13:40:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. Contributions of the Latin language to the teaching of the Portuguese language: a didactic proposal for teaching the 6th year of Elementary School II. |
title |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. |
spellingShingle |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. ANDRADE, Maria Rosangela de. Processo de formação de palavras Língua latina - Histórico Língua portuguesa - Percurso formativo Ensino Livro didático - Análise comparativa Word formation process Latin language - History Portuguese language - Training path Teaching Textbook - Comparative analysis Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. |
title_full |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. |
title_fullStr |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. |
title_full_unstemmed |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. |
title_sort |
Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. |
author |
ANDRADE, Maria Rosangela de. |
author_facet |
ANDRADE, Maria Rosangela de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Abdoral Inácio da. SILVA, A. I. http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de. PEREIRA, Hérica Paiva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Maria Rosangela de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de formação de palavras Língua latina - Histórico Língua portuguesa - Percurso formativo Ensino Livro didático - Análise comparativa Word formation process Latin language - History Portuguese language - Training path Teaching Textbook - Comparative analysis Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Processo de formação de palavras Língua latina - Histórico Língua portuguesa - Percurso formativo Ensino Livro didático - Análise comparativa Word formation process Latin language - History Portuguese language - Training path Teaching Textbook - Comparative analysis Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Esta pesquisa pretende observar como o conhecimento sobre a língua latina e o percurso formativo da língua portuguesa são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando como o estudo diacrônico pode ser promissor para a compreensão de algumas particularidades linguísticas que podem ser observáveis nos usos cotidianos. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral promover uma análise comparativa de dois livros didáticos de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental, o primeiro intitulado como “Português Linguagens”, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães que esteve vigente de 2017 a 2019; e o segundo “Língua Portuguesa” dos autores Cibele Lopresti Costa e Greta Marchetti com vigência de 2020 a 2023, para compreender como o processo de formação de palavras na perspectiva histórica da Língua Portuguesa foi abordado nesse material durante o período e quais possíveis mudanças podem ser observadas. Além disso, como objetivos específicos, pretendemos apresentar em linhas gerais uma contextualização de fatores históricos e suas influências na estrutura linguística desde o Latim Clássico até a formação da Língua Portuguesa no Brasil, assim como, elaborar uma proposta didática voltada ao 6° ano do Ensino Fundamental objetivando contribuir para o ensino e aprendizagem. Esta pesquisa, portanto, está situada em uma análise bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas já existentes sobre a origem da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras e suas influências no ensino. Para tanto, utilizamos como principais suportes teóricos os estudos de Assis (2011), Bagno (2007), Coutinho (2011) e Teyssier (2001). A partir do desenvolvimento e contextualização de fatores históricos e suas influências na estrutura linguística desde o Latim Clássico até a formação da Língua Portuguesa no Brasil essa pesquisa teve como resultado alcançado uma sequência didática voltada ao 6° ano do Ensino Fundamental objetivando auxiliar o trabalho docente a partir da perspectiva histórica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-26 2024-06-10T13:40:55Z 2024-06-10 2024-06-10T13:40:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35969 ANDRADE, Maria Rosangela de. Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35969 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Maria Rosangela de. Contribuições da língua latina para o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino 6º ano do Ensino Fundamental II. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623865692160 |